Há várias indagações sobre os processos de vivências nas comunidades espirituais ligadas à Terra, despertando interesse acerca da higiene e outros assuntos logo após a desencarnação do corpo terrestre. Este trabalho apresenta lembretes e ensinamentos relativos a estes fatos. Alguns temas: Nos labores mediúnicos, Na edificação da fé, A chama divina, Sombras não, Estudos da vida, Disciplina da caridade, dentre outros.
Preleções que o Espírito André Luiz proferia no plano espiritual aos candidatos a uma nova encarnação. Preciosas orientações também aos encarnados, na busca da paz e felicidade. Por serem aulas de compreensão e bondade, tratam-se de apostilas da vida.
Desde a publicação do livro Nosso Lar, em 1943, recebido pelo médium Chico Xavier, o seu autor espiritual André Luiz ficou muito conhecido, pois a obra foi a primeira de uma série de treze que, num estilo inconfundível, veio desvendar a vida no plano espiritual. Mas além dessas obras, o Espírito André Luiz também enriqueceu a literatura espírita com suas mensagens esclarecedoras, de abordagem direta, chamando para a responsabilidade dos atos no dia-a-dia da vida de cada um. Este livro encerra uma coletânea de suas melhores mensagens, sempre em parceria com o grande médium Chico Xavier, proporcionando momentos de reflexão para uma vida mais feliz dentro dos preceitos do cristianismo redivivo.
Este trabalho se originou dos encontros de paz e fraternidade em diversas reuniões públicas, quando benfeitores espirituais redigiram oportunas mensagens trazendo respostas às indagações e problemas de companheiros encarnados. Todos têm, na Terra, certas quotas com tempos: de lições, mais atividades, repouso, meditação e provas. Algumas mensagens: Seguindo em frente, Momento de luz, Cantiga da paz, Escolhas, Sugestões da vida, Meditações no evangelho, Palavras de fé, Deus te sustentará, dentre outras.
Semente de pensamentos bons, meditação, amor e compreensão. Uma simples semente que, semeada no coração e regada todos os dias, germina e faz florescer a beleza da árvore da vida, produzindo bons frutos que, ao final, voltam a nos oferecer mais sementes. Esta obra oferece o aprendizado da boa semeadura, para que todos possam se transformar em verdadeiros jardineiros da paz e alegria de viver.
Os viajores sedentos, em longa excursão por terras secas, encontram um poço de água simples e matam a sede com grande manifestação de alegria. Este trabalho se assemelha ao referido poço, atendendo aos viajores da vida com algumas gotas da verdade, alimentando-os de paz e esperança. Algumas mensagens: Espiritismo no evangelho, Jesus em ação, Pequeno estatuto do servidor da beneficência, Lei mosaica, Melhorar sempre, dentre outras.