Por séculos, a comunidade científica relacionou experiências espirituais a transtornos da mente. Não é, de fato, incomum que pessoas com quadro psicótico afirmem ouvir vozes ou ter visões. Ao analisar um dos maiores médiuns de que se tem notícia, os médicos psiquiatras Leonardo e Liliane Machado buscam esclarecer a questão: Divaldo Franco – mediunidade ou distúrbio mental? A partir de entrevista realizada com o médium baiano, os autores analisam Divaldo, desde sua infância, sob as óticas médica e espírita. Esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo, alucinação? Influência obsessiva, percepções mediúnicas? Colocando Psiquiatria e Espiritismo lado a lado, a obra não só diagnostica o que é normalidade ou patologia, mas sobretudo apresenta Divaldo Franco.
Enfeixa um conjunto de ensinamentos sobre vigilância e prudência, sobretudo nos momentos difíceis, com temáticas do dia-a-dia. Expressivas normas de conduta que facilitam o relacionamento nas situações mais estressantes da atualidade. Cinquenta capítulos, com a sabedoria e visão da espiritualidade superior, que trazem conforto, orientação segura e lições de autocontrole para ansiedades e situações inesperadas.
Guia que apresenta a doutrina espírita de forma abrangente e indica seus pontos fundamentais. Dividido em três capítulos, o primeiro traz sob a forma de diálogos respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos do espiritismo; na segunda parte, expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de O Livro dos Médiuns. No terceiro capítulo, um resumo de O Livro dos Espíritos é fonte de reflexões sobre problemas de ordem psicológica, moral e filosófica. Tradução feita pela equipe de colaboradores da redação da revista Reformador em 1884.
Sexo é um assunto presente nas várias fases da vida, sendo comum se questionar sobre a abordagem do tema no plano espiritual. Assumindo a relevância e as possíveis dúvidas, com base nos sábios e benevolentes mensageiros que orientaram Allan Kardec na codificação da doutrina espírita, as definições permitem uma reformulação do pensamento e possível mudança na postura diante dos assuntos relacionados ao casamento, amor livre, aborto e adultério. Valiosos conselhos, voltados à educação dos indivíduos no sentido de tratar dignamente o tema, respeitando os outros e a si mesmo.
Este trabalho encerra o conteúdo de uma correspondência enviada por Bezerra de Menezes a seu irmão que, àquela época, o recriminava por ter abraçado a doutrina espírita. Elucida temas relevantes como: antecedentes históricos do espiritismo, inferno e reencarnação, expondo tese doutrinária que constitui verdadeira profissão de fé espírita em bem articulada argumentação que se antepõe ao dogmatismo da religião do seu correspondente.
Qual a força do pensamento? O ser humano é herdeiro positivo dos reflexos das experiências de ontem, com recursos para alterar a direção à verdadeira felicidade. Expõe, por meio de comparações baseadas no dia a dia, os efeitos que o pensamento gera na intimidade de cada um e no mundo onde vive, explicando a ligação dele com as emoções e evidenciando a capacidade de gerenciá-lo em benefício do próprio progresso. Alguns temas: O espelho da vida, Instrução, Família, Vocação, Profissão, Hábito, Culpa, Enfermidade, dentre outros.
Clássico da literatura espírita infantil, esta obra reúne poemas, contos e lendas destinados à evangelização da criança a partir das iluminadas palavras do Espírito Meimei, sempre cuidadosa dos ensinamentos do Cristo para a educação espiritual. De forma bela e inteligente, somos apresentados ao significado do perdão, das tentações, do amor e do amparo constante de Deus, aprendendo a reconhecer sua bondade e misericórdia. Mais que um livro voltado para crianças, apresenta alternativas para a solução de cada problema ou dificuldade do cotidiano, apoiado nas palavras que o Mestre nos ofertou com a sublime oração do Pai Nosso.
Em busca de uma aventura, Dr. Gilles Bodin resolve entrar em uma mansão abandonada, chamada por todos os habitantes daquele pequeno vale de Granja do Silêncio. Neste local, encontra um espírito das mais antigas famílias nobres da Turíngia, que lhe revela a história do crime que provocou sua morte. Ele ainda faz a previsão do próprio renascimento, possibilitando ao médico a convivência com sua reencarnação, conhecendo toda a sua história e sabendo de ambas as existências. Mas, afinal, que provações o aguardam? Que fim levaram os responsáveis por sua morte? Qual o papel da lei de causa e efeito neste caso?
Apresenta lições inspiradas nos princípios espíritas iluminados pelo Evangelho. Objetivando orientar e alertar o homem para a busca constante do autoaprimoramento, aborda assuntos como: a missão de Jesus, mediunidade, mente, o perispírito, a religião, o destino da Terra, entre outros. São subsídios valiosos que permitem encontrar o verdadeiro caminho de libertação espiritual, por meio da prática do amor incondicional.
Documento histórico para a doutrina espírita no Brasil. Trata da ação judicial movida pela viúva e pelos filhos de Humberto de Campos contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos. O autor da presente obra, advogado Miguel Timponi, relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado. Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.
Apresenta o trabalho de Lázaro Luís Zamenhof, que teve a vida inteira dedicada a uma língua criada com a nobre missão de unir os povos e ser entendida e usada internacionalmente: o esperanto. Ressalta sua luta para consolidar o chamado idioma neutro e a necessidade de torná-lo uma língua divulgada e conhecida amplamente.
Já parou para pensar no significado da oração do Pai-Nosso? Ensinada por Jesus, muitas vezes a proferimos, sem refletir no profundo sentido de cada palavra que a compõe. Além de estudar, em minúcias, a famosa prece do Cristo e analisar seu contexto histórico-religioso, Alvaro Chrispino explica por que, como, quando e onde devemos orar. Para tanto, recorre a textos oriundos da Espiritualidade, como também de autores de diferentes vertentes da doutrina cristã. A prece, afinal, é importante recurso para o autoconhecimento, a travessia segura nas provações e mesmo o desenvolvimento da mediunidade. É caminho de aprendizado interior, manifestado em segredo, nos escaninhos do coração, mas também ato de realização exterior, porque deve transformar-se em ação, em benefício de si, do próximo e da coletividade. Saber orar, contudo, não é tão simples: por meio da prece, devemos nos apresentar a Deus com as vestes nupciais tecidas nas mais sinceras emoções. Assim, Senhor, é tudo o que desejamos: Ensina-nos a orar!
Nova edição de sucesso adotado por centenas de instituições, agora com um programa mais compacto, abordando de forma didática e roteirizada os assuntos de O Livro dos Espíritos. Série composta por três tomos, este é o tomo II do Programa Fundamental. Nesse tomo são abordados assuntos das partes terceira e quarta de O Livro dos Espíritos que tratam das Leis Morais e das Esperanças e Consolações.
Francisco Cândido Xavier, Emmanuel, Saulo Cesar Ribeiro da Silva
sinopse
Para proporcionar uma nova e ampliada visão sobre o Novo Testamento, este trabalho traz uma coletânea com comentários sobre as tarefas amorosas desenvolvidas por dois benfeitores que, durante mais de setenta anos, dedicaram-se a iluminar o ser humano: Emmanuel e Chico Xavier. Promovido por uma equipe de pesquisadores da FEB, torna acessíveis a todas as pessoas os ensinamentos do Novo Testamento referentes ao estudo e à interpretação da mensagem de Jesus. Este volume apresenta comentários alusivos ao Evangelho segundo Marcos, com versículos atualizados de acordo com as traduções mais recentes, para refletir a mensagem que nunca envelhece. Integra a série O Evangelho por Emmanuel, composta pelos volumes: Comentários ao Evangelho Segundo Mateus, Comentários ao Evangelho Segundo Marcos, Comentários ao Evangelho Segundo Lucas, Comentários ao Evangelho Segundo João, Comentários aos Atos dos Apóstolos, Comentários às Cartas de Paulo, Comentários às Cartas Universais e ao Apocalipse.
Especialmente destinado àqueles que, diante das dificuldades da vida, procuram exemplos de coragem e fortaleza moral. Faz refletir, com suas sábias interpretações, acerca do valor e dos objetivos dos sofrimentos na Terra, ao narrar a história de Consuelo e almas a ela ligadas, as quais aceitaram no mundo espiritual uma encarnação de lutas e sofrimentos para exemplificar o bem. Mensagem de incentivo à boa conduta, consolo e esperança para todos aqueles que lutam pela reforma moral e acreditam numa humanidade melhor.
Baseado na obra "Nos Domínios da Mediunidade", apresenta vários gráficos e ilustrações para facilitar o estudo de temas como mediunidade com Jesus, Espiritismo e mediunidade, problemas mentais e outros assuntos que envolvem a mediunidade, o espíritoe o médium.