De acordo com os originais manuscritos, dentre os 41 textos que compõem este trabalho, 23 foram produzidos quase que compulsivamente durante o breve período de 16 de maio a 20 de junho de 2006, denotando a necessidade de exteriorizar e compartilhar com outras pessoas os pensamentos sobre variadas questões da própria vivência cotidiana, a partir do entrelaçamento de pressupostos da psicologia e do Espiritismo. Duas características atraentes das reflexões publicadas são: o estilo de linguagem coloquial e o despojamento de vocábulos eruditos, o que facilita a comunicabilidade dos assuntos.
Síntese dos aspectos morais de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Textos fundamentais do Espiritismo, agrupados em dez temas de grande importância: felicidade, evolução, livre-arbítrio, ações e as respectivas consequências, educação, o bem e as virtudes, paixões e vícios, leis naturais, inteligência e razão, reencarnação e mediunidade.
Trata-se de um estudo, com ampla pesquisa, que objetiva mostrar o que é o Espiritismo, evidenciando seus conceitos e práticas, aliados a uma apreciável gama de evidências (ou seria melhor dizer provas mesmo?) sobre a sobrevivência do Espírito. Dará ao leitor condições de saber se o que falam do Espiritismo é realmente a realidade dos fatos.
Depois de grandes sucessos escritos de próprio punho, dentre eles: Crime e Castigo, Irmãos Karamazov, Os Demônios, O Idiota, Memórias do Subsolo, novamente Dostoievski brinda a todos com um novo livro. Estudantes e estudiosos poderão encontrar a matéria-prima para seus estudos e debates sobre processo e produto mediúnico, concepção de mentalidade, taxionomia mediúnica e mecanismos da mediunidade.
Relato de uma família sobre fatos e acontecimentos da existência: derrotas, vitórias, desesperos e felicidades, certificando que todos estão interligados por uma tela invisível e a história de cada um só existe porque há outras pessoas conectadas, direta ou indiretamente. A maior sabedoria é ter paciência para aceitar o que não se pode mudar, afinal a felicidade está onde o ser está e não onde a coloca.
Qual a importância do amor a si mesmo para a conquista da felicidade? Podemos nos amar sem nos autoconhecermos? Qual a diferença entre autoamor e egoísmo? De que forma a vivência do amor influência em nossa saúde? Quando nos amamos, somos mais amáveis com os nossos semelhantes? Estas e outras tantas questões importantes do universo emocional humano são abordadas. Leia com a mente e coração abertos para o amor, e construirá em si mesmo o reino imperecível da felicidade!
Ao texto doutrinário de Sergio F. Aleixo, veio juntar-se a colaboração e supervisão do historiador Lair Amaro Faria. O resultado foi esta obra desafiadora, que reafirma, mediante os critérios do espiritismo, a blindagem dos conteúdos de espiritualidade revelados na tradição bíblica, mesmo em face das atuais constatações dos historiadores, constatações avassaladoras para crentes mais dogmáticos.
Muita gente passa pela Terra apenas existindo como vegetal, sem vida plena, sem consciência do que significa estar aqui, agora. Outras pertencem a uma categoria de seres que aprenderam a sair de si, apesar das próprias limitações, dores e dificuldades, e a caminhar em busca de um outro mundo possível, esforçando-se em ajudar a construí-lo. Essas pessoas não prometem o céu e nem ameaçam com o inferno. Não mercadejam com a fé e nem abusam da credulidade e da fragilidade humana. Essa obra ajudará o leitor a refletir sobre a contribuição de cada um para uma sociedade melhor.
Em que consiste a beleza? O que faz as pessoas belas? Qual seria a verdadeira beleza da Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel e outras princesas famosas das estórias infantis? Com criatividade, sensibilidade e muita intuição são desenvolvidos valores éticos universais, tais como: a humildade, alteridade, benevolência, solidariedade, desprendimento e outros, tendo como pano de fundo as fábulas das princesas que povoam os sonhos infantis. Obra encantada, que versa sobre a beleza que está dentro de cada ser humano, príncipes e princesas do mundo.
Visa a esclarecer pontos nos textos constantes das várias traduções da Bíblia Sagrada. É uma obra de grande alcance, não tendo o intuito de ser segmentária. Aos menos esclarecidos, os questionamentos levantados pelo autor poderão chocar, mas àquelesque buscam o conhecimento e a verdade em todas as coisas, com certeza, esta obra será uma grande luz. Com um vocabulário simples, o livro mostra o quanto precisamos aprender a respeito das passagens bíblicas, que com o passar dos anos foram perdendo a essência e sendo traduzidas de acordo com os interesses políticos, religiosos e raciais de cada época. O autor apresenta, dentro de uma ótica puramente racional, todo o seu conhecimento adquirido em longos anos de estudos da Bíblia.