Muito se tem discutido sobre os aspectos científicos e filosóficos do Espiritismo e sobre sua conseqüência religiosa. Sabe-se que não foi a intenção de Allan Kardec iniciar um religião nos moldes existentes na Humanidade. Entretanto, a força de sua doutrina filosófico-científica é de tal monta que leva seus seguidores a adotá-la como uma verdadeira religião, mas com uma grande diferença: os templos devem ser construídos e administrados no interior de cada indivíduo, que passa a ser ao mesmo tempo um devoto e um sacerdote de si mesmo.
Transição, é o sétimo volume da série Aprendendo sobre o Espírito. Seu conteúdo visa à ampliação e compreesão de um mundo que se alarga constantemente, concorrendo para a abertura de novos horizontes sobre a evolução do psiquismo humano, a fim de entendermos algumas posições que comandam e fazem parte de nossa usina psicológica.
Coletânea de temas ligados aos mais diversos campos do conhecimento humano, nessa obra abordados à luz da Doutrina Espírita, apresenta numa leitura atenta que o Espiritismo codificado por Allan Kardec não é apenas uma religião, mas um instrumento que pode e deve ser utilizado para a leitura de nossa cultura, conforme demonstra o conhecido autor.
"Este livro procura examinar as causas do sofrimento muito humano e, ao mesmo tempo, apresentar as soluções oferecidas por Jesus e pela Doutrina dos Espíritos. Pretende, ainda, deixar bastante claro que as dores do mundo não têm sua origem em Deus, mas no desvio da nossa conduta pelo mau uso do livre arbítrio." Um estudo sobre a origem do sofrimento.
Trata-se de um roteiro nobre, numa linguagem didática, com simplicidade objetiva do catedrático que sabe transmitir seus conhecimentos, abordando as situações mais comuns de nossa romagem terrena, recheadas de exemplos e relatos de acontecimentos da história recente e antiga da humanidade, ligando-nos ao Amai-vos uns aos outros do ensinamento evangélico de Jesus e do Amai-vos e Instruí-vos de Kardec, para sedimentar em nosso sentimento o desejo e a oportunidade de como aproveitar bem uma existência.
O mal, sem dúvida alguma, é evidente, objetivo e concreto. Ele está à nossa frente, bastando sair à rua ou estar atento aos meios de comunicação para notá-lo. O problema está em responder perguntas como: Por que Deus permite o mal? Qual é a sua causa e origem? Normalmente psicólogos, sociólogos e filósofos buscam resposta a estas questões. Este trabalho, com base nos ensinamentos da doutrina espírita codificada por Allan Kardec, apresenta informações para compreender o mal e não praticá-lo, mostrando o verdadeiro caminho rumo à felicidade.
Não Estamos Sós, sexto volume da série Aprendendo sobre o Espírito. Seu conteúdo carrega as benesses de um sadio espiritualismo, refletido em vivências e conhecimentos. São elegantes descrições, vazando o lado espiritual da natureza humana, com valores educacionais em seus lógicos horizontes. O autor evidencia, com seu lado humanista, as maravilhas do eterno, onde a morte física não representa desordem, porém, escala para novas disposições evolutivas. Outros itens da série: Ciência História Mediunidade e Paranormalidade Interferência dos Espíritos e, Emancipação da Alma e as Mediunidades.
Muito tem sido discutido sobre a origem do Universo e sobre a origem da vida na Terra. De um lado, a posição religiosa do criacionismo, baseada em teologias, dentre as quais podemos destacar o conteúdo do Velho Testamento da Bíblia. De outro, a posição materialista do evolucionismo, baseada na ciência, apoiada pela necessidade do uso da razão para o conhecimento da verdade. Na concepção espírita, tanto a teoria criacionista, quanto a evolucionista, pecam pela falta de percepção do elemento que transcende à matéria e que é o grande responsável pelo desenvolvimento da vida, o princípio inteligente ou espiritual. A consideração deste elemento nas proposições das diferentes teorias explica tanto a visão criacionista quanto a concepção evolucionista. Está faltando, pois, considerar a essência espiritual do ser nessas teorias.
Artigos do Brasil e mundo para quem aprecia o conhecimento geral, além do estudo filosófico, científico e religioso da Doutrina Espírita. Apresenta rico conteúdo, além de belíssimas ilustrações dos mais diversos países. Obra que nos leva pelos vários caminhos da cultura, filosofia e religião.