Dr. Inácio Ferreira, quando encarnado, diretor clínico do Sanatório Espírita de Uberaba, sempre foi um dos maiores defensores do Espiritismo, enfrentando, à época, o fanatismo e o preconceito de quantos se lhe faziam adversários ferrenhos. Agora, do Outro Lado da Vida, Dr. Inácio prossegue na mesma lida para que o Espiritismo continue a ser a revivescência do Evangelho de Jesus, lutando contra aqueles que, encarnados ou desencarnados, tentam deturpar os seus abençoados Princípios.
De maneira geral, o que mais interessa aos candidatos ao serviço mediúnico na Terra é, sem dúvida, a questão da transmissão e da recepção do pensamento dos espíritos. Neste livro, com a objetividade de sempre, o Dr. Odilon Fernandes estuda o assunto e o coloca ao alcance do entendimento daqueles que estão se esforçando para se fazerem melhores instrumentos do mundo espiritual para a Terra.
A obra procura mostrar o quanto somos comandados por nós mesmos, ou seja, pela nossa maneira de pensar e tantas vezes nos deixamos influenciar por aquelas mentes que nada querem com o conhecimento da Verdade. O homem, no mundo físico e, principalmente, no mundo moral, torna “real” o que elabora em sua cabeça, posto que, na condição de criatura do Criador lhe é dado exercitar-se na faculdade de criar e recriar, fazer e desfazer, indefinido número de vezes, com o intuito de que sua obra venha a se identificar com a Obra do Criador.
Na medida em que nos dispomos a ajudar os semelhantes, somos auxiliados pelos favores do céu. Passando por pressões psicológicas insuportáveis, devemos lembrar que, sob a ação da vontade divina, tudo se pode reverter em favor próprio. Alguns dos temas: Sempre firme, Cruz invisível, Suor e tempo, Os dois piores adversários, Derrubar barreiras, Despertar gradativo, Decisão de ser melhor, Irritação e consequência, Ignorância voluntária, Falta de aceitação.