Veicula mensagens evangélicas sobre as questões sociológicas da atualidade, objetivando apontar o corpo de leis pelas quais as criaturas devem nortear suas vidas no planeta. Ressalta a colaboração dos amigos espirituais, ao traçar códigos de justiça e amor que testemunham a imortalidade da alma.
Organizado sob a forma de perguntas e respostas, oferece esclarecimentos relativos ao tríplice aspecto da doutrina espírita: ciência, filosofia e religião. Aborda tópicos como as diversas ciências, necessidade da iluminação interior, a dor no processo de evolução, velho testamento, prática espírita, desenvolvimento da mediunidade, dentre outros, que levam à compreensão do espiritismo como consolador prometido por Jesus.
Esclarece as origens remotas de formação da pátria do Evangelho. Analisa fatos da história do Brasil, demonstrando a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus em seu processo evolutivo. A partir de impressionantes dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os momentos nativistas, a independência, a guerra do Paraguai, o Espiritismo e o movimento espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como coração espiritual da Terra, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve no país, concitando o povo à prática do evangelho de Jesus, a fim de irradiar à humanidade a paz e a fraternidade. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.