O mais original, profundo e versátil dos renovadores da poesia francesa no primeiro quartel do século XX, Guillaume Apollinaire pode também ser apontado como um legítimo precursor de todos os movimentos vanguardistas surgidos nas décadas que se seguiram. Apollinaire tornou-se amigo de poetas, como Max Jacob, e de pintores, como Picasso e Georges Braque, participando ativamente de suas discussões e formulações de vanguarda. Álcoois (1913), sua obra-prima, reflete sua experiência de um período de cárcere. Esta tradução foi feita pelo escritor Daniel Fresnot, um profundo conhecedor da obra de Apollinaire.
Após a vitória da revolução americana, para a qual contribuíra com textos de propaganda, o jornalista Thomas Paine também colaborou para consolidar a jovem república, cujo nome sugeriu: Estados Unidos da América.Thomas Paine era inglês. Autodidata, teve muitos empregos modestos em sua terra natal e, em 1774, emigrou para a América do Norte. Na insurreição dos colonos contra o governo britânico, Paine tomou o partido dos primeiros e, por meio do seu famoso panfleto Common Sense, ajudou a preparar o terreno para a declaração de independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de 1776, da qual foi um dos signatários.
A coleção Vida e Pensamentos é uma série de livro-clipping, com biografias essencializadas de homens e mulheres que marcaram a vida e o modo de pensar da humanidade.São livros informativos e formativos, destinados a pessoas de qualquer idade.Você vai gostar de lê-los e colecioná-los.
Como contista Machado de Assis produziu algumas obras-primas. Entre elas está O Alienista, publicado entre outubro de 1881 e março de 1882. O centro temático do conto é a loucura. Aliás, este assunto foi uma preocupação constante na obra de Machado de Assis. A grandeza do conto está nas extrema capacidade do autor em adequar ao seu estilo as circunstâncias humanas que o compõe.