Esta obra proporciona-nos a oportunidade de conhecermos o pensamento de consagrados escritores, estadistas e figuras representativas da literatura universal, do mundo político, da filosofia, da religião e da arte.
Os mais belos pensamentos de José Herculano Pires, reunidos e interpretados neste trabalho. Herculano foi tradutor, estudioso e um dos mais destacados defensores do pensamento kardequiano. Contém índice remissivo. Originalmente editado pela USE.
O autor pesquisou o assunto em fontes seguras, desenvolvendo um interessante trabalho que aborda temas como a semelhança entre o homem e os animais, a inteligência, o psiquismo, as faculdades e os sentimentos dos animais, a sobrevivência da alma animal e os impulsos da evolução.
A Autora é pedagoga especializada em orientação educacional, ministra cursos de espiritismo, além de ser articulista de vários periódicos espíritas. Nesta obra ela apresenta interessantes estudos espíritas que servem como excelente material para aulas e palestras.
Com base na história, conduz o leitor a um exercício filosófico sobre Deus. Propõe, então, um caminho seguro para encontrá-lo. O meio de se chegar até Ele é pela inteligência, atributo de todos os Espíritos e que atua de diversas formas: pela intuição, voz interior, prece, sonhos ou ainda pela mediunidade. Para conseguir compreender cada forma, é necessário, a princípio, olhar para dentro de si mesmo, prática tão eficaz e reveladora.
Nesta obra, o Autor refuta os argumentos do livro O Atalho, escrito pelo roustainguista Luciano dos Anjos. Enaltece-lhe inclusive o raciocínio habilidoso, mas não se deixa impressionar e vai desmontando, tijolo por tijolo, a falaciosa construção dos seguidores de Roustaing.
O livro que a FEB não consegue responder e que exaltou os ânimos do Sr. Juvenal Borges de Souza. A obra mereceu apreciada crônica do escritor e professor Nazareno Tourinho, em favor do Dr. Gélio Lacerda e contra a absurda tese roustainguista. Verdadeiro tratado de Espiritismo segundo Kardec.
Raras são as obras espíritas que enveredam pela Sociologia ou pelos estudos de Economia Política. O conteúdo do volume pode ser resumido nas seguintes palavras: a pobreza que deparamos na Terra não é criação divina, mas sim produção do homem originária de suas atitudes que retratam seu estágio de ignorância. Leitura fundamental.
Baseados nas concepções da Doutrina Espírita, os Autores abordam temas clássicos, como a imortalidade da alma, a reencarnação, a mediunidade, o relacionamento entre ciência e religião, ou questões extremamente atuais como os clones, a anti-matéria e a comunicação eletrônica com os espíritos.
Um ensaio maduro. Uma análise desapaixonada e muito bem feita, pedindo-se a quem ler as obras do espírito de Ramatis apenas isto: reflexão serena, ponderação tranqüila e fé racional, seguindo os exemplos e as recomendações de Kardec.
Trata-se de reflexão desenvolvida acerca da doutrina do Sr. J. B. Roustaing e suas relações com o Espiritismo, feita com firmeza e serenidade, constituindo-se em importante contribuição de um membro atuante do movimento espírita português aos que se interessam pelo estudo do assunto.
Apresenta valiosas reflexões e considerações sobres as leis divinas, perenes, justas e verdadeiras provas do amor do Criador. Gravadas desde sempre e para sempre na consciência de todos, funcionam como bússolas a indicar ao caminheiro a rota segura, para encontrar a verdadeira felicidade que consiste na vibração harmônica com Deus.
O medo, junto com seus parceiros diletos, a ignorância e a preguiça, além de constituir um entrave para a felicidade nesse plano de existência, caracteriza-se como a mais terrível das prisões, aquela que retém a todos. Este trabalho oferece ferramentas oferecidas pelo espiritismo e especialmente por Jesus em suas parábolas, para combater esse sentimento que tende a levar a um estado de paralisia espiritual.
A fim de refutar as "razões" da ojeriza ao Espiritismo apresentadas no livreto "Por que não sou Espírita?", Nunes Filho elaborou trabalho minucioso, contestando todos os ítens do citado livro. Toda a obra está prenhe de citações, a maior parte delas de importantes transcrições de textos e jornais.
O Autor apresenta o pensamento religioso da Humanidade, inclusive o dos silvícolas, passando pelo hinduísmo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo, dentre outros, até chegar ao Espiritismo. O texto, em linguagem clara, objetiva e agradável, é resultado de pesquisa séria e robusta, oferecendo ao leitor, seja ele iniciante ou dirigente, subsídios valiosos e conhecimentos fundamentais.