Em seus dois primeiros séculos de existência, o movimento cristão foi representado por mais de cem correntes filosóficas distintas, sendo a dos gnósticos a mais próxima de se tornar hegemônica. Alguns textos chegaram até o autor e um dos mais importantes, o chamado Evangelho de Tomé, descoberto no ano de 1945 em Nag-Hammadi, no alto Egito, é analisado através de minucioso estudo das crenças e posições do gnosticismo.
A sensibilidade feminina sempre conseguiu absorver, com beleza e propriedade, as realidades espirituais. Este trabalho evoca aquelas mulheres que estiveram na aura de Jesus, em sua vida pública, em convivência direta. Ao resgatar as personalidades dessas mulheres do Evangelho, transformadas e redimidas, oferece material reflexivo, útil para ascendermos na jornada evolutiva.
Quem foi Jesus? Um homem que explodiu o sistema de sua época por questionar hierarquias e criticar os exageradamente religiosos? Um homem contrário à violência política e amigo dos moralmente fracassados? O fundador de mais uma religião? Um inovador, a tal ponto de o calendário ser dividido em antes e depois dele? A resposta é complexa e ampla. Para encontrá-la, este trabalho utiliza-se de todos os recursos à disposição, passando pela história do judaísmo e pela história contemporânea, para melhor compreender o impacto de certas afirmações e ações de Jesus. Promovendo uma análise histórica e ecumênica, apresenta reflexões e provocações sobre esta figura revolucionária que o mundo conhece como Jesus de Nazaré.
O catarismo foi um dos mais bem articulados movimentos ideológicos da história. Iniciado em torno do ano 1000, expandiu-se rapidamente pelo sul da Europa e atingiu a maturidade entre os séculos XII e XIII, no Languedoc francês, onde encontrou uma sociedade predisposta a acolher suas renovadoras propostas, que consistiam basicamente em um retorno à pureza da herança cultural do Cristo, sem as deformações que tanto o descaracterizavam. Contudo, sofreu tenaz perseguição da Igreja, especialmente da tenebrosa Inquisição, que o levou à extinção literalmente a ferro e fogo. Numa releitura do problema cátaro, este trabalho adota uma abordagem igualmente inovadora e inevitavelmente polêmica, ao apresentar o catolicismo como heresia, e não o catarismo. Editado anteriormente pela 3 de Outubro.
O Espírito Yvonne A. Pereira apresenta narrativas que criam e recriam momentos especiais da vida de Jesus, a partir de seus mais recentes estudos e reflexões na espiritualidade, revelando sua rara sensibilidade para contar histórias e para decifrar os enigmas da mente humana.