Apresenta lições inspiradas nos princípios espíritas iluminados pelo Evangelho. Objetivando orientar e alertar o homem para a busca constante do autoaprimoramento, aborda assuntos como: a missão de Jesus, mediunidade, mente, o perispírito, a religião, o destino da Terra, entre outros. São subsídios valiosos que permitem encontrar o verdadeiro caminho de libertação espiritual, por meio da prática do amor incondicional.
A partir de estudos realizados durante sessões públicas em Uberaba, MG, o espírito Emmanuel teceu sábios comentários sobre questões de O Livro dos Espíritos, obra básica organizada por Allan Kardec em 1857. São interpretações de respostas dos espíritos superiores e explanações sobre conceitos e premissas que constituem o Espiritismo e expõem a necessidade de se compreender a grandeza que nos cerca. Enfatiza os ricos conceitos inseridos no primeiro livro da Codificação como verdadeiros valores morais que podem servir de guias, base de sabedoria e amor nos caminhos humanos que buscam o encontro do Cristo. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Conhecido do grande público pelas obras em que revela a vida no Mundo Espiritual, André Luiz ditou importantes livros de mensagens, que se tornaram indispensáveis clássicos da literatura espírita, como Agenda cristã, Conduta espírita e Sinal verde. A essa ilustre estante pertence também a obra valiosa que o leitor tem em mão. Em 70 capítulos, estas páginas são como raios solares aquecendo nosso cosmo interior. Além de luz e esclarecimento, servem como fonte de energia para aplicarmos nos mais diversos setores da vida e do trabalho na seara cristã. Com sua força e magnetismo, o Sol sustenta todo o sistema planetário. Assim também o Espiritismo, ao alimentar nossas almas. Vós sois a luz do mundo –disse o Cristo com seu verbo imortal, cujo sentido profundo André Luiz reverbera em Sol nas almas, a fim de que tenhamos bastante luz a brilhar pela eternidade e além.
Os recados desta monumental obra falam ao coração fraterno e humilde do povo brasileiro. Seja pelas mensagens de Emmanuel ou pelas reflexões de
André Luiz, seja pelas rimas de Castro Alves ou pelos versos de Pedro de Alcântara, lições profundas surgem soberanas, para a Humanidade inteira,
como marcas indicando o caminho a Deus, ao Cristo e à Caridade, no rumo da Espiritualidade Superior, que nos cabe a todos trilhar.
Já parou para pensar no significado da oração do Pai-Nosso? Ensinada por Jesus, muitas vezes a proferimos, sem refletir no profundo sentido de cada palavra que a compõe. Além de estudar, em minúcias, a famosa prece do Cristo e analisar seu contexto histórico-religioso, Alvaro Chrispino explica por que, como, quando e onde devemos orar. Para tanto, recorre a textos oriundos da Espiritualidade, como também de autores de diferentes vertentes da doutrina cristã. A prece, afinal, é importante recurso para o autoconhecimento, a travessia segura nas provações e mesmo o desenvolvimento da mediunidade. É caminho de aprendizado interior, manifestado em segredo, nos escaninhos do coração, mas também ato de realização exterior, porque deve transformar-se em ação, em benefício de si, do próximo e da coletividade. Saber orar, contudo, não é tão simples: por meio da prece, devemos nos apresentar a Deus com as vestes nupciais tecidas nas mais sinceras emoções. Assim, Senhor, é tudo o que desejamos: Ensina-nos a orar!
Comenta temas da vida diária a respeito das mais diversas situações que afligem o homem. Consoante ao que disse Jesus: Vigiai e orai para não cairdes em tentação, este trabalho é um convite à vigilância operosa e à prece, que se traduzem na ação cotidiana pelo bem de todos. Alguns dos temas: Viver em paz, Culpa e desafio, Desejos e ambições, Convivência familiar, Defende a natureza, Filhos, Insegurança, Lição na prova, Força de atração, dentre outros.
Olhar uma pedra e perceber sua história. Pisar em folhas secas no parque ou em seu jardim e ouvir o ruído gostoso de algo que ainda sobrevive. Olhar o horizonte e perceber o vento que caminha em sua direção, trazendo notícias de longe, sussurrando ao ouvido canções da sua infância ou dando notícias dos amores que partiram. O olhar e as percepções da alma... Podemos penetrar o âmago das coisas e descobrir nuances e belezas que antes não percebíamos. Mas como desenvolver esse olhar, que por vezes nos parece tão distante quanto o ente querido que a morte nos surrupiou? Como contemplar a paisagem de um dia ameno, quando o mundo nos pede pressa e nosso íntimo suplica paz? Como atravessar com dignidade os assaltos do caminho, mantendo as emoções em equilíbrio e um sorriso leve ante a dor, que surge imensa? Estas páginas sensíveis e sinceras mostram como ao leitor.
Aqui arregimentamos algumas citações de benfeitores espirituais à guisa de sugestões simples e genéricas, evitando criar padrões e práticas que logo ganham sabor ritualístico religioso, assim como feição de culto exterior em completo desacordo com os princípios que norteiam a Doutrina Espírita.
"Se tiveres amor, caminharás no mundo como alguém que transformou o próprio coração em chama divina a dissipar as trevas... [...]
Reconhecerás a ignorância em toda manifestação contrária à justiça e descobrirás a miséria por fruto dessa mesma ignorância em toda parte onde o sofrimento plasma o cárcere da delinquência, o deserto do desespero, o inferno da revolta ou o pântano da preguiça...
Se tiveres amor saberás, assim, cultivar o bem, a cada instante, para vencer o mal a cada hora..."
Este livro é resultado de um esforço de caridade e empatia, dirigido a espíritas, a adeptos de outras religiões, a incrédulos, a todos que queiram fruir do refrigério e do fortalecimento íntimo que a Doutrina Espírita é capaz de nos dar nessa hora. São abordagens plurais feitas por estudiosos e trabalhadores espíritas, mas que também estudam e vivenciam outros ramos da ciência e do conhecimento. Com rigor e correção, estabelecem liames atuais, lógicos e abrangentes em favor da nossa compreensão e entendimento. Médicos de diversas áreas e outros profissionais da saúde, operadores do direito, educadores, administradores de empresas, artistas, jovens estudantes, historiadores são os autores. Cada um deles tece linhas consistentes e interessantes, permitindo-nos perceber a realidade atual de forma que faça sentido, seja suportável, voltada ao progresso e eivada de esperança e bons frutos para o futuro.
Fatos e notícias do dia a dia, paradigmas da sociedade e sentimentos individuais estão em constante e cada vez mais acelerada transformação. Conjugam-se num emaranhado confuso, provocando angústia e a sensação de que não estamos conseguindo compreender todas as mudanças da atualidade. Viver é uma das artes mais complexas, mas também grande fonte de prazer e aprendizado se dela soubermos extrair sua melhor parte, aquela que nos faz progredir moral e intelectualmente. Conversando com a ciência, com a filosofia e guiado pela moral religiosa, o Espiritismo pode ampliar os horizontes, fazendo-nos enxergar os fatos que nos cercam de outra perspectiva. Permita-se abrir os olhos para enxergar as entrelinhas da vida e mergulhe nesta empreitada de sabedoria.
Essa obra vem, a cada página, alargando sutilmente as percepções dos leitores mais atentos, descortinando e desanuviando as práticas mediúnicas, estruturadas nas bases do amor puro e dos propósitos divinos.
Ao longo da História, a humanidade enfrentou dias difíceis e tumultuados: guerras, epidemias, catástrofes naturais, como terremotos, além dos grandes horrores concebidos e realizados pelos humanos, como a escravidão e o holocausto. Alguns acontecimentos se tornam tão importantes que marcam não apenas o momento em que eles se passam, mas também todas as gerações futuras. Isso porque a angústia que eles nos causam, às vezes, é o caminho que a vida encontra para que busquemos novos rumos – bem como a solução para os desafios existenciais. Caminhos para a vida, de Hammed, psicografado por Marcello Côrtes, apresenta-se como fonte de inspiração para todos os momentos delicados de nossa existência. Sua leitura e reflexão nos abrem horizontes pelos quais nos percebemos participantes ativos de nossa própria história. Desfrute destes textos (e das motivações neles contidas) para melhorar seu universo íntimo!
A verdadeira vida é a espiritual, que antecede a matéria e vai além dela. Nessa perspectiva de imortalidade, todos os problemas, dores e dificuldades, por maiores que pareçam, diminuem, uma vez que são colocadas diante da perspectiva do infinito amor, perdão e da possibilidade da renovação por tempo indeterminado. Este trabalho oferece reflexões que estimulam o despertar do Espírito para os verdadeiros valores da vida eterna.
Apresenta mensagens que transmitem esperança aos corações sedentos de esclarecimento e de consolo, diante das atribulações da vida. Em meio a tantas lições luminosas, enfatiza a importância de não se deixar escravizar pelo passado e de cuidar sempre do presente, com gratidão, oferecendo a certeza da bondade de Deus e da Sua presença em nossas vidas. Alguns temas abordados: reencarnação, perdão, gratidão, passado, leis divinas, sofrimento e fé.
Aborda a essência do espiritismo, que surgiu na Terra para concretizar a promessa de Jesus em torno do advento do Consolador. Enfeixa, em síntese, os conceitos basilares desta doutrina, oferecendo orientações reflexivas que inspiram a confiança necessária para enfrentar as dificuldades cotidianas e as lutas da existência. Alguns temas abordados: escolhas, oração, depressão, riqueza, religião, provações e educação.