A portentosa bondade de Jesus tem enviado os mais diversos consolos às chagas terrestres, para amenizar as agruras tão agudas quanto agonizantes. Cada gota consoladora é incontestável e viva resposta celeste aos apelos da humanidade sofredora. Esta obra propõe valiosas reflexões que estimulam o despertar da consciência a respeito das mudanças necessárias para alcançar o equilíbrio físico e mental, bem como a compreensão acerca da reforma íntima, fundamental à evolução moral.
O evangelho de Jesus é profundamente terapêutico. Nele, encontramos vários convites à autotransformação. Quando o mestre falava a um de seus discípulos, seja naquele momento histórico ou para o porvir, era para que ele se transformasse em uma pessoa melhor. Essa autotransformação somente é possível a partir do autoacolhimento amoroso, gerador do autoconhecimento e do autodomínio. Este trabalho propõe uma viagem com o mestre em direção ao "eu" interior, de modo a descobrir a essência divina que habita em cada ser, evidenciando os caminhos que levam à evolução até a plenitude do ser.
Reflete sobre a promoção do espírito imortal, de acordo com a orientação em O evangelho segundo o espiritismo, capítulo VI, item 5: "Espíritas! Amai-vos, este é o primeiro ensinamento; instruí-vos, este é o segundo". Aborda questões sobre a atual estruturação dos Centros Espíritas e qual o comportamento adequado a adotar. A proposta é aprofundar-se nas bases doutrinárias e desenvolver um elemento de conexão entre todas as áreas da instituição, visando a educação integral do ser, e que o espírito, encarnado ou desencarnado, seja ali atendido de acordo com sua necessidade de evolução. Integra a Série Espiritizar, trilogia composta pelos livros: O Centro Espírita e a promoção do espírito imortal, Consciência espírita - vivendo e trabalhando no bem como espírito imortal, Como implementar projetos iluminativos.