Dona Cândida se levantou pela manhã e foi ao galinheiro, alimentar as aves. Lá, percebe que dos ovos que tinha colocado no ninho de sua galinhola para chocar, uns estavam quebrados e outros haviam sumido. Ficou preocupada, sem imaginar o que teria acontecido. Chamou Pedrinho, um dos seus filhos, questionando-o sobre o fato. O menino, do tipo simpático, carinha de travesso, engraçado e que adorava subir nas árvores do quintal e amarrar o focinho das cabras e bicos das galinhas, negou ter feito qualquer coisa. Não conseguindo convencer a mãe, assume suas atitudes e relata os fatos, chorando e demonstrando arrependimento. Será que a mãe o compreendeu ou aplicou um castigo? A verdade é um bem a ser cultivado. Ela é como a flor, perfumada e colorida, que dá sossego à consciência e mais beleza à vida.
Mensagens contendo formidáveis riquezas, permitindo sempre mais aproximar o ser ao momento de plena libertação com Jesus. A cada dia, o espírito terrestre avança ao encontro do excelso Pai, deixando para trás a decadência, ignorância e deficiência no campo das coisas materiais. Por outro lado, surgem as lamentáveis carências no campo da vida moral e progresso dos sentimentos, nos quais a massa humana se vê com perturbador atraso. Alguns dos temas: Tempos novos, Leis e homens, Sofredores inconscientes, A caminho da paz, O poder da palavra, Teus talentos, Relação com os pais, O jovem e a mediunidade, Influência espírita, Esforço pessoal, Filhos com deficiência, dentre outros.
Entre as várias questões elaboradas se percebe o interesse pelo melhor entendimento da vida, desde a aplicação dos processos educacionais infantil até a madureza. Dentre outros temas, trata sobre os períodos da gestação humana e as novas tendências do movimento espírita. Tópicos que perpassam por vários fenômenos que rodeiam a criatura humana nas experiências do mundo, clareando o raciocínio nas luzes do consolador prometido por Jesus.
Camilo desenvolve ensinamentos importantes de "O Livro dos Médiuns", com simplicidade e profundidade ao mesmo tempo. Leva a reflexões muito felizes sobre pontos pouco explorados da mediunidade: fenômenos produzidos pelas propriedades do perispírito, influência do organismo na mediunidade, a inconsciência dos médiuns, regressão nos médiuns e nos desencarnados. Aponta ainda aspectos novos acerca de questões bastante conhecidas: animismo, atendimento fraterno nos centros espíritas e medo dos Espíritos. Texto surpreendente, que traz grande contribuição para os estudiosos interessados na teoria e prática da mediunidade.
Variados e especiais valores da existência humana são apresentados nesta destacada obra, que oferece reflexões que alimentam a alma e orientam diante das dúvidas que surgem nos passos da evolução terrena. O Espírito Benedita Maria é homenageado no além como a Alma do Bem, por sua dedicação e amor ao próximo, amor que também devotou ao seu conhecido filho, o doutor em educação, extraordinário orador, médium e escritor Raul Teixeira. Pela psicografia de Raul, a venerável Benedita aborda temas importantes e oportunos, como a posição frente ao uso dos progressos tecnológicos, o lar e a importância dos filhos, a grandeza da mulher e a sua função de mãe e as consequências dos vícios e das virtudes.