É o segundo livro de Sérgio Meibach reunindo crônicas e artigos com abordagem clara sobre temas diversos e atuais, que certamente atrairá o interesse do grande público, especialmente dos iniciantes na Doutrina Espírita.
Análises e apontamentos sobre o fascinante estudo das existências passadas, comprovando com fatos irrecusáveis a imortalidade da alma e sua passagem por inúmeras existências, com experiências variadas e inéditas que comporão a verdadeira vida do espírito imortal, sempre caminhando em busca de sua felicidade e perfeição. Também pincela o que pensam as inúmeras religiões do Oriente e Ocidente acerca da crença na vida após a morte e seus desdobramentos.
Antes da crucificação, durante a última ceia, Jesus reforça a todos que ninguém chegará ao Pai senão por ele. O que significa dizer que a prática de suas lições e ensinamentos é o passaporte seguro para se alcançar felicidade e perfeição, as quais se destinam as criaturas humanas reencarnadas na Terra. Este estudo se aprofunda nas palavras do mestre durante esta passagem. As interpretações são diversas, mas se mantêm claras para a compreensão da mensagem de Cristo, pois ele é o caminho, a verdade e a vida.
Proporciona conhecimento, assim como acalento à emoção, com belíssimas passagens de valor moral, possibilitando benefícios à proporção que o ser humano aprende a transformar os maus hábitos em virtudes que perdurarão através dos séculos, garantindo um futuro melhor para o espírito. À medida que se abre o coração para abrigar a sensibilidade, melhorando a convivência diária, galga-se alguns degraus na escalada evolutiva. Algumas das histórias: O monge de Manila, Retrato de mãe, O anjo que não foi abortado, O tratador de camelos, Prece do idoso, Lamento do carente, dentre outras.
Apresenta assuntos diversos e informações estatísticas acerca de variados temas: longevidade, drogas, morte, estresse, superação, compromisso pessoal, doenças psicossomáticas, regressão, qualidade de vida, dentre outros. São dicas para uma boa saúde física, mental e espiritual, através de conselhos úteis para aplicação no dia a dia e avaliação sobre estados emocionais. Sugere uma terapia espírita, baseada nas obras de Allan Kardec, para amenizar as vicissitudes desta existência com vistas à vida imortal do espírito.