Educar filhos saudáveis, inteligentes e socialmente responsáveis é o desejo de todos os pais. O que a maioria não sabe é como exatamente fazer isso. Que limites colocar? Como corrigir e dialogar com inteligência? Como acalmar a mente de filhos ansiosos e amar sem criar pequenos imperadores? Educar uma criança ou adolescente é tarefa extremamente complexa, por isso são tão frequentes essas dúvidas. Partindo desses e de outros questionamentos, Augusto Cury propõe uma importante reflexão sobre a educação inteligente, os limites saudáveis e a necessidade da gestão emocional dos pais para o sucesso da formação dos filhos. Com técnicas e soluções práticas para impasses cotidianos , como o uso excessivo de celulares e games, a disciplina para realização das tarefas escolares, a colaboração com atividades domésticas, entre outros, auxilia os pais nesta importante missão de educar.
À luz do Espiritismo, não temos dúvida de que os avanços trazidos pela era tecnológica são coerentes com a Lei do Progresso. Resta-nos, pois, fazer dela uso adequado, impulsionando-nos a caminhar, cada vez mais, em direção à conquista do nosso aperfeiçoamento espiritual.
O propósito deste livro é apresentar um método que temos desenvolvido na Federação Espírita do Estado de Mato Grosso há cerca de 15 anos. Trata-se do método reflexivo-consciencial, baseado em quatro pilares: 1 - Consciencial: objetiva estimular diretamente a consciência, convidando-nos a investigar as leis divinas nela presentes, para auxiliar o Espírito imortal encarnado a se tornar um ser consciencial, conforme os Espíritos superiores ensinam na questão 619 de “O Livro dos Espíritos”. 2 - Conhecimento com base no pensamento reflexivo-consciencial: objetiva desenvolver a arte de refletir, a fim de que nos sintamos estimulados ao conhecimento da verdade libertadora, ou seja, as leis divinas, pelo estudo reflexivo do Evangelho de Jesus. 3 - Estimular a prática das virtudes: as reflexões devem sensibilizar e convidar as pessoas a uma compreensão lógico-emocional sobre como as leis divinas funcionam em suas próprias consciências, de modo que desenvolvam um amor maior a Deus e às suas leis para que elas sintam vontade de respeitá-las e vivenciá-las pelo desenvolvimento das virtudes cristãs em si mesmas. 4 - Estimular a aplicação do conhecimento: objetiva abordar como aplicar essas virtudes na própria vida, de modo que haja um sentido existencial e consciencial nos estudos reflexivos, visando à superação, por meio da verdade, dos três níveis de ignorância: a de não saber a verdade; a de não sentir a verdade; e a de não vivenciar a verdade.
Obra indispensável àqueles que se encontram diante do desafio de Educar. Instruções de base científica mas eminentemente práticas para equipar os filhos com os instrumentos essenciais à vida.
Agradável passeio pelo fascinante mundo da evangelização infantojuvenil. Conhecer as nuanças desse trabalho grandioso que transforma as crianças e jovens em cidadãos do mundo, com responsabilidade de quem tem a tarefa de mudar a face da Terra, transformando-a em um mundo onde o bem e a paz prevaleçam. Mostra como é possível, através do amor e perseverança, educar o espírito para ter bem aproveitada sua reencarnação em busca do progresso espiritual. Convite a pais e educadores para engrossar essa fileira do bem, seguindo as orientações contidas na Doutrina Espírita, propiciando à nova geração um renovado olhar sobre sua vida e destinação, rumo à felicidade.
Aborda, com linguagem simples e direta, os pontos essenciais dos ensinamentos de Allan Kardec voltados para jovens e iniciantes nos estudos sobre o espiritismo. Dividido em 82 lições, a obra contém informações essenciais sobre caridade, imortalidade da alma, reencarnação, karma e outros temas fundamentais para a compreensão da doutrina e os deveres para com Deus e a família segundo o Espiritismo. Lançado originalmente em dois volumes, 52 Lições de Catecismo Espírita e Os Meus Deveres.
Apresenta, de forma didática, o espiritismo para as crianças, abordando os temas Deus, imortalidade da alma, oração, reeencarnação, entre outros. Jovens e crianças, pais e responsáveis terão a oportunidade de conhecer o pensamento progressista de Cairbar, entendendo que ele não se preocupava apenas com o corpo mas, e principalmente, o espírito imortal que o habita.
Aborda o pensamento espírita a respeito da evangelização infanto-juvenil, contemplando temas que ultrapassam as questões de ordem mais concreta e oferecendo ricas reflexões acerca do papel desempenhado pelo educador espírita frente à iluminação do espírito nos primeiros anos da nova jornada. Traz conceitos relativos ao exercício espiritual e ressalta a importância do evangelho de amor, como caminho seguro que nos leva a Deus. Publicado originalmente pela editora GEB.
Entre as várias questões elaboradas se percebe o interesse pelo melhor entendimento da vida, desde a aplicação dos processos educacionais infantil até a madureza. Dentre outros temas, trata sobre os períodos da gestação humana e as novas tendências do movimento espírita. Tópicos que perpassam por vários fenômenos que rodeiam a criatura humana nas experiências do mundo, clareando o raciocínio nas luzes do consolador prometido por Jesus.
Objetiva instrumentalizar os educadores das Casas Espíritas, a fim de que possam oferecer formação doutrinária adequada às diferentes faixas etárias da infância e juventude apresentando métodos, pesquisas, roteiros e atividades que, à luz da doutrina espírita, levam aos educandos preceitos do evangelho de Cristo e todos os seus pilares edificantes.
Escritor de sucesso com a impressionante marca de quase 100 livros publicados, Adeilson Salles consolida toda a sua experiência neste livro poderoso e atual. Histórias impactantes e esclarecedoras que entram em sinergia com conhecimento teórico e vivencial, humanizando a relação de pais, professores e adolescentes. Pais e professores compreenderão sua missão: construir as asas de valores éticos e morais de seus tutelados. Jovens descobrirão seu destino: voar com segurança em direção aos mais altos sonhos. A família e a escola serão transformadas. Educar é dar asas, é ensinar a voar com equilíbrio… pais e professores são construtores de asas. Voar: mais que um sonho, uma realidade construída com penas de afeto, cultura, disciplina, respeito e amor. Descubra como ser um construtor de asas!
O espaço cibernético está deixando o ser humano burro? A internet é um moderno ovo de serpente? Os jovens, no século XXI, vivendo a era da informatização, correm riscos psicológicos? Aborda essas e outras questões pertinentes à subjetividade dos internautas: imaterialidade da mente, aspectos emocionais, volitivos e desejantes, assim como o aparelho da linguagem, relacionalidade, racionalidade humana e seus aspectos mentais e não cerebrais, avançando na reflexão sobre um mundo moderno e culturalmente tão complexo.
Reflexões que orientam aqueles que desejam contribuir com o trabalho de Jesus no planeta Terra, em especial no Brasil, pátria destinada a ser o coração do Mundo do Evangelho. São estímulos de esperança e fé, que alimentam o desejo de vivenciar as lições trazidas pelo Cristo. Os assuntos desse livro retratam o 57º Encontro de Evangelização de Espíritos, que ocorre semestralmente no Colégio Allan Kardec, em Sacramento, MG. A Evangelização de Espíritos é o portal da esperança a iluminar as mentes aturdidas e receosas, estimulando-as ao exercício do bem e do amor. Alguns temas abordados: nova Era, reencarnação, evangelização, caridade e vigilância.
Neste livro a autora sai da teoria e narra as práticas pedagógicas que vem realizando há 15 anos em escolas particulares e públicas. Inspirando-se nos grandes clássicos da Educação, como Platão, Comenius, Rousseau e Pestalozzi, e nos ideais da Pedagogia Espírita com caráter inter-religioso, mostra como é possível, mas limitado, aplicar projetos inovadores dentro do sistema. Enquanto isso revela seus sonhos de uma escola de fato diferente, que ainda está por ser feita.
O Prof. Denizard Rivail (Allan Kardec), como discípulo de Pestalozzi, foi grande educador. Depois, como o Codificador do Espiritismo, continou interessado no tema. O que o Autor faz é rastrear, na Obra kardecista, as pistas da Educação Integral do ser humano. Obra de defesa da educação moral alicerçada nos principais livros de Kardec.
A criança é o futuro! Com base nessa afirmação, feita pelo espírito Emmanuel em várias obras psicografadas por Chico Xavier, a autora teve a ideia de instalar a primeira escola infantil espírita do Brasil, em 1948. Para dar subsídio às aulas, foi desenvolvido este trabalho, que apresenta ensinamentos sobre as três revelações. Há elementos para a organização de uma parte recreativa, tornando as reuniões mais atraentes. O programa apresenta a primeira parte, doutrinária, subdividida em 26 aulas. A segunda é recreativa, com poesias, cantos e folguedos, para serem utilizados como incremento aos estudos.