Baseados nas concepções da Doutrina Espírita, os Autores abordam temas clássicos, como a imortalidade da alma, a reencarnação, a mediunidade, o relacionamento entre ciência e religião, ou questões extremamente atuais como os clones, a anti-matéria e a comunicação eletrônica com os espíritos.
Este conto mostra como os conceitos espíritas podem aclarar nosso raciocínio e fazer com que entendamos com mais precisão o que acontece em nossas vidas.
Esta obra é composta de artigos, contos, crônicas, comentários doutrinários e informações sobre importantes personalidades do movimento espírita. O leitor encontrará os mais variados esclarecimentos, úteis a boa formação doutrinária.
É o novo romance espírita do escritor Armando Fernandes de Oliveira. A obra reserva suspense e expectativa, numa trama muito bem planejada. Os dramas dos personagens, provenientes de diversos erros, mostram que, para aqueles que sentem remorso, perdoam e amam, o auxílio dos Bons Espíritos pode ser facilmente obtido.
Muitos já ouviram a frase: "Eu não pedi pra nascer". O espiritismo mostra, porém, a participação dos Espíritos nas escolhas das suas provas e expiações. Neste romance, repleto de conhecimentos espíritas, o autor mostra como funciona o planejamento das existências, através da história de Antônio Duarte da Silva, o senhor de escravos conhecido como Barão de Araruna, que se passa no século XIX, numa pequena cidade do interior de São Paulo. Muita emoção envolve a vida do Barão, de seus familiares, empregados e escravos, até que ele se vê perdido depois da morte, é resgatado e levado para a colônia espiritual Recomeçar. Na colônia, Antônio revê a história das suas últimas existências, bem como a de pessoas ligadas a ele, aprende muito sobre a vida no mundo espiritual e trabalha no planejamento da sua próxima experiência na Terra. A obra encerra-se de maneira emocionante, com a nova vivência planejada por Antônio, dessa vez na figura do negro João Batista da Silva, na mesma cidade do interior, à época da Segunda Guerra Mundial.
Procure descobrir o seu caminho na vida. Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos. A inspiração, essa força que aparece de repente, em qualquer lugar, e não pode ser definida por palavras, é puro sentimento. Ambos se encontram aqui, nestas páginas com frases que aspiram à sabedoria, para se refletir diariamente e fortalecer nossa fé. São mensagens de esperança, otimismo e harmonia, ilustradas por belas imagens, em um resultado agradável tanto aos olhos quanto à alma.