Os recados desta monumental obra falam ao coração fraterno e humilde do povo brasileiro. Seja pelas mensagens de Emmanuel ou pelas reflexões de
André Luiz, seja pelas rimas de Castro Alves ou pelos versos de Pedro de Alcântara, lições profundas surgem soberanas, para a Humanidade inteira,
como marcas indicando o caminho a Deus, ao Cristo e à Caridade, no rumo da Espiritualidade Superior, que nos cabe a todos trilhar.
Já parou para pensar no significado da oração do Pai-Nosso? Ensinada por Jesus, muitas vezes a proferimos, sem refletir no profundo sentido de cada palavra que a compõe. Além de estudar, em minúcias, a famosa prece do Cristo e analisar seu contexto histórico-religioso, Alvaro Chrispino explica por que, como, quando e onde devemos orar. Para tanto, recorre a textos oriundos da Espiritualidade, como também de autores de diferentes vertentes da doutrina cristã. A prece, afinal, é importante recurso para o autoconhecimento, a travessia segura nas provações e mesmo o desenvolvimento da mediunidade. É caminho de aprendizado interior, manifestado em segredo, nos escaninhos do coração, mas também ato de realização exterior, porque deve transformar-se em ação, em benefício de si, do próximo e da coletividade. Saber orar, contudo, não é tão simples: por meio da prece, devemos nos apresentar a Deus com as vestes nupciais tecidas nas mais sinceras emoções. Assim, Senhor, é tudo o que desejamos: Ensina-nos a orar!
Olhar uma pedra e perceber sua história. Pisar em folhas secas no parque ou em seu jardim e ouvir o ruído gostoso de algo que ainda sobrevive. Olhar o horizonte e perceber o vento que caminha em sua direção, trazendo notícias de longe, sussurrando ao ouvido canções da sua infância ou dando notícias dos amores que partiram. O olhar e as percepções da alma... Podemos penetrar o âmago das coisas e descobrir nuances e belezas que antes não percebíamos. Mas como desenvolver esse olhar, que por vezes nos parece tão distante quanto o ente querido que a morte nos surrupiou? Como contemplar a paisagem de um dia ameno, quando o mundo nos pede pressa e nosso íntimo suplica paz? Como atravessar com dignidade os assaltos do caminho, mantendo as emoções em equilíbrio e um sorriso leve ante a dor, que surge imensa? Estas páginas sensíveis e sinceras mostram como ao leitor.
Inspirados pelo ensino de Jesus no consolo aos aflitos, Emmanuel e André Luiz propõem reflexões acerca de questões afetivas, desajustes psicológicos, conflitos no lar, desânimo e outros inquietantes problemas. Seu recado é fonte de ânimo a nos motivar à procura pelas concessões almejadas, convertendo-as em serviço na edificação do Reino de Deus em nós, a fim de mostrar nos que, diante de indagações que nos mobilizam a existência, Busca e
acharás é a resposta.
"Se tiveres amor, caminharás no mundo como alguém que transformou o próprio coração em chama divina a dissipar as trevas... [...]
Reconhecerás a ignorância em toda manifestação contrária à justiça e descobrirás a miséria por fruto dessa mesma ignorância em toda parte onde o sofrimento plasma o cárcere da delinquência, o deserto do desespero, o inferno da revolta ou o pântano da preguiça...
Se tiveres amor saberás, assim, cultivar o bem, a cada instante, para vencer o mal a cada hora..."
Entre poemas e prosas, apresenta mensagens inéditas pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, com reflexões sobre perdão, otimismo, auxílio e bondade, além de preces, entrevistas e palavras consoladoras de Emmanuel, Maria Dolores, Cornélio Pires, Irmão X, entre outros, que levam ao genuíno significado da verdade e do amor. Alguns dos capítulos: Nossa mãe, Súplica de filho, A doença e a justiça, Riqueza e fraternidade, Grande pátria, Reconciliação, entre outros.
Coletânea composta por recados de esclarecimento e consolo, que edificam a alma dos construtores de um mundo melhor. A sabedoria de Emmanuel faz refletir, de forma profunda e significativa, a cada palavra trazida pelas abençoadas mãos de Chico Xavier. 365 mensagens, uma para cada dia do ano, com um sublime convite à renovação íntima e vida plena de realizações no bem.
O movimento espírita brasileiro, formado por aqueles que trabalham na difusão do pensamento espírita, vem crescendo consideravelmente entre população brasileira. Esse fato traz a necessidade de que essa atividade se transforme em objeto de estudo dos espíritas a fim de que, melhor entendida, possa cumprir suas reais finalidades na divulgação do evangelho de Jesus. Este trabalho reúne mensagens selecionadas sobre o movimento espírita contidas em diversos livros publicados pela FEB, bem como artigos da revista O Reformador. Lidas e estudadas, permitem melhor entendimento do assunto e de como cada um de nós pode e deve contribuir especificamente. Muitas das mensagens que compõem esta obra são de antigos trabalhadores espíritas que voltam para nos esclarecer sobre o que fazemos no exercício da divulgação doutrinária.
Sexo é um assunto presente nas várias fases da vida, sendo comum se questionar sobre a abordagem do tema no plano espiritual. Assumindo a relevância e as possíveis dúvidas, com base nos sábios e benevolentes mensageiros que orientaram Allan Kardec na codificação da doutrina espírita, as definições permitem uma reformulação do pensamento e possível mudança na postura diante dos assuntos relacionados ao casamento, amor livre, aborto e adultério. Valiosos conselhos, voltados à educação dos indivíduos no sentido de tratar dignamente o tema, respeitando os outros e a si mesmo.
Enfoca lições sobre a Doutrina Espírita recolhidas em sessões públicas da Comunhão Espírita Cristã de Uberaba, MG. Visa destacar a pureza da Doutrina alertando para a importância do estudo e da vivência diária dos ensinos.
A partir de estudos realizados durante sessões públicas em Uberaba, MG, o espírito Emmanuel teceu sábios comentários sobre questões de O Livro dos Espíritos, obra básica organizada por Allan Kardec em 1857. São interpretações de respostas dos espíritos superiores e explanações sobre conceitos e premissas que constituem o Espiritismo e expõem a necessidade de se compreender a grandeza que nos cerca. Enfatiza os ricos conceitos inseridos no primeiro livro da Codificação como verdadeiros valores morais que podem servir de guias, base de sabedoria e amor nos caminhos humanos que buscam o encontro do Cristo. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Apresenta lições valiosas da doutrina espírita, com a finalidade de demonstrar o aprimoramento da alma a cada reencarnação e que o afeto não desaparece no além-túmulo. Ressalta temas como fraternidade, mediunidade, perdão e sofrimento, oferecendo consolo e orientação aos que na Terra permanecem.
Qual a força do pensamento? O ser humano é herdeiro positivo dos reflexos das experiências de ontem, com recursos para alterar a direção à verdadeira felicidade. Expõe, por meio de comparações baseadas no dia a dia, os efeitos que o pensamento gera na intimidade de cada um e no mundo onde vive, explicando a ligação dele com as emoções e evidenciando a capacidade de gerenciá-lo em benefício do próprio progresso. Alguns temas: O espelho da vida, Instrução, Família, Vocação, Profissão, Hábito, Culpa, Enfermidade, dentre outros.
Aborda temas como: ciência e cientificismo, espiritismo, espiritualismo e evangelho, família, medicina do futuro, religiões, verdade reencarnacionista, dentre outros. Reunindo valiosas sugestões, cumpre a tarefa de levar a verdade libertadora aos corações sedentos de paz. Mensagens publicadas na revista O Reformador e extraídas de obras diversas do autor espiritual Emmanuel.
Aborda a mensagem do Cristo com o intuito de demonstrar a clareza de sua compreensão com o conhecimento da Doutrina Espírita. Através de comentários de trechos do Evangelho, enfoca temas como expiação coletiva, orgulho, preguiça e responsabilidade, ressaltando a plena integração entre o Cristianismo e o Espiritismo.
Obra especialmente dedicada ao Culto do Evangelho no Lar, organizada pelo Espírito Emmanuel, em que diversos outros amigos do Além participam com edificantes considerações à luz dos fundamentos da Doutrina Espírita. São ao todo 65 capítulos que nos oferecem judiciosos esclarecimentos e nos ajudam a pensar, a meditar nas verdades do Espírito, junto aos nossos companheiros da romagem humana que vivem sob o teto do ambiente familiar. Reúne crônicas, poesias e mensagens instrutivas sobre temas intensamente discutidos nos dias de hoje, tais como: aborto, divórcio, família, infância e amor maternal, mostrando a necessidade da renovação do homem por meio da prática dos ensinos evangélicos.