Coletânea de contos psicografados por Zibia Gasparetto em diferentes momentos, nunca antes publicados. Reúne histórias que, como afirma a médium, trazem lembranças dos momentos bons em que teve provas de grandeza da vida e eternidade do espírito. Narrativas curtas que têm por objetivo esclarecer como funcionam as leis da vida e ajudam a disciplinar a mente, o emocional, e tornar-se mais feliz. Edição colorida, com imagens que permeiam o texto e ilustram as narrativas.
Coletânea de crônicas publicadas no jornal A Tarde de Salvador-BA. Sob a ótica da Doutrina Espírita, o autor trata de fatos do dia-a-dia, desenvolvendo temas como: Espiritismo, uma proposta desconhecida Discriminação Catolicismo Mediunidade Sofrimento Deus Reencarnação O Espiritismo e a medicina Humildade autêntica e fingida A excelência de Dom Hélder Paixão não é amor Espiritismo e bobagens que o povo fala O juizo final Diego Maradona e a cocaína LBV, exemplo a ser seguido e, O Evangelho no lar, dentre outros temas tratados com objetividade, segurança e sabedoria.
Conta a história de vida do autor com a descrição de existências anteriores. Destaca os relacionamentos que se perpetuam através da lei de reencarnação, propiciando o conhecimento sereno e seguro da imortalidade da alma, a corrigenda dos enganos e erros do pretérito quando na ignorância da vida maior, e faz o indivíduo se sentir feliz ao descobrir o que já vivenciou, crescendo sempre, espiritualmente, atestando o fato, quando pode recordar o passado distante.
Neste romance, é abordada a importância da semeadura e colheita em nossas ações ao longo da vida. Além da saga dos personagens, em cada capítulo o leitor encontra trechos selecionados da Codificação Espírita, que auxiliam no entendimento dessa importante temática.
Qualquer estímulo aos sentidos que impressione a mente pode acionar registros na memória do Espírito quanto a vivências anteriores. Assim é que uma música, um perfume, um nome, uma paisagem ou mesmo um sabor podem ser causa de emoções e lembranças que não são compreendidos ou sensações ligadas a episódios ocorridos no passado. É como se um código acionasse registro de abalos ou conquistas marcantes, ocasionando repetição da cena ou da emoção vivida na época, nesta ou em uma existência anterior. Em texto romanceado, eis uma obra que promove o entendimento de tais ocorrências.
Apresenta de maneira simples e didática mais de 1200 termos e assuntos como Jesus, Kardec, Abraão, Zoroastro, Ayrton Senna, Titanic, Chaplin, xifopagia, carnaval, raças adâmicas, entre muitos outros, além de reunir informações sobre a doutrina e movimento espírita. Verdadeiro mapa do tesouro, oriundo de pesquisa nas mais de 30 obras da conceituada escritora e palestrante, Therezinha Oliveira.
Dois homens apaixonados pela mesma mulher. Um deles com amor puro, o outro marcado pela agressividade possessiva. Drama amoroso entre três jovens que culmina em uma morte, fruto do ódio e do ciúme. A descoberta prévia do espiritismo abre novos horizontes ao entendimento dos fatos, abrandando a chegada ao mundo espiritual e fortalecendo os laços daqueles que ficaram na morada terrestre. Entre dores, culpas e arrependimentos, há a esperança que reluz do amor, reaviva a fé e inspira o perdão.
Na década de 1950 o jovem Ruy, primogênito de uma família numerosa do sertão baiano, lutava para sobreviver com dignidade apesar da pobreza extrema. Seus pais, semianalfabetos, contavam com seu trabalho de ajudante de pedreiro para alimentar os irmãos menores, em uma família que não parava de crescer. O rapaz não se conformava com a vida miserável que levava e acalentava o sonho de ir para a cidade grande e fazer fortuna. E assim fez: abandonou sua família sem remorso e, de menino pobre do interior baiano, transformou-se em jornalista de destaque no Rio de Janeiro sem medir esforços nem, tampouco, tendo escrúpulos. Porém, às vezes é preciso uma grande dor para acordar o espírito que dorme esquecido de seus deveres. E isso aconteceu com Ruy. Será que ainda há tempo para ele se arrepender? Descobriremos nesta envolvente história.
Voltado aos jovens e aos adultos, que reviverão momentos inesquecíveis de sua juventude, narra a história de um rapaz e uma adolescente sonhadora, que percorrem os diversos bosques de uma cidade imaginária onde imperam os sentimentos de respeito, harmonia, solidariedade, companheirismo e tantos outros aspectos positivos da vida de relação. Apresenta vários questionamentos sobre a vida, possibilitando respostas aos inúmeros conflitos que, naturalmente, fazem parte do processo de amadurecimento e evolução.
Personagens de histórias que comovem formam o conjunto desta obra. Em diálogos e relatos profundos, o texto sensibiliza pela sabedoria e estímulo ao crescimento e aprimoramento das virtudes humanas. O bombeiro, a menina e o músico, a graça de Maggie e outras narrativas tocam o coração, para sempre.
A velha Rússia é cenário para essa edificante história onde, retratando o próprio tema, os personagens enveredam pelas lutas constantes dos espíritos que estagiam em mundos como a Terra, na busca de encontrar o amor, sentimento nobre por excelência. Nessa trama permeiam a história, os ensinamentos espíritas e as leis naturais garantindo, assim, que aprendamos ao mesmo tempo em que permitimos nos levar por esta empolgante narrativa.
Relata a vida e atos de Emílio, um homem bom que abdicou da própria personalidade em favor dos irmãos do sertão nordestino, numa demonstração viva do que significa o amor ao próximo. Inteligente, caridoso e consciente da responsabilidade que o compete, apresentou o evangelho moral de Jesus, sentido e vivido. Com isso, buscou aproximar seus irmãos das verdades eternas que devem nortear a vida e fazem abrandar as aflições bastando para isso, a princípio, conhecê-las.
A saga dos Dimanti - moradores de Ficaro, pequena vila da Itália, em tempos finais do império Carolíngeo no século 9 - centra-se em Hermengarda Dimanti, cuja vida foi marcada por vicissitudes e percalços, desde a sua concepção: era vulnerável a febres que a predispunham a turbulências de todos os sentidos, desarmonizando seu equilíbrio natural. Em transe, ela agregava as forças elementares de sua natureza psíquica que, exaltadas, levavam-na a vivenciar inusitados fenômenos. Era comum que de suas mãos saíssem raios luminosos azulados que curavam. Em ocasiões especiais, ela flutuava acima do solo, em levitação. Tais fenômenos desnorteavam de tal modo o clero da época que, para livrar-se da sua incômoda presença, deliberou tomá-la como prisioneira, sob o jugo da igreja. A obra escancara, ainda, a hipocrisia da vida nos mosteiros, onde a prática da pederastia quebrava as regras de castidade e a falta de amor fraterno corrompia os valores do cristianismo primitivo. A atmosfera da sociedade medieval surge em rápidas pinceladas, num relato simplesmente emocionante.
O autor recorre aos códigos familiares e ao universo empresarial. A ressonância é óbvia e, ao mesmo tempo, desafiadora: não basta a Qualidade Total. Esta pode ser boa para a saúde dos negócios. Movido por profundo senso espiritual, o autor quer muito mais: a Caridade Total, que viabiliza a possibilidade de um mundo novo onde o ser humano seja, de fato, irmão de seus semelhantes. Eis uma obra bem construída, escrita com esmero, didática, e que não exige do leitor senão abertura de coração. Voltado para o desenvolvimento integral do ser humano, Sebastião Bicalho logra a síntese entre inspiração evangélica, inserção na conjuntura nacional/mundial e reflexão espiritual. Seu texto é um desdobramento, em linguagem hodierna, de perenes verdades que constituem o fundamento de todas as grandes tradições religiosas.
Ao sintetizar as leis cósmicas em sua mensagem evangélica, Jesus deixou para a sociedade base crítica, filosófica, artística, científica e religiosa. O Cristo Planetário tem enviado periodicamente à Terra emissários para ensinar novas lições, visando a evolução e ascensão espiritual da humanidade. Nesta fase de transição planetária de mundo de provas e expiações para regeneração e progresso, Deus pretende conscientizar, através de seus prepostos, que o evangelho de Jesus é o roteiro mais crítico e seguro para o espírito imortal. Tal evento será realizado a partir do momento em que as almas fraternas, humildes e amorosas entrem em ação consciente e sintam o garbo de estar participando da predestinação espiritual do Brasil e implantação dos adventos crísticos. Este trabalho conduz, pela lógica, à transformação de vida e faz palpitar a crística vontade de ser um libertador de consciências, ensinando aos semelhantes lições de libertação íntima, seguindo a legislação do cosmo vivida por Jesus, o arauto do Cristo a serviço de Deus na Terra.
O autor espiritual narra a experiência de sua última encarnação quando, agraciado por magnífica oportunidade, assume a condição de conduzir pessoas ao caminho do bem, por meio de literatura e arte cênica. Porém, esquecido de seu compromisso como artista, utiliza de forma irresponsável os dons emprestados pelo criador e se deixa arrastar nas tortuosas veredas do egoísmo, negligenciando a sagrada tarefa a ele confiada. De volta ao plano espiritual, mais conscientizado, arrepende-se e enquanto aguarda nova chance de retornar à carne, utiliza a mediunidade psicográfica para alertar sobre a importância de se usar com responsabilidade o dom artístico porque diretamente influencia o público, tanto para o bem quanto para o mal.