Suely Caldas Schubert nos traz, neste livro, comentários enriquecedores sobre a história do senador romano Publius Lentulus, conhecida encarnação do autor espiritual e personagem da obra “Há dois mil anos...”. Trechos marcantes do primeiro romance histórico ditado por Emmanuel são comentados por Suely, que também nos apresenta o contato inicial travado entre ele e Chico, o íntimo relacionamento entre mentor e médium e o preparo e a renúncia exigidos de Chico para a realização da memorável obra. “Chico Xavier e Emmanuel: Dores e Glórias” revela-se prazerosa leitura sobre a mediunidade, tomando o saudoso médium mineiro como objeto de estudo e como meta de proceder a todos os que se dedicam às atividades mediúnicas.
Por séculos, a comunidade científica relacionou experiências espirituais a transtornos da mente. Não é, de fato, incomum que pessoas com quadro psicótico afirmem ouvir vozes ou ter visões. Ao analisar um dos maiores médiuns de que se tem notícia, os médicos psiquiatras Leonardo e Liliane Machado buscam esclarecer a questão: Divaldo Franco – mediunidade ou distúrbio mental? A partir de entrevista realizada com o médium baiano, os autores analisam Divaldo, desde sua infância, sob as óticas médica e espírita. Esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo, alucinação? Influência obsessiva, percepções mediúnicas? Colocando Psiquiatria e Espiritismo lado a lado, a obra não só diagnostica o que é normalidade ou patologia, mas sobretudo apresenta Divaldo Franco.
Documento histórico para a doutrina espírita no Brasil. Trata da ação judicial movida pela viúva e pelos filhos de Humberto de Campos contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos. O autor da presente obra, advogado Miguel Timponi, relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado. Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.
Baseado na obra "Nos Domínios da Mediunidade", apresenta vários gráficos e ilustrações para facilitar o estudo de temas como mediunidade com Jesus, Espiritismo e mediunidade, problemas mentais e outros assuntos que envolvem a mediunidade, o espíritoe o médium.
Apresenta o trabalho de Lázaro Luís Zamenhof, que teve a vida inteira dedicada a uma língua criada com a nobre missão de unir os povos e ser entendida e usada internacionalmente: o esperanto. Ressalta sua luta para consolidar o chamado idioma neutro e a necessidade de torná-lo uma língua divulgada e conhecida amplamente.
Este trabalho encerra o conteúdo de uma correspondência enviada por Bezerra de Menezes a seu irmão que, àquela época, o recriminava por ter abraçado a doutrina espírita. Elucida temas relevantes como: antecedentes históricos do espiritismo, inferno e reencarnação, expondo tese doutrinária que constitui verdadeira profissão de fé espírita em bem articulada argumentação que se antepõe ao dogmatismo da religião do seu correspondente.
Nova edição de sucesso adotado por centenas de instituições, agora com um programa mais compacto, abordando de forma didática e roteirizada os assuntos de O Livro dos Espíritos. Série composta por três tomos, este é o tomo II do Programa Fundamental. Nesse tomo são abordados assuntos das partes terceira e quarta de O Livro dos Espíritos que tratam das Leis Morais e das Esperanças e Consolações.
O livro trata, por meio de crônicas, de ensinamentos de Jesus à luz do espiritismo, visando extrair das passagens evangélicas a confirmação de princípios básicos, como imortalidade da alma, a reencarnação e a lei de causa e efeito. Aborda temas como: libertação espiritual, mediunidade reprimida, perdão, tolerância e terapia homeopata da dor. Reforça a importância do conhecimento espírita para o entendimento da missão do Cristo na tarefa de libertação dos espíritos.
As múltiplas facetas do amor são temas deste trabalho, que convida a trilhar os caminhos das diversas fases da vida. Infância, adolescência, idade adulta, namoro, casamento e filhos, o papel da mulher e sua importante função na tarefa maternal são alguns dos assuntos abordados, demonstrando como o fracasso, o sucesso, a alegria e a tristeza, presentes nos desafios diários, são essenciais para compreender e aprender o verdadeiro sentido do amor.
Especialmente destinado àqueles que, diante das dificuldades da vida, procuram exemplos de coragem e fortaleza moral. Faz refletir, com suas sábias interpretações, acerca do valor e dos objetivos dos sofrimentos na Terra, ao narrar a história de Consuelo e almas a ela ligadas, as quais aceitaram no mundo espiritual uma encarnação de lutas e sofrimentos para exemplificar o bem. Mensagem de incentivo à boa conduta, consolo e esperança para todos aqueles que lutam pela reforma moral e acreditam numa humanidade melhor.
Compilação de artigos da Revista Espírita e de Obras Póstumas, contendo orientações e diretrizes ao Movimento Espírita. A atualidade do pensamento de Allan Kardec pode ser atestada neste trabalho, através de textos repletos de instruções e esclarecimentos de grande valia da lavra do próprio Codificador. Ao selecionar as matérias e enfeixá-las num só volume, o organizador Evandro Noleto oferece aos companheiros de ideal, sobretudo dirigentes e trabalhadores espíritas, quase tudo quanto escreveu Allan Kardec sobre tão fascinante assunto.
Reúne a experiência da autora como trabalhadora da seara espírita, pesquisadora e expositora. Demonstra que o centro espírita não é apenas uma construção física adequada às necessidades de natureza educativa, mas uma edificação espiritual cujas bases devem estar fincadas na rocha da espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas. Aborda, dentre outros temas, a direção espiritual, recursos magnéticos de defesa do ambiente, reuniões públicas e mediúnicas, doutrinação e desdobramento em serviço mediúnico, evidenciando a importância do centro espírita na sua condição de casa de prece, lar, hospital, oficina e escola.
Guia que apresenta a doutrina espírita de forma abrangente e indica seus pontos fundamentais. Dividido em três capítulos, o primeiro traz sob a forma de diálogos respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos do espiritismo; na segunda parte, expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de O Livro dos Médiuns. No terceiro capítulo, um resumo de O Livro dos Espíritos é fonte de reflexões sobre problemas de ordem psicológica, moral e filosófica. Tradução feita pela equipe de colaboradores da redação da revista Reformador em 1884.
Sublime expiação é do notável escritor francês Victor Hugo, que retorna pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, em mais este romance. O autor informa, no prólogo, que as vidas que desfilam neste livro são reais. E conclui : "Do leito da hanseníase à pátria espiritual conhecemos, nas dores de Lucien, uma expiação sublime - nós que ainda carregamos lepromas morais danosos... Para a nossa reflexão espiritual, como advertência e roteiro, fiéis ao ensinamento de que o enfermo necessita de assistência médica escrevemos esta obra."
Em busca de uma aventura, Dr. Gilles Bodin resolve entrar em uma mansão abandonada, chamada por todos os habitantes daquele pequeno vale de Granja do Silêncio. Neste local, encontra um espírito das mais antigas famílias nobres da Turíngia, que lhe revela a história do crime que provocou sua morte. Ele ainda faz a previsão do próprio renascimento, possibilitando ao médico a convivência com sua reencarnação, conhecendo toda a sua história e sabendo de ambas as existências. Mas, afinal, que provações o aguardam? Que fim levaram os responsáveis por sua morte? Qual o papel da lei de causa e efeito neste caso?
Artigos espíritas que cultivam o bom ânimo e ressaltam o valor da leitura edificante e da oração sincera nos momentos de adversidades. Lucy Dias Ramos expõe, na introdução, parte do objetivo a que esta se destina: "Desejo, sinceramente, falar ao seu coração e, quem sabe, conseguir demovê-lo de seguir atalhos ou sendas que o distanciariam da fé e da compreensão da Lei Divina. Não tenho a pretensão de solucionar os problemas que o infelicitam ou preocupam, mas tão somente ajudá-lo, indicando o caminho que já palmilhei, demonstrando como fui beneficiada pela fé e confiança em Deus." Que essas Gotas de otimismo e paz possam nos suprir da alegria de viver, com a consciência pacificada e tranquila!