Tenho a idéia de que sou uma pedra gretada pelo tempo, com vasta coleção de animais a me habitarem o braço para escrever e, como se uma luz aparecesse ao meu lado, consigo então me ver tal qual sou. E aí começa o meu relatório íntimo de tarefas que me cabem realizar, em auxílio a mim próprio.
O autor, em suas constantes visitas a Chico Xavier, efetuou minucioso trabalho de pesquisa destacando a excepcional personalidade do médium. Este trabalho contém 170 casos, muitos deles contados pelo próprio Chico, relativos ao período de sua infância e início dos seus trabalhos de ajuda ao próximo. Outros foram obtidos por amigos comuns, fruto de incessante busca. A obra contém ainda várias ilustrações, em cores, e uma apreciação crítica sobre o Parnaso de Além-Túmulo, primeira obra psicografada por Chico inserida na revista O Reformador, em setembro de 1932.
Apresenta criteriosa pesquisa sobre a vida e obra de Bezerra de Menezes, incluindo entrevista com D. Fausta Bezerra Silva, sua sobrinha-neta. Maravilhosas passagens vivenciadas por ele, repletas de seiva evangélica, nobres sentimentos e aprimorado amor cristão à causa salvadora de Jesus. Mais de cem casos que evidenciam seu exercício ao amor, perdão, tolerância, fé e dedicação.
O autor registra quase uma centena de lindos casos ocorridos com o médium Francisco Cândido Xavier, a maioria obtidos de convivência estreita e particular. Lições inesquecíveis de grande sabedoria. Do mesmo autor de Lindos Casos de Chico Xavier.
Este livro é resultado do programa de entrevistas Pinga-Fogo, segunda edição, transmitido ao vivo pela TV no início da década de 70, através do canal 4. Chico Xavier esclarece vários assuntos como o umbandismo, a pena de morte, as crianças excepcionais, os hippies, os transplantes, a cremação, a superpopulação, a homossexualidade, o amor livre e outros temas de palpitante atualidade.