O enorme passivo social e ambiental, acumulado por milênios de negligência do homem e exploração do planeta, alerta a urgência contemporânea de reavaliar posturas e propõe uma releitura das leis naturais, de acordo com os ensinamentos de Cristo e embasamento doutrinário do espiritismo. Abordando o momento de transição na Terra sob o ponto de vista ambiental, e levando em conta o respeito à natureza e sua conservação, esta narrativa oferece ampla perspectiva de reflexão sobre o tema.
Personagens de histórias que comovem formam o conjunto desta obra. Em diálogos e relatos profundos, o texto sensibiliza pela sabedoria e estímulo ao crescimento e aprimoramento das virtudes humanas. O bombeiro, a menina e o músico, a graça de Maggie e outras narrativas tocam o coração, para sempre.
José Carlos recebe uma proposta irrecusável do dono da empresa em que trabalha para prejudicar seu chefe imediato, que cometeu a imprudência de namorar a filha do poderoso empresário. O que fazer? Todos são chamados a tomar decisões e enfrentar desafios de conduta. As opções de cada um servem como estímulos para a reavaliação da própria trajetória espiritual, constatando que nada passa despercebido aos olhos de Deus e todos são submetidos às suas leis misericordiosas.
Setenta e dois capítulos que servem como verdadeiros fachos de luz para o caminhar humano - assim podemos definir essa preciosa obra ditada por Irmã Valquíria, na psicografia de Alaor Borges. São orientações claras e precisas para uma análise racional dos fatos e circunstâncias do cotidiano à luz do conhecimento espírita. De temas como raiva, perdas, curas, lutas, aflições, saudade e outros, o leitor encontrará caminhos para um autêntico mergulho consciencial.
Gradativamente, a espiritualidade vem liberando informações sobre os tempos que sucederam a passagem de Jesus pela Terra, revelando que aqueles homens e mulheres do passado, inoculados que foram pela mensagem do Mestre, não titubearam em abraçar a tarefa de divulgar a mensagem cristã num tempo em que a espada era a lei. Este trabalho, repleto de sensibilidade, traz inúmeros casos de heróis pioneiros, os quais cultivaram as primeiras sementes do evangelho e as espalharam com o exemplo de suas próprias vidas.
O ser humano navega num mar revolto que o levará, em algum momento, a um porto de plenitudes, onde novos caminhos se abrirão. Hoje, cumprimos nossos destinos permeados de marcas e em busca de respostas. Tudo sob o prisma da emoção que tempera os sentimentos. As histórias retratadas nesta obra trazem fatos marcantes na vida de alguns personagens, fatos estes que nos mostra que nada é comum naquilo que fazemos. Cada ação perpretada transforma-se em um agente do Bem ou do Mal, revolucionando ou modificando nossas mentes, e os resultados enobrecem ou acrisolam nossas vidas. Francesca, Emily, Antero, Marcos e Renatinha são alguns nomes que movimentam as tramas aqui apresentadas e que podem enriquecer, com a luz do esclarecimento, os passos que damos na tentativa de melhor conduzir nossa jornada. Eles são pares em busca de novos pares para a construção de tempos memoráveis.
A saga dos Dimanti - moradores de Ficaro, pequena vila da Itália, em tempos finais do império Carolíngeo no século 9 - centra-se em Hermengarda Dimanti, cuja vida foi marcada por vicissitudes e percalços, desde a sua concepção: era vulnerável a febres que a predispunham a turbulências de todos os sentidos, desarmonizando seu equilíbrio natural. Em transe, ela agregava as forças elementares de sua natureza psíquica que, exaltadas, levavam-na a vivenciar inusitados fenômenos. Era comum que de suas mãos saíssem raios luminosos azulados que curavam. Em ocasiões especiais, ela flutuava acima do solo, em levitação. Tais fenômenos desnorteavam de tal modo o clero da época que, para livrar-se da sua incômoda presença, deliberou tomá-la como prisioneira, sob o jugo da igreja. A obra escancara, ainda, a hipocrisia da vida nos mosteiros, onde a prática da pederastia quebrava as regras de castidade e a falta de amor fraterno corrompia os valores do cristianismo primitivo. A atmosfera da sociedade medieval surge em rápidas pinceladas, num relato simplesmente emocionante.
Em texto autobiográfico romanceado, Adilson Lobo relata sua luta diante das dificuldades advindas da poliomielite, objetivando incentivar aqueles que se deparam com os desafios comuns do cotidiano em exemplos de superação a situações simples para muitos, mas complexas e difíceis para as pessoas que possuem limitações físicas. Com participações do escritor Wellington Balbo e psicólogo Valci Silva, os quais acumulam vasta bagagem de conhecimento e experiência no trato com as dificuldades humanas, apresenta casos e exemplos que funcionam como estímulo para se evitar a entrega aos vícios ou à derrota emocional, convidando ao aprendizado continuado para superar problemas e seguir a vida com vigor e confiança. A primeira parte, com Wellington Balbo, traz oito capítulos. A segunda, com Adilson Lobo, dezesseis capítulos. A terceira, intitulada Saber Recomeçar, reúne oportunos textos de outros autores e a quarta, por Valci Silva, enumera casos de superação a drogas e prostituição.
Um grupo de amigos sofre fatal acidente aéreo. Retornam à vida no planeta mediante bem elaborado planejamento reencarnatório que visa a encaminhar-lhes para o aprimoramento moral. A vivência dos personagens identifica-se com o cotidiano humano quanto às aflições, angústias e questionamentos próprios da condição humana. Um romance para reflexões sobre a valiosa oportunidade de viver e aprender.
Relata a vida e atos de Emílio, um homem bom que abdicou da própria personalidade em favor dos irmãos do sertão nordestino, numa demonstração viva do que significa o amor ao próximo. Inteligente, caridoso e consciente da responsabilidade que o compete, apresentou o evangelho moral de Jesus, sentido e vivido. Com isso, buscou aproximar seus irmãos das verdades eternas que devem nortear a vida e fazem abrandar as aflições bastando para isso, a princípio, conhecê-las.
Relatos que exaltam a fé, amor e capacidade de superação dos inúmeros desafios do cotidiano, traduzindo sensibilidade e comovendo pelo exemplo dos personagens. Cada história inspira pela postura dos participantes e pela consciência demonstrada ao trilhar os caminhos do Cristo. Alguns temas: A tempestade, O mendigo, Perdas e ganhos, O orador, O jesuíta e o pajé, A honra, dentre outros.
A amizade de dois espíritos, separados temporariamente pela morte biológica e reunidos novamente no plano imortal, traz ao leitor um romance relatando a experiência de trabalho no plano superior para a recepção e atendimento dos que retornam à vida maior. Valorizando os fundamentos doutrinários, a obra traz transcrições da codificação espírita no final de cada capitulo, inclui roteiro de estudos na conclusão e anexa abordagens específicas sobre o tema.
Desde antes de o tempo de Jesus até os dias de hoje, as pessoas ficam intrigadas com predições, previsões, premonições e pressentimentos de fatos que se comprovam posteriormente. Mais ainda quando tais previsões envolvem pessoas comuns, às quais seria difícil atribuir a designação de algum milagre. Nesta obra, questões intrigantes são respondidas: o futuro existe? é possível desvendar o futuro?
Mensagens e contos de amor para uma vida de paz, através de poemas inspirados por Auta de Souza acompanhados de valiosas reflexões da autora. São palavras que transmitem tranquilidade e nos aproximam da espiritualidade, fortalecendo para que a jornada seja mais amena. Traz ainda contos reflexivos que abordam temas como amor, vingança, perdão, sabedoria, entre outros.
Pedro é um engenheiro civil que sempre buscou levar uma vida sensata e pautada no bem. Homem digno, trabalhador honesto, marido e pai dedicado, considera Deus o grande maestro do universo. Entretanto, em função de desequilíbrios gerados por erros de posicionamentos adotados em experiências passadas, a vida o chamou ao devido resgate. Episódios inesperados o fizeram rever a forma de como se posicionar perante os desafios. O que acontecerá com Pedro? Qual o significado de sua expiação?
Relata a saga de um empresário que, vendo-se traído por um de seus funcionários de maior confiança, precipita-se no equívoco do suicídio. Enriquecido com excelente referência doutrinária, o livro tem significado de estímulo para o alimento da esperança e da confiança de Deus.