Mesmo estando sujeito a cometer erros o ser humano não pode deixar de lutar, mas para que suas ações sejam promovedoras do bem, ele precisa identificar que dentro de si reside a causa de seus fracassos e internamente ele possui recursos que, quando usados, podem conduzí-lo ao sucesso. Analisa o porquê da necessidade que o homem tem de personificar o mal como uma força que está fora de si, e também a importância da fé raciocinada para a construção de um mundo melhor.
Coletânea de artigos escritos por Deolindo entre os anos de 1940 e 1970, aborda temas sempre atuais que colocam a doutrina espírita face a face com a ciência. Alguns dos assuntos: o evangelho e a responsabilidade, visão global do espiritismo, restrições ao livre-arbítrio, a moral e os recursos da natureza, Kardec e Delanne, Eça de Queiroz e a reencarnação, entre outros. Integra a série Deolindo Amorim.
Iriê é um indiozinho que é guiado pelo espírito do seu avô, Iriê tem grandes lições de vida e moral necessárias para o seu crescimento espiritual. Livro ilustrado.
A mediunidade de Altivo Pamphiro aflorou nos primeiros anos de sua juventude. Estudando com perseverança a Doutrina Espírita foi, pouco a pouco, desenvolvendo seus dons. Foi fiel ao trabalho, colocando suas mãos sobre os doentes para que Dr. Hermann curasse as dores físicas. Balthazar, Antonio de Aquino e outros benfeitores utilizavam sua mediunidade para difundir a Codificação, e suas vozes atravessaram as fronteiras do Brasil, sendo ouvidas até no exterior orientando os núcleos espíritas nascentes, estimulando-os a prosseguir a abençoada tarefa do esclarecimento espiritual. Caráter firme, palavras sempre discretas, ouvidos sempre prontos a ouvir e amigo de todos. Exemplo e estímulo a todos os que se propõem ao trabalho com o Cristo, o exemplo da mediunidade segura que, segundo Allan Kardec, deve ser a aspiração de todos os médiuns desejosos de levar em suas mãos a bandeira do trabalho, solidariedade e tolerância.
Esta obra foi elaborada no intuito de orientar os pais durante o culto no lar. Geralmente, as crianças não conseguem ficar muito tempo sentadas, por isso, durante a semana as maiores estudariam um capítulo. No início do culto apresentariam o que leram aos pais e irmãos; as menores desenhariam sobre o assunto apresentado e, depois, todas poderiam se retirar enquanto os pais continuariam o estudo.
Isabel e seus amigos vão todos os domingos à Casa Espírita para a Escola de Evangelização. Isabel por estar mais crescida foi convidada a colaborar com os pequenos, quando houvesse necessidade. Ao chegarem à escolinha, Isabel teve uma surpresa, a evangelizadora da turma dos pequenos Rosa, estava doente. Então a diretora entregou lápis, cola, papéis, cartolina colorida e pediu a Isabel ficar com os pequenos naquele domingo. Isabel ficou preocupada, mas como é muito responsável aceitou a tarefa. A partir deste dia tiveram uma grande aprendizagem sobre Evangelização com a Isabel.
Material originado da apostila que guiou os estudos deste evento, realizado em 2002, e que teve a primeira edição no ano de 1984. Esse encontro ocorreu em três dias, com as seguintes temáticas: no primeiro dia, o tema geral foram os Espíritos protetores, abordando quem são eles, como se relacionam com seus protegidos e os protetores da coletividade; no segundo, a proteção que os Espíritos dedicam, enfocando o que e como os protetores fazem para proteger o ser; finalizando, tratou-se sobre o que se deve fazer para ser protegido pela espiritualidade maior.
Deus, o Pai de todos nós nos impulsiona sempre para frente na busca da fé com humildade fé que nos ajuda em tudo o que devemos fazer, de coração voltado para o bem, com equilíbrio em todos os momentos fé até pelo ato de viver! Estas páginas direcionam o indivíduo para esta conquista, ao proporcionar orientações oportunas, em trechos curtos, mas que guardam excelentes notas de espiritualidade. São mensagens de ânimo, coragem, fé, trabalho, interiorização, decisão, e esclarecimentos sobre a vida espiritual quanto a evolução.
A humanidade, ainda hoje, sofre com os entraves seculares que dificultam o progresso espiritual. O materialismo, com todo o séquito de seus filhos diletos, tais como egoísmo e hedonismo, imediatismo e ceticismo, relativismo e indiferença moral, tem afastado os homens da compreensão libertadora que envolve as leis divinas. Diante deste cenário, quais os caminhos a seguir? Qual a proposta e a contribuição espírita para a construção da humanidade do futuro? E a juventude, qual o papel que lhe cabe na edificação dessa nova era que está por vir? Esta obra aborda tais questionamentos, conscientizando-nos do papel de cada um de nós na mais vasta e profunda reforma já empreendida pela humanidade. São valiosas orientações que ajudam a construir o sublime futuro que nos está reservado. Alguns temas abordados: juventude, crise, fé, esperança, transição planetária, entre outros. Integra a série Denis na Revista Espírita, composta pelas obras: Um Olhar Sobre o Tempo Presente e Liberdade e Renovação.
Altivo C. Pamphiro, Balthazar, Diversos, Mário Coelho
sinopse
Por meio de indagações ao plano espiritual, apresentadas sob a forma de perguntas feitas diretamente aos Espíritos benfeitores em reuniões mediúnicas no Centro Espírita Léon Denis, esta obra esclarece assuntos ainda tão pouco conhecidos pela razão humana, porém essenciais à compreensão da bondade e justiça divina. Alguns dos temas abordados: trabalho na casa espírita, assistência fraterna, divulgação da doutrina espírita, importância das obras sociais, educação espírita na escola e no lar, papel do evangelizador, conduta do trabalhador espírita, dentre outros. Integra coleção composta por três volumes.
Muitos não podem ainda caminhar porque lhes falta um guia, e esse só poderá ser o Evangelho do Cristo. Baseando-se nesta premissa, este trabalho reúne mensagens de amor, tolerância e de perdão, bem como lições de coragem, perseverança e, sobretudo, de fé. Destina-se a todos que buscam orientações para seguir na estrada infinita do progresso, sempre guiados pelos ensinamentos de Jesus. Alguns temas abordados: evolução, perdão, fortunas, a força do pensamento, mediunidade, gratidão, fé, entre outros.
Desde a codificação da doutrina espírita, muitos já conseguiam enxergar em sua essência um poderoso elemento regenerador. Apoiando-se em provas de bases sólidas, o espiritismo deve preparar e renovar a educação científica, racional e moral do homem. Léon Denis, líder venerado da doutrina espírita e continuador de Allan Kardec, sempre congregou seus adeptos para as belas e simples palavras de misericórdia e amor ensinadas pelo Cristo, há dois mil anos. O espiritismo, segundo ele, não devia ser uma nova religião, mas o complemento de todas as religiões e base de concordância dentre a maioria delas. Nesta obra, Denis aborda a questão do futuro da filosofia espírita, evidenciando sua importância para a evolução do planeta.
Cairbar Schutel tem importante papel na divulgação do espiritismo. Durante sua vida corpórea, sempre foi zeloso e esforçado propagador da doutrina. O organizador desta obra reuniu importantes instruções que Cairbar, através da psicografia de Altivo Pamphiro, transmitiu para o trabalho de um grupo de colaboradores pioneiros na internet, na época denominado "IRC-Espiritismo" e hoje chamado de "Espiritismo.net", apresentando diretrizes àqueles que desejam divulgar a filosofia espírita das mais diversas formas, seja em reuniões na casa espírita, grupos de estudos ou mesmo na internet. São abordadas lições de O Evangelho segundo o Espiritismo e assuntos de grande relevância, como a homossexualidade, evidenciando que a doutrina dos Espíritos consegue abranger qualquer área da psicologia humana, trazendo luz e paz àqueles que a utilizam como filosofia moral.
Ao longo de décadas, os Espíritos que dirigem os trabalhos do Centro Espírita Léon Denis no Rio de Janeiro ditam após reuniões públicas, pela psicofonia, mensagens que apoiam as lições dos estudos realizados na casa. Esta obra reúne estas mensagens, repletas de esclarecimentos. São sábias palavras de luz e consolo, que orientam aqueles que procuram a paz e a renovação moral que o espiritismo oferece. Mensagens edificantes de espíritos como Dr. Hermann, Irmã Scheilla, Antônio de Aquino, Balthazar, Cairbar, e diversos outros. Alguns dos temas abordados: ação fluídica do perdão, fontes de fé, mundos internos, o amor de Jesus, convivência fraternal, prece, melancolia, entre outros.
Apresenta oportunas lições, com a profundidade e beleza do autor que passou a vida toda se dedicando à mais sublime das artes: a de educar. Alguns dos temas: família, casamento, evangelização dos filhos, importância dos professores, autoridade dos pais, a força do exemplo, o idoso na família, ensino religioso, educação sexual, ciúmes, jovens e os vícios, entre outros.
A filosofia espírita descortina um horizonte novo para a vida do homem, o qual confia em seu empenho e no poder da inteligência. Em meio à avançada tecnologia e recursos de comunicação, é necessário que a doutrina espírita veicule o que há de mais belo no sentido de educar as almas, sequiosas de fontes seguras. Alguns dos assuntos: vida futura, dilema entre a vida e a morte, perispírito, a morte vista pela psiquiatria e psicologia, sono, reencarnação, espiritismo e direito penal, entre outros.