Veicula mensagens evangélicas sobre as questões sociológicas da atualidade, objetivando apontar o corpo de leis pelas quais as criaturas devem nortear suas vidas no planeta. Ressalta a colaboração dos amigos espirituais, ao traçar códigos de justiça e amor que testemunham a imortalidade da alma.
Organizado sob a forma de perguntas e respostas, oferece esclarecimentos relativos ao tríplice aspecto da doutrina espírita: ciência, filosofia e religião. Aborda tópicos como as diversas ciências, necessidade da iluminação interior, a dor no processo de evolução, velho testamento, prática espírita, desenvolvimento da mediunidade, dentre outros, que levam à compreensão do espiritismo como consolador prometido por Jesus.
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita, este trabalho busca responder a questões que, como estas, desafiam a mente humana há séculos. Entre os temas analisados estão a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências da alma e diversos outros tópicos que permanecem atuais. Unindo lógica e sentimento, exalta a realidade da sobrevivência do Espírito após a morte física, a partir de valioso conjunto de ensinamentos e reflexões para a evolução do homem e da realidade que o cerca.
O que ocorre depois da morte? A fim de responder à questão, este trabalho propõe profundas reflexões filosóficas e analisa premissas de religiões remotas para falar diretamente ao coração dos homens e provocar indagações. Considerando o Espiritismo uma crença baseada em fatos, apresenta a Doutrina Espírita como instrumento para esclarecer o passado, iluminar antigas informações, unir diretrizes que à primeira vista pareciam totalmente contraditórias e abrir a mente e o espírito da humanidade para uma nova caminhada de conhecimento.
Reúne a experiência da autora como trabalhadora da seara espírita, pesquisadora e expositora. Demonstra que o centro espírita não é apenas uma construção física adequada às necessidades de natureza educativa, mas uma edificação espiritual cujas bases devem estar fincadas na rocha da espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas. Aborda, dentre outros temas, a direção espiritual, recursos magnéticos de defesa do ambiente, reuniões públicas e mediúnicas, doutrinação e desdobramento em serviço mediúnico, evidenciando a importância do centro espírita na sua condição de casa de prece, lar, hospital, oficina e escola.
Documento histórico para a doutrina espírita no Brasil. Trata da ação judicial movida pela viúva e pelos filhos de Humberto de Campos contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos. O autor da presente obra, advogado Miguel Timponi, relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado. Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.
Esclarece as origens remotas de formação da pátria do Evangelho. Analisa fatos da história do Brasil, demonstrando a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus em seu processo evolutivo. A partir de impressionantes dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os momentos nativistas, a independência, a guerra do Paraguai, o Espiritismo e o movimento espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como coração espiritual da Terra, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve no país, concitando o povo à prática do evangelho de Jesus, a fim de irradiar à humanidade a paz e a fraternidade. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.
Trata da conversão de Sir Arthur Conan Doyle ao Espiritismo e de como o Autor de Sherlock Holmes, após vários anos de experimentação e estudo, converteu-se à Nova Revelação. Relata seus esforços na difusão do Espiritismo através de conferências.
Léon Denis aborda com propriedade temas ligados ao universo e à natureza, evidenciando os propósitos da lei do destino e demonstrando o porquê da existência do homem. Ressalta a importância da educação moral ao longo da história da humanidade, apontando fatos que marcaram o processo de evolução dos espíritos terrenos.
Utilizando-se da filosofia como meio de estabelecer a ligação com o sagrado, a obra destaca o aspecto religioso dos assuntos abordados. Com isso, alcança o objetivo a que se propõe: "consolar o espírito dos que laboram na própria elevação, dar-lhes força para prosseguir". Qual via de mão dupla entre a filosofia contemporânea e o espiritismo, objetiva a conversão de referências e conceitos que podem tanto esclarecer ao leitor espírita interessado em filosofia quanto ao estudioso da filosofia interessado pelo espiritismo.
O que acontece com aqueles que nos deixam por meio da morte? Embasado por investigações e experiências de cientistas renomados, como William Crookes, Cesare Lombroso e Oliver Lodge, entre outros, Léon Denis busca comprovar a continuação da existência do espírito após deixar a convivência humana na Terra, relatando casos de comunicação dos espíritos comprovados por procedimentos científicos e experimentais, com o objetivo de formar uma ideia precisa da sobrevivência do ser, crença básica da Doutrina Espírita, assegurando a necessidade do trabalho e responsabilidade que o homem carrega dentro de si.
Aborda os princípios básicos da doutrina espírita e mostra o que somos, de onde viemos e para onde vamos após a desencarnação. Enfoca temas como dever e liberdade, espírito e matéria, vidas sucessivas, justiça, progresso, entre outros. Contém ainda transcrição de correspondência do filósofo João Gaspar Laváter à imperatriz Maria Féodorawna, da Rússia, onde ele lhe descreve o estado da alma depois da morte, além do notável trabalho intitulado A reencarnação e a Igreja Católica e também a novela Giovana.
Enfoca o processo dos Espíritas ocorrido em 1875, em Paris, quando o diretor da Revista Espírita, Pierre G. Leymarie, foi julgado e condenado sob a acusação de publicar fotografias fraudulentas de Espíritos desencarnados. O livro alerta para a atividade mediúnica quanto ao cuidado com fraudes, com remuneração, e alerta os trabalhadores espíritas sobre o atuação dos espíritos adversários do Espiritismo visando manchar a Doutrina Espírita. Documento histórico importante que apresenta as consequências da intolerância, principalmente religiosa, na época. Edição em francês. Contém apresentação em Português (93 páginas) de Hermínio C. Miranda.
Não se tem registros de entrevistas dadas por Allan Kardec. Porém, de forma inovadora, Suely Caldas Schubert demonstra a atemporalidade do pensamento do codificador do espiritismo, ao selecionar escritos dele para responder diversos questionamentos atuais. As respostas, esparsas na vasta obra por ele assinada, foram pinçadas de O livro dos Espíritos a Obras póstumas, perpassando, nesse ínterim, a Revista Espírita e todos os demais registros de Kardec. Ao adequar perguntas, a autora preparou um livro de entrevistas com o codificador, abordando temas como afeição, atualização do Espiritismo, caridade, crianças, Deus, egoísmo, educação, família, Jesus, morte e obsessão.
Do ABC ao Infinito comenta o Espiritismo do básico ao avançado, resumindo extenso conjunto de conhecimentos fundamentais para a compreensão da vida e do Universo. Conceitos e princípios são explicados ponto a ponto, com inteligente didática e organização, nesta obra de fácil consulta e entendimento. Abrangente e sucinto, o trabalho percorre o vasto campo da Doutrina Espírita, complementando o pensamento de Allan Kardec com muito do que foi escrito por autores encarnados e desencarnados. Composto de quatro volumes, o conjunto oferecido ao leitor é excelente guia para orientação e estudo, na estrada do aprimoramento.
De onde viemos e para onde vamos depois da morte? Qual o objetivo de nossa existência? Qual a razão da dor e do sofrimento? Ao apontar as respostas para estas dúvidas tão comuns, este trabalho oferta o primeiro passo para o conhecimento do espiritismo, uma doutrina que toca todas as áreas do conhecimento e do comportamento humano. Com linguagem acessível e didática, Richard Simonetti desenvolve as noções básicas dessa filosofia cristã, ensinando-nos como alcançar a paz consciente tão necessária para enfrentar os desafios da vida. Originamente editado com o titulo "Espiritismo, uma Nova Era".