Sylvio Tancredi é maestro, arranjador, compositor, exímio pianista, diretor do Coral e Orquestra Carlos Gomes, da FEESP, e solista de piano do Club Athletico Paulistano. Este trabalho descreve a narrativa, feita por ele próprio, de sua trajetória como ser humano e músico nesta vida, pela qual vem compondo um grande exemplo de esforço, determinação, alegria de viver e solidariedade. Um estímulo aos que têm sensibilidade e aos que desejam se aproximar do universo das vibrações musicais, que vão muito além dos recursos do entretenimento. Acompanha CD composto por Sylvio Tancredi, intitulado: Renascer da Primavera.
Paris, século 19. A cidade Luz, o principal centro mundial irradiador de cultura que atrai artistas, intelectuais, políticos e cientistas de toda parte. Esta obra apresenta ampla pesquisa sobre os diversos aspectos que envolviam o cotidiano parisiense e, por extensão toda a França, no período de surgimento do espiritismo. A sociedade, música, artes plásticas, literatura, política, medicina e demais ciências são analisadas de maneira a demonstrar um panorama do agitado cotidiano da cidade em que Kardec viveu. Passear por estas páginas é como andar pelas ruas de Paris, de braços dados com o professor Rivail, em descontraída conversa a respeito dos assuntos de interesse daquela época.
Aclimatado em pleno Século de Ouro espanhol, retrata a belíssima história do reencontro de dois espíritos vinculados pelos laços da afeição milenar embora, naquele período, eram membros de nações concorrentes: França e Espanha. Os líderes, em concordatas políticas, dispunham das vidas e sentimentos de sua prole adolescente, em matrimônios estrategicamente arranjados. Lágrimas, mortandades, dores inomináveis e suicídios marcaram muitas existências, em uma época exaltada pela profusão das artes, pintura, literatura, música e teatro, período áureo da renascença cultural espanhola.