Opúsculo em que o autor interpreta a Parábola do Joio e do Trigo. Numa sociedade com tanta maldade, Jesus nos ensina que devemos ser bons, porque a irradiação positiva, mesmo que inconsciente, prepara o terreno para os outros, e ontagia o coração dos maus.
Poemas que trazem um olhar singelo, mas não simplista, acerca dos mistérios do tempo, das relações, dos afetos, da evolução, do fugaz e efêmero de mãos dadas com o eterno. Desfilam os mistérios do fazer poético, dos sulcos da experiência deixados na pele, das estações do ano. São flores poéticas desentranhadas dos passeios no parque, dos olhares do cão e da criança, dos mistérios enfim da vida. Conteúdo bilíngue, em português e esperanto.
A ideia de imprimir este trabalho, inicialmente com as parábolas e depois a passagem de Jesus entre nós, surgiu quase ao final de 1998, dois anos depois de lançado como programa de evangelização para crianças, jovens e pais, quando alguns dos evangelizadores que haviam estudado e trabalhado carinhosamente aquelas páginas sugeriram aproveitá-las num livro como obra subsidiária para outros grupos de evangelizadores. Destacaram-se dois objetivos que se converteram em propósitos fundamentais: o primeiro foi otimizar o relacionamento da criança com Jesus quando em reflexão com Ele. O segundo objetivo foi, acompanhando a nossa criança nessa primeira experiência pessoal com Jesus, protegê-la do método do escapismo do adulto, de atribuir a mensagem evangélica ao colega, ao irmão, ao vizinho, ao esposo, perdendo, assim, preciosa oportunidade para si mesmo de autoconhecimento. A ideia somou-se ao resultado gratificante.
Apresenta reminiscências, contos e casos de um espírito que viveu em Vila Izabel, no Rio de Janeiro, trazendo lembranças de sua última passagem pela Terra, presenteando-nos com personagens reais, diferentes e criativos que enriquecem esta coletânea de memórias, relativas a um tempo repleto de ricos acontecimentos e encantamentos vividos por Noel Rosa. Alguns dos contos: Súplica ao sentimento, Um atendimento fraterno, De menino arteiro a educador, Transformação, Crianças, Homenagem a Maria Dolores, Cantar desperta o amor, Caridade, entre outros.
Apresenta poemas e algumas prosas sobre o Natal, este momento sublime. O irmão espiritual, Frei Samuel, veio semeando durante muito tempo a ideia-símbolo: Natal todos os dias! Assim foi recebendo, através da mediunidade de Geralcino Gomes, mensagens de autorias variadas sobre o Natal, naquela noite única que marcou a humanidade para sempre, dividindo o calendário ocidental. Visões daquele momento sublime, que ensina renascer a cada dia, perdoar, avançar em autoconhecimento, melhorar-se e contribuir para um mundo melhor.
Valendo-se da história da humanidade, em seus pontos mais singelos e respectivas consequências evolutivas, o autor escreveu estas páginas mostrando que a dor da humanidade precisa de esteio para não descambar no desequilíbrio e revolta.
Um importante levantamento histórico e biográfico. Obra primorosa que traz importantíssimas informações a respeito das personalidades investidas em santificação pela Igreja Católica, suas histórias, seus cultos, suas origens, sem nenhuma conotação de crítica. Remete os espíritas a profundas reflexões sobre os perigos da deificação de médiuns, de dirigentes do Movimento ou de Espíritos protetores.
"Este livro procura examinar as causas do sofrimento muito humano e, ao mesmo tempo, apresentar as soluções oferecidas por Jesus e pela Doutrina dos Espíritos. Pretende, ainda, deixar bastante claro que as dores do mundo não têm sua origem em Deus, mas no desvio da nossa conduta pelo mau uso do livre arbítrio." Um estudo sobre a origem do sofrimento.
Este romance leva a um agradável passeio pela França do século XIX, com suas histórias e lendas e pelo Vaticano, onde os sentimentos humanos aparecem disfarçados pelas vestes clericais. É impossível não se encantar com a história do pequeno Jean, com suas dúvidas e descobertas mediúnicas.
O Espírito Delfos (pseudônimo de Huberto Rohden) consegue transmitir através deste livro, vigorosa mensagem sobre o significado da Vida, levando-nos a novas avaliações sobre o que temos realizado para não perder a oportunidade de uma encarnação na Terra.