Os recados desta monumental obra falam ao coração fraterno e humilde do povo brasileiro. Seja pelas mensagens de Emmanuel ou pelas reflexões de
André Luiz, seja pelas rimas de Castro Alves ou pelos versos de Pedro de Alcântara, lições profundas surgem soberanas, para a Humanidade inteira,
como marcas indicando o caminho a Deus, ao Cristo e à Caridade, no rumo da Espiritualidade Superior, que nos cabe a todos trilhar.
Já parou para pensar no significado da oração do Pai-Nosso? Ensinada por Jesus, muitas vezes a proferimos, sem refletir no profundo sentido de cada palavra que a compõe. Além de estudar, em minúcias, a famosa prece do Cristo e analisar seu contexto histórico-religioso, Alvaro Chrispino explica por que, como, quando e onde devemos orar. Para tanto, recorre a textos oriundos da Espiritualidade, como também de autores de diferentes vertentes da doutrina cristã. A prece, afinal, é importante recurso para o autoconhecimento, a travessia segura nas provações e mesmo o desenvolvimento da mediunidade. É caminho de aprendizado interior, manifestado em segredo, nos escaninhos do coração, mas também ato de realização exterior, porque deve transformar-se em ação, em benefício de si, do próximo e da coletividade. Saber orar, contudo, não é tão simples: por meio da prece, devemos nos apresentar a Deus com as vestes nupciais tecidas nas mais sinceras emoções. Assim, Senhor, é tudo o que desejamos: Ensina-nos a orar!
Comenta temas da vida diária a respeito das mais diversas situações que afligem o homem. Consoante ao que disse Jesus: Vigiai e orai para não cairdes em tentação, este trabalho é um convite à vigilância operosa e à prece, que se traduzem na ação cotidiana pelo bem de todos. Alguns dos temas: Viver em paz, Culpa e desafio, Desejos e ambições, Convivência familiar, Defende a natureza, Filhos, Insegurança, Lição na prova, Força de atração, dentre outros.
Olhar uma pedra e perceber sua história. Pisar em folhas secas no parque ou em seu jardim e ouvir o ruído gostoso de algo que ainda sobrevive. Olhar o horizonte e perceber o vento que caminha em sua direção, trazendo notícias de longe, sussurrando ao ouvido canções da sua infância ou dando notícias dos amores que partiram. O olhar e as percepções da alma... Podemos penetrar o âmago das coisas e descobrir nuances e belezas que antes não percebíamos. Mas como desenvolver esse olhar, que por vezes nos parece tão distante quanto o ente querido que a morte nos surrupiou? Como contemplar a paisagem de um dia ameno, quando o mundo nos pede pressa e nosso íntimo suplica paz? Como atravessar com dignidade os assaltos do caminho, mantendo as emoções em equilíbrio e um sorriso leve ante a dor, que surge imensa? Estas páginas sensíveis e sinceras mostram como ao leitor.
Aqui arregimentamos algumas citações de benfeitores espirituais à guisa de sugestões simples e genéricas, evitando criar padrões e práticas que logo ganham sabor ritualístico religioso, assim como feição de culto exterior em completo desacordo com os princípios que norteiam a Doutrina Espírita.
Dois grandes autores em duas obras consagradas e imperdíveis. Adeilson Salles e Emanuel Cristiano apresentam reflexões que inspiram comportamentos, sentimentos, virtudes e ações superiores. Mensagens objetivas e sucintas que inspiram e elevam. Dois belíssimos livros de bolso em primorosas edições especiais com miolo em duas cores e acabamento premium.
Inspirados pelo ensino de Jesus no consolo aos aflitos, Emmanuel e André Luiz propõem reflexões acerca de questões afetivas, desajustes psicológicos, conflitos no lar, desânimo e outros inquietantes problemas. Seu recado é fonte de ânimo a nos motivar à procura pelas concessões almejadas, convertendo-as em serviço na edificação do Reino de Deus em nós, a fim de mostrar nos que, diante de indagações que nos mobilizam a existência, Busca e
acharás é a resposta.
"Se tiveres amor, caminharás no mundo como alguém que transformou o próprio coração em chama divina a dissipar as trevas... [...]
Reconhecerás a ignorância em toda manifestação contrária à justiça e descobrirás a miséria por fruto dessa mesma ignorância em toda parte onde o sofrimento plasma o cárcere da delinquência, o deserto do desespero, o inferno da revolta ou o pântano da preguiça...
Se tiveres amor saberás, assim, cultivar o bem, a cada instante, para vencer o mal a cada hora..."
Este livro é resultado de um esforço de caridade e empatia, dirigido a espíritas, a adeptos de outras religiões, a incrédulos, a todos que queiram fruir do refrigério e do fortalecimento íntimo que a Doutrina Espírita é capaz de nos dar nessa hora. São abordagens plurais feitas por estudiosos e trabalhadores espíritas, mas que também estudam e vivenciam outros ramos da ciência e do conhecimento. Com rigor e correção, estabelecem liames atuais, lógicos e abrangentes em favor da nossa compreensão e entendimento. Médicos de diversas áreas e outros profissionais da saúde, operadores do direito, educadores, administradores de empresas, artistas, jovens estudantes, historiadores são os autores. Cada um deles tece linhas consistentes e interessantes, permitindo-nos perceber a realidade atual de forma que faça sentido, seja suportável, voltada ao progresso e eivada de esperança e bons frutos para o futuro.
Fatos e notícias do dia a dia, paradigmas da sociedade e sentimentos individuais estão em constante e cada vez mais acelerada transformação. Conjugam-se num emaranhado confuso, provocando angústia e a sensação de que não estamos conseguindo compreender todas as mudanças da atualidade. Viver é uma das artes mais complexas, mas também grande fonte de prazer e aprendizado se dela soubermos extrair sua melhor parte, aquela que nos faz progredir moral e intelectualmente. Conversando com a ciência, com a filosofia e guiado pela moral religiosa, o Espiritismo pode ampliar os horizontes, fazendo-nos enxergar os fatos que nos cercam de outra perspectiva. Permita-se abrir os olhos para enxergar as entrelinhas da vida e mergulhe nesta empreitada de sabedoria.
Essa obra vem, a cada página, alargando sutilmente as percepções dos leitores mais atentos, descortinando e desanuviando as práticas mediúnicas, estruturadas nas bases do amor puro e dos propósitos divinos.
Ao longo da História, a humanidade enfrentou dias difíceis e tumultuados: guerras, epidemias, catástrofes naturais, como terremotos, além dos grandes horrores concebidos e realizados pelos humanos, como a escravidão e o holocausto. Alguns acontecimentos se tornam tão importantes que marcam não apenas o momento em que eles se passam, mas também todas as gerações futuras. Isso porque a angústia que eles nos causam, às vezes, é o caminho que a vida encontra para que busquemos novos rumos – bem como a solução para os desafios existenciais. Caminhos para a vida, de Hammed, psicografado por Marcello Côrtes, apresenta-se como fonte de inspiração para todos os momentos delicados de nossa existência. Sua leitura e reflexão nos abrem horizontes pelos quais nos percebemos participantes ativos de nossa própria história. Desfrute destes textos (e das motivações neles contidas) para melhorar seu universo íntimo!
A humanidade vive uma era de progresso. Há cada vez mais avanços tecnológicos. Há também novos e avançados estudos da mente humana, do pensamento, do psicológico. Contudo, a criatura humana muitas vezes se utiliza de maneira equívoca das ferramentas e oportunidades ensejadas por tais avanços, afundando-se em pensamentos frívolos, em perturbações e sensações fortes, o que resulta em vidas vazias. Apesar de todo aturdimento e aberrações que enxameiam a Terra, planeta de provas e expiações, a vida humana tem os sublimes objetivos de amar e de encontrar o sentido existencial. A presente obra foi pensada tendo tais fatos como base. São 30 mensagens ricas de estudos e reflexões cuidadosos, sugerindo métodos eficazes para enfrentar os graves problemas dos dias hodiernos, a fim de que se possa vencer a inferioridade moral, assim como a espiritual, e conquistar a plenitude.
A verdadeira vida é a espiritual, que antecede a matéria e vai além dela. Nessa perspectiva de imortalidade, todos os problemas, dores e dificuldades, por maiores que pareçam, diminuem, uma vez que são colocadas diante da perspectiva do infinito amor, perdão e da possibilidade da renovação por tempo indeterminado. Este trabalho oferece reflexões que estimulam o despertar do Espírito para os verdadeiros valores da vida eterna.
Apresenta mensagens que transmitem esperança aos corações sedentos de esclarecimento e de consolo, diante das atribulações da vida. Em meio a tantas lições luminosas, enfatiza a importância de não se deixar escravizar pelo passado e de cuidar sempre do presente, com gratidão, oferecendo a certeza da bondade de Deus e da Sua presença em nossas vidas. Alguns temas abordados: reencarnação, perdão, gratidão, passado, leis divinas, sofrimento e fé.
Obra reflexiva que reúne pensadores espíritas da atualidade. Cada um deles discorre, com muita propriedade, sobre o tipo de fome que os preocupa no momento presente, propondo orientações que contribuem para o avanço moral da humanidade. Temas abordados pelos respectivos autores: Acolhimento – Aloísio silva, Alegria – Gibson Bastos, Arte – Kate Lúcia Portela, Assertividade – Alkíndar de Oliveira, Atitude – Carlos Augusto Abranches, Cidadania – Orson Peter Carrara, Conhecimento – José Carlos Leal, Criatividade – Paulo de Tarso Lyra, Disciplina – Maurício Mancini, Educação – Marcus De Mario, Esperança – Lucia Moysés, Fé – Luzia Mathias, Felicidade – Ricardo Orestes Forni, Fraternidade – Danielle Monjardim, Gentileza – Marcelo Teixeira, Inclusão – Marcos Paterra, Jesus – Cezar Braga Said, Justiça – Leila Brandão, Luz – Armando Falconi, Mobilização – Sidney Aride, Motivação – Cássio Leonardo Carrara, Participação – Marcus Vinicius de Azevedo Braga, Perdão – Hélio Ribeiro Loureiro, Saúde – Luiz Sérgio de Lima Gomes, Verdade – Roberto Vilmar Quaresma.