Opúsculo em que o autor interpreta a Parábola do Joio e do Trigo. Numa sociedade com tanta maldade, Jesus nos ensina que devemos ser bons, porque a irradiação positiva, mesmo que inconsciente, prepara o terreno para os outros, e ontagia o coração dos maus.
Poemas que trazem um olhar singelo, mas não simplista, acerca dos mistérios do tempo, das relações, dos afetos, da evolução, do fugaz e efêmero de mãos dadas com o eterno. Desfilam os mistérios do fazer poético, dos sulcos da experiência deixados na pele, das estações do ano. São flores poéticas desentranhadas dos passeios no parque, dos olhares do cão e da criança, dos mistérios enfim da vida. Conteúdo bilíngue, em português e esperanto.
Orientações e reflexões baseadas em diálogos mantidos com casais, mães e avós, abalados emocionalmente e cansados de chorar sobre filhos e netos que, desde pequenos, demonstram tendências à rebeldia, à indiferença e ao desamor, indiferentes aos valores da família, da fraternidade e da religião. As diretrizes apresentadas poderão ser ampliadas e enriquecidas pelos pais, que estejam interessados em buscar soluções para o momento que a sociedade vive atualmente.
A ideia de imprimir este trabalho, inicialmente com as parábolas e depois a passagem de Jesus entre nós, surgiu quase ao final de 1998, dois anos depois de lançado como programa de evangelização para crianças, jovens e pais, quando alguns dos evangelizadores que haviam estudado e trabalhado carinhosamente aquelas páginas sugeriram aproveitá-las num livro como obra subsidiária para outros grupos de evangelizadores. Destacaram-se dois objetivos que se converteram em propósitos fundamentais: o primeiro foi otimizar o relacionamento da criança com Jesus quando em reflexão com Ele. O segundo objetivo foi, acompanhando a nossa criança nessa primeira experiência pessoal com Jesus, protegê-la do método do escapismo do adulto, de atribuir a mensagem evangélica ao colega, ao irmão, ao vizinho, ao esposo, perdendo, assim, preciosa oportunidade para si mesmo de autoconhecimento. A ideia somou-se ao resultado gratificante.
O cientista Louis Pasteur desenvolveu importante trabalho nas áreas da química e medicina. Foi responsável por notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Por meio da história deste grande homem esta obra faz pensar no progresso moral que, certamente, está sendo orientado pelo Alto, além de trazer valioso convite para que, com desprendimento e amor ao trabalho, todos dediquem seu tempo para melhorar o mundo em que vivemos. Integra a série Heróis da Humanidade, composta por "Marie Curie: Coragem, Determinação, Persistência", "Albert Schweitzer - Uma Vida Chamada Amor", "Madre Teresa de Calcutá - Um Lápis nas Mãos de Deus", "Pestalozzi - A Educação Pela Fraternidade" e "Louis Pasteur - Vontade, Trabalho e Êxito".
O processo educativo abrange quatro grandes unidades didáticas: o homem, a sociedade, a natureza e Deus. Esta primeira unidade, "O Homem", dividida em três partes, ressalta a importância de se viver bem consigo mesmo e como trabalhar o autoconhecimento. Temas abordados nesta terceira parte: Paciência; Resignação; Coragem e perseverança; Otimismo; Liberdade; Sintonia espiritual; Paz, a grande conquista. Acompanha CD-ROM com ilustrações das histórias contidas nos 41 conjuntos de experiências de aprendizagem do Manual de Apoio nº 06, abordando os mesmos temas do livro.
O processo educativo abrange quatro grandes unidades didáticas: o homem, a sociedade, a natureza e Deus. Esta primeira unidade, "O Homem", dividida em três partes, ressalta a importância de se viver bem consigo mesmo e como trabalhar o autoconhecimento. Temas abordados nesta segunda parte: Valorização da própria vida; Emoções; Autoconhecimento; Amor: do egocentrismo ao altruísmo; Humildade. Acompanha CD-ROM com ilustrações das histórias contidas nos 62 conjuntos de experiências de aprendizagem do Manual de Apoio nº 04, abordando os mesmos temas do livro.
O processo educativo abrange quatro grandes unidades didáticas: o homem, a sociedade, a natureza e Deus. Esta primeira unidade, "O Homem", dividida em três partes, ressalta a importância de se viver bem consigo mesmo e como trabalhar o autoconhecimento. Temas abordados nesta primeira parte: A busca da verdade; O ser: corpo e espírito; Imortalidade; Vidas sucessivas; Lei de ação e reação. Acompanha CD-ROM com ilustrações das histórias contidas nos 34 conjuntos de experiências de aprendizagem do Manual de Apoio nº 03, abordando os mesmos temas do livro.
O ser humano aprende, desde cedo, a ler, escrever e fazer contas porque considera isso primordial para à sua educação. É fundamental, porém, ensiná-lo a ser solidário e respeitar a si mesmo e ao próximo. A metodologia da educação do ser integral traz valiosa contribuição neste sentido. Trata-se de uma educação em valores humanos, baseada na visão holística do ser. Apresenta esclarecimentos e diretrizes a respeito da intervenção educativa, utilizando técnicas e vivências diversificadas de modo a favorecer o desenvolvimento e harmonização de todos os níveis do ser, assim contribuindo para a melhoria das relações interpessoais.
Missionária albanesa reconhecida com o Prêmio Nobel da Paz de 1979, Madre Teresa de Calcutá, logo cedo, descobriu sua missão como disseminadora do amor cristão. Além de educadora, foi enfermeira que cuidava das dores do corpo e da alma. Ela dizia que todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. Este trabalho apresenta a vida de um verdadeiro exemplo de amor, caridade e compaixão. Que sua história sirva de inspiração aos que buscam consolo e respostas sobre o caminho que leva à verdadeira felicidade. Integra a série Heróis da Humanidade, composta por "Marie Curie: Coragem, Determinação, Persistência", "Albert Schweitzer - Uma Vida Chamada Amor", "Madre Teresa de Calcutá - Um Lápis nas Mãos de Deus", "Pestalozzi - A Educação Pela Fraternidade", "Louis Pasteur - Vontade, Trabalho e Êxito".
Apresenta reminiscências, contos e casos de um espírito que viveu em Vila Izabel, no Rio de Janeiro, trazendo lembranças de sua última passagem pela Terra, presenteando-nos com personagens reais, diferentes e criativos que enriquecem esta coletânea de memórias, relativas a um tempo repleto de ricos acontecimentos e encantamentos vividos por Noel Rosa. Alguns dos contos: Súplica ao sentimento, Um atendimento fraterno, De menino arteiro a educador, Transformação, Crianças, Homenagem a Maria Dolores, Cantar desperta o amor, Caridade, entre outros.
Contém 50 atividades que poderão ser utilizadas nos mais diversos espaços educativos, para promover a reflexão e ação solidária. É formado por um conjunto de exercícios criativos e lúdicos que mobilizam os educandos das mais diferentes faixas etárias a praticar o bem, estimulando atitudes que geram bem-estar e sentimentos positivos.
O mal, sem dúvida alguma, é evidente, objetivo e concreto. Ele está à nossa frente, bastando sair à rua ou estar atento aos meios de comunicação para notá-lo. O problema está em responder perguntas como: Por que Deus permite o mal? Qual é a sua causa e origem? Normalmente psicólogos, sociólogos e filósofos buscam resposta a estas questões. Este trabalho, com base nos ensinamentos da doutrina espírita codificada por Allan Kardec, apresenta informações para compreender o mal e não praticá-lo, mostrando o verdadeiro caminho rumo à felicidade.
Apresenta considerações sobre a excelência na educação espiritual para crianças e adolescentes no seio familiar, escola, evangelização infanto-juvenil, trazendo no final de vários capítulos dinâmicas de grupo, reflexões, sugestões de exercícios e atividades a respeito do tema proposto, além de casos reais e palpitantes enfocando alguns dos desafios que surgem e as possíveis soluções, analisadas à luz das obras da codificação espírita. Também destaca conceitos de alguns psicólogos, pedagogos, filósofos e estudiosos, seus projetos e criações em prol do desenvolvimento do ser, com referências oportunas acerca das pedagogias Waldorf, espiritualista, reencarnacionista, montessoriana e do eminente Pestalozzi, dentre outras, além do maravilhoso exemplo de uma escola de Portugal que mostra como educar crianças e jovens neste período de transição planetária: a Escola da Ponte. Alguns outros importantes temas abordados: desenvolvimento da empatia, solidariedade, reflexões sobre o desperdício de alimentos e do tempo, ressaltando a valorização dos dons e frutos da terra, terapia do perdão e leis morais, por Divaldo Franco, educação sexual, imortalidade da alma, a beleza física e os percalços na juventude.
Romance cativante e emotivo que mostra o trabalho de benfeitores espirituais socorrendo almas equivocadas, encarnadas ou no plano espiritual, principalmente promovendo a reconciliação diante de grande demonstração de amor e perdão, entre pai e filho. Ao acompanhar a desencarnação de um jovem órfão, descubra que a vida continua e o amor também. Edição em Esperanto.
Este livro traz ensinamentos importantes dentro da Doutrina Espírita como Preconceitos, Deus e Cultura, Espiritismo e Sociologia, Alcoolismo, Mentalidade Primitiva, dentre outros.