Ressaltando os desafios da educação, o expositor traz à tona velhos problemas na casa espírita, destacando que ainda somos muito resistentes a mudanças, e esse é um desafio a vencer. Realizado no período de 18 a 21/04/2015, na cidade de Santos-SP, o 16º Congresso Estadual de Espiritismo teve como tema principal: Para Onde Caminha a Humanidade - Amor, Educação e Ética. A USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo, entidade coordenadora do evento, representa o movimento espírita do estado no Conselho Federativo Nacional da FEB-Federação Espírita Brasileira.
A expectativa de Allan Kardec era a da transformação da humanidade através da educação moral. Ele estava correto, pois se conseguirmos transferir ao espírito, desde a infância, o conhecimento que a doutrina espírita proporciona, ele terá muito mais chances de fazer escolhas mais produtivas para seu próprio processo evolutivo. Realizado no período de 18 a 21/04/2015, na cidade de Santos-SP, o 16º Congresso Estadual de Espiritismo teve como tema principal: Para Onde Caminha a Humanidade - Amor, Educação e Ética. A USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo, entidade coordenadora do evento, representa o movimento espírita do estado no Conselho Federativo Nacional da FEB-Federação Espírita Brasileira.
Somos ainda muito resistentes a mudanças, e este é um desafio a vencer neste momento crítico da humanidade. Os modelos estão caindo e estamos atônitos diante da desfeita, do suicídio e desrespeito ao próximo, onde a educação e a ética em falta não permitem que o amor esteja efetivamente concretizado entre nós. Realizado no período de 18 a 21/04/2015, na cidade de Santos-SP, o 16º Congresso Estadual de Espiritismo teve como tema principal: Para Onde Caminha a Humanidade - Amor, Educação e Ética. A USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo, entidade coordenadora do evento, representa o movimento espírita do estado no Conselho Federativo Nacional da FEB-Federação Espírita Brasileira.
Palestra realizada em Limeira-SP, em 21 de maio de 2004. Aborda os seguintes temas: a felicidade como sentimento subjetivo buscado por todos os seres diversos caminhos trilhados em busca da felicidade a felicidade na visão do poeta santista Vicente de Carvalho a costumeira busca exterior da felicidade e as frustações a felicidade não se encontra nas coisas nem nas pessoas que amamos o de que sentimos falta é da presença de Deus no imo d'alma motivos de felicidade vivenciados por diversas nobres almas.
Palestra realizada no dia 3 de novembro de 2013 no Centro Espírita "Padre Zabeu Kauffman" da cidade de Indaiatuba - SP. O fato de sabermos que a morte não existe e que somos imortais não é garantia de paz e felicidade no "pós-morte". Há muita coisa que precisamos saber sobre o plano espiritual: Se na Terra eu pagava aluguel, quando desencarnar terei que pagar aluguel na dimensão espiritual ou terei uma casa pra morar? O corpo espiritual pode adoecer? Qual a garantia que tenho de que vou reencontrar e conviver com meus entes queridos já mortos, depois de minha desencarnação? São curiosidades sadias e neste DVD você encontrará muitas respostas, mas para isso dias coisas se fazem necessárias: Ter a mente aberta e utilizar a informação como ferramenta para a autotransformação.
Antonio Cesar Perri de Carvalho, Evandro Noleto Bezerra
sinopse
A Federação Espírita Brasileira (FEB) e o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) promoveram um seminário em comemoração à Revista Espírita e à Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. O trabalho foi realizado em maio de 2008, na sede histórica da FEB no Rio de Janeiro - RJ.
Antonio Cesar Perri de Carvalho, Nestor João Masotti
sinopse
Em reunião realizada na Federação Espírita Brasileira (FEB), foram reiterados os objetivos e pontos fundamentais do projeto de unificação do Movimento Espírita, propostos por um dos seus maiores colaboradores, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. NestorMasotti e Antonio Cesar Perri de Carvalho, exaltam a responsabilidade dos espíritas no trabalho de unificação e continuidade dos objetivos de seu codificador, Allan Kardec. Quais são os desafios para a unificação do movimento Espírita? Esse trabalho ainda é necessário nos dias atuais? Também são expostos objetivos como o Pacto Áureo, a missão da FEB e o Movimento Espírita Internacional.
Exposições realizadas na sede da Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, em homenagem aos 150 anos de "O Livro dos Médiuns" e os pioneiros do espiritismo no Brasil. Marta Antunes, diretora da FEB, expõe a importância da obra que está entre os livros fundamentais da doutrina espírita. O médium Divaldo Franco discorre sobre os primeiros relatos mediúnicos da história, além das primeiras e rudimentares experiências científicas sobre a mediunidade e as ações de Allan Kardec para a confecção da importante obra que oferece o caminho seguro à prática mediúnica espírita.
Sempre haverá algo para se aprender durante a vida. O expositor destaca a importância de estudar o espiritismo e expõe técnicas que facilitam a leitura, registro e acesso à informação espírita. Grupos de estudo elaboram resumos que demonstram os resultados do trabalho teórico e prático com os métodos e técnicas apresentados durante o seminário pelo orador, diretor da Federação Espírita Brasileira.
Através do exemplo de Santo Agostinho, apresenta reflexão em torno do processo de transformação e mudança radical, mas na perspectiva interna, na intimidade da criatura. Mostra como Agostinho de Hipona conseguiu realizar o processo de autoconhecimento e operou a grande evolução de sua própria alma, seus dilemas, inquietudes e contribuição na codificação da Doutrina Espírita. Também algumas ideias fundamentais que contribuíram para a evolução da humanidade, como o cultivo da virtude pela verdade e a preocupação com a formação dos sacerdotes. Mas, a maior contribuição se deu na teologia, na filosofia e na busca da unidade. Sandra finaliza destacando que a realização plena do espírita será a compreensão e o estudo, sem os quais é impossível estabelecer o progresso intelectual, mas somente a aplicação conduzirá ao progresso moral. Realizada em 09/03/2013, na cidade de Pinhais-PR, a XV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal o Amanhecer de uma nova era.
Alguns momentos em nossas vidas modificam completamente nosso planejamento. Graças a esses momentos especiais, a humanidade aplaude herois, mártires, santos, vítimas do holocausto, cientistas e poetas, artistas e escritores. Com estas frases e exemplos de vida de grandes vultos da cultura humana que, passando por importantes provações, entenderam a mensagem de Jesus, Divaldo traça um paralelo com as tribulações que estamos experimentando na grande transição planetária mostrando como é possível, em meio a estes infortúnios, construir uma nova sociedade equânime e realmente justa. Lembra-nos que Jesus, mesmo nascendo em uma época de grandes conflitos, foi o marco histórico divisor da história da humanidade dando início, com seus ensinamentos, a uma Era Nova. Realizada em 16/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
CD duplo. Palestra realizada no teatro municipal de Campo Mourão em 20 de Maio de 2005. A partir da questão nº757 de O Livro dos Espíritos, Raul faz um bordejo histórico do duelo no mundo, analisando em seguida os duelos modernos, diários, íntimos, os duelos mentais e suas várias manifestações,os pensamentos que alimentam o duelo externo. Apresentando Jesus como o Caminho, Modelo que deve ser inserido na vida, cita exemplos de homens e mulheres que tiveram a coragem das corretas atitudes, discorrendo ainda sobre o livre-arbitrio, e essa extraordinária capacidade que tem o ser de renovar-se, optando pela mensagem do Amor.
No 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Paris, foi criado o manifesto 2000 por uma cultura de paz e não violência, composto de seis itens para que a Terra se torne um planeta de regeneração, objetivando criar um senso de responsabilidade em nível pessoal quanto ao ensinamento de Jesus: amar ao próximo como a si mesmo. O teor dessa mensagem foi entendido? O ser humano despertou para as verdades do mestre? Está promovendo essa melhora a partir do próprio íntimo? Qual tem sido a função das pessoas na sociedade à qual pertencem? Semeia-se a paz? Estas e outras questões são refletidas e analisadas. Palestra realizada em 05/10/2012 no Centro Espírita Juca de Andrade, em Santo Antônio de Posse, SP.
Explanação sobre vários tópicos dos ensinamentos de Jesus, contando inclusive várias passagens de sua experiência pessoal junto ao médium Chico Xavier. Nos extras, entrevista exclusiva de Sérgio Villar com Dr. Luis Carlos de Macedo Soares, reitor da Universidade Eurípedes Soares da Rocha (Univem). Realizada em Marília, interior de São Paulo, nas dependências do Colégio Bezerra de Menezes, em 30 de outubro 2011, durante a manufatura do unguento Maria de Nazaré.
Expõe de maneira suave e comovente o caminho para o encontro com Jesus. Recordando as palavras do Mestre, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, propõe reflexões sobre os testes com que se depara na vida, e aponta os quatro passos para esse encontro, a saber: conhecimento, pelo estudo do evangelho; testemunho, como alicerce da fé; iluminação interior, e amor na vivência diária. Palestra realizada no dia 2 de abril de 2011, no Centro Espírita Perdão, Amor e Caridade de Itapira, SP, em comemoração aos 110 anos da casa.
Aborda de forma aprofundada a essência do pensamento espírita. A ciência e a filosofia espírita são apresentadas de maneira que se evitem diferentes interpretações da visão proposta por Allan Kardec. Com objetividade, esclarece como foram realizadas as investigações pelo Codificador e explica em que consistem as revelações feitas pelos espíritos. Realizada em 23 de outubro de 2012 no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade da cidade de Mogi Mirim, SP.