Uma descoberta inesperada no porão de uma residência rural do interior da França é o ponto de partida para um romance eletrizante. Nesta obra, tem-se a oportunidade de conhecer um dos mais insólitos empreendimentos, que uniu para a sua realização o Brasil e a França, envolvendo o socialismo, a homeopatia e o magnetismo animal, ciências precursoras do espiritismo.
No século 25 d.C., a Terra se encontra em estado de grande desolação causada principalmente pela ação humana. A atmosfera do planeta, altamente contaminada, coloca em risco a sobrevivência da humanidade. No entanto, o Cristo está a postos e seus emissários são enviados a novas encarnações para salvar a vida do planeta, mas seu objetivo primordial é salvar as almas.
Hermínio Miranda é um dos mais brilhantes críticos brasileiros da ciência dita oficial. Fundamentada em questionáveis bases materialistas, para Miranda a ciência contemporânea tornou-se dogmática e, por isso, incapaz de explicar o mais simples fenômeno, desde que ele esteja relacionado a aspectos espirituais. Realidades como a reencarnação, a mediunidade ou a obsessão estão na raiz de problemas que afetam a vida de milhões de pessoas, nos dias de hoje. Tendo se debruçado sobre a questão da Síndrome das Personalidades Múltiplas, Hermínio encontrou o óbvio, que a ciência se nega a ver: a influência de espíritos como origem das diversas personalidades que se alternam em determinado indivíduo. Profundo conhecedor da mediunidade, divide, nesta obra, com seus leitores a chave para compreender e solucionar definitivamente a questão.