Veicula mensagens evangélicas sobre as questões sociológicas da atualidade, objetivando apontar o corpo de leis pelas quais as criaturas devem nortear suas vidas no planeta. Ressalta a colaboração dos amigos espirituais, ao traçar códigos de justiça e amor que testemunham a imortalidade da alma.
Organizado sob a forma de perguntas e respostas, oferece esclarecimentos relativos ao tríplice aspecto da doutrina espírita: ciência, filosofia e religião. Aborda tópicos como as diversas ciências, necessidade da iluminação interior, a dor no processo de evolução, velho testamento, prática espírita, desenvolvimento da mediunidade, dentre outros, que levam à compreensão do espiritismo como consolador prometido por Jesus.
Reúne a experiência da autora como trabalhadora da seara espírita, pesquisadora e expositora. Demonstra que o centro espírita não é apenas uma construção física adequada às necessidades de natureza educativa, mas uma edificação espiritual cujas bases devem estar fincadas na rocha da espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas. Aborda, dentre outros temas, a direção espiritual, recursos magnéticos de defesa do ambiente, reuniões públicas e mediúnicas, doutrinação e desdobramento em serviço mediúnico, evidenciando a importância do centro espírita na sua condição de casa de prece, lar, hospital, oficina e escola.
Documento histórico para a doutrina espírita no Brasil. Trata da ação judicial movida pela viúva e pelos filhos de Humberto de Campos contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos. O autor da presente obra, advogado Miguel Timponi, relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado. Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.
Esclarece as origens remotas de formação da pátria do Evangelho. Analisa fatos da história do Brasil, demonstrando a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus em seu processo evolutivo. A partir de impressionantes dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os momentos nativistas, a independência, a guerra do Paraguai, o Espiritismo e o movimento espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como coração espiritual da Terra, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve no país, concitando o povo à prática do evangelho de Jesus, a fim de irradiar à humanidade a paz e a fraternidade. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.