Escritor de sucesso com a impressionante marca de quase 100 livros publicados, Adeilson Salles consolida toda a sua experiência neste livro poderoso e atual. Histórias impactantes e esclarecedoras que entram em sinergia com conhecimento teórico e vivencial, humanizando a relação de pais, professores e adolescentes. Pais e professores compreenderão sua missão: construir as asas de valores éticos e morais de seus tutelados. Jovens descobrirão seu destino: voar com segurança em direção aos mais altos sonhos. A família e a escola serão transformadas. Educar é dar asas, é ensinar a voar com equilíbrio… pais e professores são construtores de asas. Voar: mais que um sonho, uma realidade construída com penas de afeto, cultura, disciplina, respeito e amor. Descubra como ser um construtor de asas!
Aborda o pensamento espírita a respeito da evangelização infanto-juvenil, contemplando temas que ultrapassam as questões de ordem mais concreta e oferecendo ricas reflexões acerca do papel desempenhado pelo educador espírita frente à iluminação do espírito nos primeiros anos da nova jornada. Traz conceitos relativos ao exercício espiritual e ressalta a importância do evangelho de amor, como caminho seguro que nos leva a Deus. Publicado originalmente pela editora GEB.
À luz do Espiritismo, não temos dúvida de que os avanços trazidos pela era tecnológica são coerentes com a Lei do Progresso. Resta-nos, pois, fazer dela uso adequado, impulsionando-nos a caminhar, cada vez mais, em direção à conquista do nosso aperfeiçoamento espiritual.
Educar filhos saudáveis, inteligentes e socialmente responsáveis é o desejo de todos os pais. O que a maioria não sabe é como exatamente fazer isso. Que limites colocar? Como corrigir e dialogar com inteligência? Como acalmar a mente de filhos ansiosos e amar sem criar pequenos imperadores? Educar uma criança ou adolescente é tarefa extremamente complexa, por isso são tão frequentes essas dúvidas. Partindo desses e de outros questionamentos, Augusto Cury propõe uma importante reflexão sobre a educação inteligente, os limites saudáveis e a necessidade da gestão emocional dos pais para o sucesso da formação dos filhos. Com técnicas e soluções práticas para impasses cotidianos , como o uso excessivo de celulares e games, a disciplina para realização das tarefas escolares, a colaboração com atividades domésticas, entre outros, auxilia os pais nesta importante missão de educar.
Aborda, com linguagem simples e direta, os pontos essenciais dos ensinamentos de Allan Kardec voltados para jovens e iniciantes nos estudos sobre o espiritismo. Dividido em 82 lições, a obra contém informações essenciais sobre caridade, imortalidade da alma, reencarnação, karma e outros temas fundamentais para a compreensão da doutrina e os deveres para com Deus e a família segundo o Espiritismo. Lançado originalmente em dois volumes, 52 Lições de Catecismo Espírita e Os Meus Deveres.
Entre as várias questões elaboradas se percebe o interesse pelo melhor entendimento da vida, desde a aplicação dos processos educacionais infantil até a madureza. Dentre outros temas, trata sobre os períodos da gestação humana e as novas tendências do movimento espírita. Tópicos que perpassam por vários fenômenos que rodeiam a criatura humana nas experiências do mundo, clareando o raciocínio nas luzes do consolador prometido por Jesus.
Agradável passeio pelo fascinante mundo da evangelização infantojuvenil. Conhecer as nuanças desse trabalho grandioso que transforma as crianças e jovens em cidadãos do mundo, com responsabilidade de quem tem a tarefa de mudar a face da Terra, transformando-a em um mundo onde o bem e a paz prevaleçam. Mostra como é possível, através do amor e perseverança, educar o espírito para ter bem aproveitada sua reencarnação em busca do progresso espiritual. Convite a pais e educadores para engrossar essa fileira do bem, seguindo as orientações contidas na Doutrina Espírita, propiciando à nova geração um renovado olhar sobre sua vida e destinação, rumo à felicidade.
Apresenta, de forma didática, o espiritismo para as crianças, abordando os temas Deus, imortalidade da alma, oração, reeencarnação, entre outros. Jovens e crianças, pais e responsáveis terão a oportunidade de conhecer o pensamento progressista de Cairbar, entendendo que ele não se preocupava apenas com o corpo mas, e principalmente, o espírito imortal que o habita.
Objetiva instrumentalizar os educadores das Casas Espíritas, a fim de que possam oferecer formação doutrinária adequada às diferentes faixas etárias da infância e juventude apresentando métodos, pesquisas, roteiros e atividades que, à luz da doutrina espírita, levam aos educandos preceitos do evangelho de Cristo e todos os seus pilares edificantes.
Obra indispensável àqueles que se encontram diante do desafio de Educar. Instruções de base científica mas eminentemente práticas para equipar os filhos com os instrumentos essenciais à vida.
O propósito deste livro é apresentar um método que temos desenvolvido na Federação Espírita do Estado de Mato Grosso há cerca de 15 anos. Trata-se do método reflexivo-consciencial, baseado em quatro pilares: 1 - Consciencial: objetiva estimular diretamente a consciência, convidando-nos a investigar as leis divinas nela presentes, para auxiliar o Espírito imortal encarnado a se tornar um ser consciencial, conforme os Espíritos superiores ensinam na questão 619 de “O Livro dos Espíritos”. 2 - Conhecimento com base no pensamento reflexivo-consciencial: objetiva desenvolver a arte de refletir, a fim de que nos sintamos estimulados ao conhecimento da verdade libertadora, ou seja, as leis divinas, pelo estudo reflexivo do Evangelho de Jesus. 3 - Estimular a prática das virtudes: as reflexões devem sensibilizar e convidar as pessoas a uma compreensão lógico-emocional sobre como as leis divinas funcionam em suas próprias consciências, de modo que desenvolvam um amor maior a Deus e às suas leis para que elas sintam vontade de respeitá-las e vivenciá-las pelo desenvolvimento das virtudes cristãs em si mesmas. 4 - Estimular a aplicação do conhecimento: objetiva abordar como aplicar essas virtudes na própria vida, de modo que haja um sentido existencial e consciencial nos estudos reflexivos, visando à superação, por meio da verdade, dos três níveis de ignorância: a de não saber a verdade; a de não sentir a verdade; e a de não vivenciar a verdade.
Cada alma reencarnada é dotada de inúmeras potencialidades latentes que precisam ser exploradas para o seu desenvolvimento e conscientização. A evangelização espírita propõe a formação do homem de bem, que pauta sua conduta nas leis do amor deixadas pelo Cristo. Esta obra tem por finalidade facilitar a tarefa do evangelizador espírita, oferecendo uma perspectiva fiel aos princípios evangélicos-doutrinários e, desta forma, contribuindo para que as aulas a serem oferecidas fluam sob a inspiração dos ensinos cristãos e das instruções codificadas por Allan Kardec.
Quando nasce uma criança, nascem com ela a insegurança de não sermos pais suficientemente bons e o grande medo de falharmos nessa tarefa. Como proceder? Como educar seguindo as orientações espíritas? Por que a criança não vem com manual? Pediatras e psicólogos espíritas reuniram, neste livro, seus saberes vivenciados, traduzidos em dicas e orientações práticas, acompanhadas de reflexões profundas pautadas na Doutrina Espírita. Entender o desenvolvimento da criança passo a passo, desde a gestação, seus tempos e limites, a síndrome da adolescência normal e seus desafios, como transtornos de humor, passando pela automutilação. Leitura útil não só aos pais, mas também aos professores e evangelizadores da casa espírita.
Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre o verdadeiro significado da vida, este trabalho leva as novas gerações ao entendimento de sua existência, provando-lhes que são espíritos imortais, investidos de potencialidades infinitas, rumo a um progresso incessante que levará todos nós, fatalmente, a um estado de felicidade. Para isso, apresenta experiências enriquecedoras de educadores espíritas que conseguiram, através de atividades específicas, atingir e sensibilizar essa fatia da população, trabalhando na transformação da humanidade como um todo.
O presente volume visa esclarecer o porquê da família, sua origem, os compromissos assumidos por cada membro que a compõe, despertando responsabilidade e gratidão entre os leitores jovens.
O estudo da inteligência humana na sucessão dos tempos sofreu várias modificações: De metafísica passou a científica; De espiritualista passou a materialista; De racional passou a psicológica; De anímica passou a cerebral (neural); Da área privativa de filósofos e psicólogos passou ao domínio popular; De sagrada passou a profana; De unitária passou a pluralista. Dessa avalancha conceitual tão radical, alguns fatores ficaram soterrados e precisam ser exumados, quais sejam: Os divinos; Os anímicos; Os axiológicos. O surgimento de tantas formas específicas de inteligência, em substituição à unitária e geral, complicou bastante o quadro cognitivo da inteligência, dando oportunidade a várias polêmicas e desencontros entre psicólogos (entre si) e filósofos [...]. Diante dessa massa de publicações, depois de estudá-las uma por uma, o autor analisa a possível posição da doutrina espírita diante dessa matéria que vem despertando inusitado interesse, tanto científico quanto popular.