O grande sonho da maioria dos pais é tornarem seus filhos felizes, saudáveis e sábios, mas infelizmente jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educá-los. Nossos filhos estão sendo educados para resolverem problemas escolares, mas não sabemresolver seus problemas existenciais. O mundo em que vivemos, no entanto, está mais carente de homens sábios do que de homens cultos. Será que estamos tendo tempo para nossa família? Será que temos dialogado com nossos filhos ou estamos apenas cobrando? A verdade é a de que nossos jovens conhecem cada vez mais o mundo que vivem e cada vez menos o mundo que são. E qual o resultado disso?: Crianças deprimidas, revoltadas e sem encanto, jovens cada vez mais envolvidos com a problemática das drogas. Nunca houve em tempo algum tantos divórcios e tantas separações como na atualidade, mas também nunca aconteceram tantos casamentos. Isso nos traz a idéia de que vale a pena tentar viver e ser feliz em família.
Por que muitos associam sexo ao pecado? Qual o motivo de tantas repressões no campo da sexualidade? Como vivenciar o sexo de uma forma feliz e plena, com responsabilidade? Qual é o poder criativo da energia sexual e qual sua relação com a saúde? Esta obra aborda diversas questões relacionadas à sexualidade, esclarecendo a complexa relação entre esta temática e a religião, com orientações sobre quais são os perigos e as consequências que o sexo em desalinho geram para a saúde do corpo e da mente. Publicado originalmente com o título A Energia que Cura.
Dividido em três partes: a primeira aborda a diferenciação masculino/feminino em nível espiritual, trata de almas gêmeas e temas como homossexualidade, incesto, adultério, prostituição e a vida sexual após a morte. A segunda esclarece sobre nossa origem remota e finalidade, desde a formação das mônadas até o estágio da onisciência. Na terceira, as diferentes formas da emanação amorosa, considerando-as como etapas sucessivas em uma escala de aprendizagem. Esta atualizada edição contém três obras: Sexo-da Biologia à Espiritualidade (anteriormente editada pela DPL), Consciência-do Instinto à Espiritualidade e Amor-do Sexo à Espiritualidade.