Este trabalho, destinado aos estudiosos da mediunidade e aos trabalhadores espíritas, apresenta importantes reflexões sobre a formação dos grupos, o desenvolvimento das reuniões mediúnicas, a segurança espiritual e a necessidade de preparo dos membros para um melhor atendimento aos espíritos, principalmente aqueles especializados e voltados à prática do mal. Importante material de estudo doutrinário e técnicas efetivas de abordagem dos espíritos refratários ao acolhimento fraterno em reuniões de desobsessão.
O distanciamento da criatura em relação à essência divina, pelo culto à matéria, produz graves consequências. Uma delas é a depressão, concomitantemente com o processo de obsessão, que também vem aumentando, cada vez mais intensamente. Em sua maioria, as obsessões são silenciosas. A pessoa obsidiada não se dá conta do processo, visto que a obsessão está associada com doenças de caráter emocional, especialmente a depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno bipolar, fobias e até com muitas somatizações. Este trabalho aborda como se instalam ambos os processos, o depressivo e o obsessivo, a maneira de fazermos o tratamento e, principalmente, a profilaxia para que possamos evitar essas graves enfermidades espirituais. Esta obra integra a série Saúde Espiritual. Saiba mais assistindo ao vídeo.
Esta obra surgiu da necessidade que o grupo de reunião mediúnica da Associação Médica de Minas Gerais teve, em 2014, de estudar mais detalhadamente os atendimentos realizados nos encontros semanais. Ao desenvolver novas abordagens para atender os Espíritos encaminhados para esclarecimento, o grupo reuniu valioso leque de reflexões e conhecimentos acerca do tema mediunidade e obsessão. Os casos, gravados, transcritos e, posteriormente, analisados, são descritos de forma a contribuir com aqueles que trabalham nos atendimentos mediúnicos.
O tema obsessão, a ação dos espíritos e suas interferências na vida das pessoas, sempre despertou muitas dúvidas. O que é um processo obsessivo? Como classificá-lo? São espíritos maus, perversos, ou em conflito consigo mesmos, com Deus e com o amor? Neste trabalho, Pedro Camilo resgata e analisa textos de Hermínio Miranda, oferecendo relevantes esclarecimentos sobre a condição dos espíritos obsessores, seu tratamento fraterno e a compreensão de que são filhos de Deus, assim como todos nós. Traz reflexões sobre o conceito de obsessão, analisando o que Allan Kardec diz sobre o assunto, bem como uma classificação da obsessão com base em diversos critérios, desde os agentes envolvidos até as técnicas utilizadas nos processos obsessivos. Apresenta também apontamentos do renomado autor Hermínio de Miranda sobre a prática mediúnica, considerações da tarefa de desobsessão e a importância do amor no diálogo com o além.