Mensagens que trazem conforto, orientação e esclarecimento, sempre com a visão abrangente que a doutrina espírita propicia. Assuntos como beleza, críticas, desilusões, dores, paciência, esperança, mágoas são tratados com a clareza e a objetividade já conhecidas nos livros anteriores: Na Educação da Alma e Na Cura da Alma. Leitura que ensina e inspira a seguir apesar das dificuldades do dia a dia.
Virna e Marcus Flávius são almas ligadas pelos laços da eternidade e compartilham grandes histórias desde a época do cristianismo nascente, que enfrentou a força do império romano. Passaram pela Idade das trevas que se abateu sobre a igreja, bem como pela chegada de Allan Kardec com a codificação da doutrina dos espíritos. Agora, no sertão nordestino, quando a seca, a fome e a miséria assolam esse rincão brasileiro, trazendo desalento aos moradores da região, mais um episódio desta história será contado. Como enfrentar os novos desafios na esperança de alcançar uma vida melhor?
Em meados do século XIX o Brasil ainda vivia a escravidão africana. História que se passa no momento de transição entre esse modelo sub-humano e o da mão de obra livre. Carmeliano, um aproveitador que se tornaria barão do café, casa-se com uma rica herdeira e comete atrocidades na tentativa de se livrar dela, enquanto leva uma vida libertina no casarão de madame Sofia, longe da fazenda e da província. Josefina, a protagonista, entrará no turbilhão da trama tanto por interesse quanto por ingenuidade, vivendo uma rotina silenciosa de abusos, mas também solidariedade de seus amigos escravizados, até conhecer aquele que poderia trazer outro rumo à sua vida. Explicando os mecanismos da justiça divina e mostrando com vivas cores as influências do plano espiritual, este enredo cativa pelas idas ao passado e voltas ao presente.