Muitos já ouviram a frase: "Eu não pedi pra nascer". O espiritismo mostra, porém, a participação dos Espíritos nas escolhas das suas provas e expiações. Neste romance, repleto de conhecimentos espíritas, o autor mostra como funciona o planejamento das existências, através da história de Antônio Duarte da Silva, o senhor de escravos conhecido como Barão de Araruna, que se passa no século XIX, numa pequena cidade do interior de São Paulo. Muita emoção envolve a vida do Barão, de seus familiares, empregados e escravos, até que ele se vê perdido depois da morte, é resgatado e levado para a colônia espiritual Recomeçar. Na colônia, Antônio revê a história das suas últimas existências, bem como a de pessoas ligadas a ele, aprende muito sobre a vida no mundo espiritual e trabalha no planejamento da sua próxima experiência na Terra. A obra encerra-se de maneira emocionante, com a nova vivência planejada por Antônio, dessa vez na figura do negro João Batista da Silva, na mesma cidade do interior, à época da Segunda Guerra Mundial.
Este é um livro que fala de vidas e dos conflitos que permeiam as relações humanas e a intimidade dos seres. Wilson Garcia recorda fatos e amizades. Visita o passado, relembrando as personalidades de Aluysio Palhares, Antonio Lucena, Ary Lex, Carlos Jordão da Silva, Deolindo Amorim, Eduardo Carvalho Monteiro, Hamilton Saraiva, Hélio Rossi, Jorge Rizzini, Paulo Alves Godoy e Valentim Lorenzetti.
Procure descobrir o seu caminho na vida. Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos. A inspiração, essa força que aparece de repente, em qualquer lugar, e não pode ser definida por palavras, é puro sentimento. Ambos se encontram aqui, nestas páginas com frases que aspiram à sabedoria, para se refletir diariamente e fortalecer nossa fé. São mensagens de esperança, otimismo e harmonia, ilustradas por belas imagens, em um resultado agradável tanto aos olhos quanto à alma.
Apresenta assuntos diversos e informações estatísticas acerca de variados temas: longevidade, drogas, morte, estresse, superação, compromisso pessoal, doenças psicossomáticas, regressão, qualidade de vida, dentre outros. São dicas para uma boa saúde física, mental e espiritual, através de conselhos úteis para aplicação no dia a dia e avaliação sobre estados emocionais. Sugere uma terapia espírita, baseada nas obras de Allan Kardec, para amenizar as vicissitudes desta existência com vistas à vida imortal do espírito.