Qual a influência das qualidades morais na prática mediúnica? Quais as características dos médiuns imperfeitos e dos bons médiuns? É possível qualificar alguém como médium perfeito? Hermínio C. Miranda e Pedro Camilo apresentam valioso estudo sobre a mediunidade e abordam variados aspectos deste fenômeno, orientando médiuns e aqueles que se interessam pelo tema.
É possível criar um método de observação capaz de tornar a evidência dos fenômenos psíquicos um fato irrefutável e de caráter rigorosamente científico? Quem estaria em condições de realizar empreendimento de tal envergadura? Esta obra orienta sobre como organizar reuniões mediúnicas, estruturadas em bases científicas seguras, de modo a conseguir absoluto controle dos resultados, aliando a ciência contemporânea ao rigor científico do método de Allan Kardec. Comprova que este procedimento científico, criado no século XIX e criteriosamente utilizado, mostra-se inovador e eficiente até hoje, resistindo às constantes mudanças de métodos de observação da ciência atual. Integra a Série Transe e Mediunidade, composta pelas obras: Evocando os espíritos, Laudos espíritas da loucura, O livro da prece, Obsessão-assédio por espíritos, Reuniões mediúnicas, O significado oculto dos sonhos, Transe e mediunidade, Viagens psíquicas no tempo.
Elaborado a partir de uma série de cursos, teóricos e práticos, objetiva oferecer maior compreensão a respeito da mediunidade em suas bases psíquicas, considerando mecanismos, aplicabilidade e ressalvando sempre a primazia do espírito. Alerta para a necessidade de valorizar mais as percepções da alma do que a mediunidade propriamente dita, através de ensinamentos que auxiliam a todos que aspiram o auto-aperfeiçoamento. Originalmente editado pela 3 de Outubro. Faz parte da Série Transe e Mediunidade, composta pelas obras: Evocando os espíritos, Laudos espíritas da loucura, O livro da prece, Obsessão-assédio por espíritos, Reuniões mediúnicas, O significado oculto dos sonhos, Transe e mediunidade e Viagens psíquicas no tempo.
Três opções básicas se colocam diante daquele que se propõe escrever um estudo acerca da mediunidade: a abordagem predominantemente teórica, o enfoque experimental caracterizado como depoimento pessoal e o tratamento integrado de ambos os aspectos, acoplando teoria e prática. Cada uma dessas opções tem seus méritos e objetivos próprios. Neste trabalho, adotou-se a terceira delas: um tipo de modelo que se revelou satisfatório em obras anteriores, onde aspectos teóricos ficaram embutidos em narrativas com características de depoimento pessoal. Com esse plano em mente, este volume apresenta três módulos distintos: o primeiro destinado a documentar problemas básicos que o médium costuma enfrentar; o segundo para estudar mais atentamente aspectos particulares do animismo; e, finalmente o terceiro, no qual se toma para análise a mediunidade em si mesma. Originalmente editado pela 3 de Outubro.
O relacionamento de intelectuais com fenômenos da ordem do espiritismo é muito mais comum do que se divulga. Provavelmente, pela rejeição a essa ordem de fenômenos no meio acadêmico, essas curiosas experiências são intencionalmente relegadas ao esquecimento, como algo que não fosse digno de constar na biografia de intelectuais. O autor resgatou fascinante material a respeito do contato de intelectuais, ficcionistas e poetas com os fenômenos paranormais.
Para elaboração desta obra, Orson Carrara enfoca e comenta o conteúdo do capítulo 21 do livro "Diversidade dos Carismas", de Hermínio Miranda, entitulado "Os carismas e a caridade". O teor emotivo trazido pelo citado capítulo é necessário chegar a muitos dedicados trabalhadores espíritas, inclusive dirigentes, cumprindo o suave papel de sensibilizar os mais endurecidos para a prática viva do amor, na forma de fraternidade. As experiências de Regina, médium de vastas possibilidades, com seus percalços, dificuldades e, especialmente, o trabalho que ela desenvolveu fornecendo enxovais para recém-nascidos de mães carentes, certamente moverão muitos corações a ações em favor do bem.
Newton Boechat (1928 -1990) foi um dos mais importantes médiuns e oradores brasileiros. Este trabalho reúne o material mais importante acerca de sua mediunidade, valiosa fonte de conhecimento espírita. Casos, mensagens e estudos comentados por Gilberto Cardoso, que trazem à memória histórias bíblicas e fatos curiosos sobre a vida no além.
A extraordinária história de como foi descoberta a fonética do antigo idioma egípcio, através das comunicações com um Espírito que havia vivido ao tempo de Amenófis IV, cerca de 1.300 a.C. O grande dilema dos cientistas era que a maneira como a descoberta se deu havia sido muito mais fantástica do que a própria descoberta. Como poderiam divulgar um fato que colocava em cheque todo o arcabouço materialista sobre o qual a ciência oficial se estrutura? Originalmente editado pela 3 de Outubro.