Mesmo estando sujeito a cometer erros o ser humano não pode deixar de lutar, mas para que suas ações sejam promovedoras do bem, ele precisa identificar que dentro de si reside a causa de seus fracassos e internamente ele possui recursos que, quando usados, podem conduzí-lo ao sucesso. Analisa o porquê da necessidade que o homem tem de personificar o mal como uma força que está fora de si, e também a importância da fé raciocinada para a construção de um mundo melhor.
Coletânea de artigos escritos por Deolindo entre os anos de 1940 e 1970, aborda temas sempre atuais que colocam a doutrina espírita face a face com a ciência. Alguns dos assuntos: o evangelho e a responsabilidade, visão global do espiritismo, restrições ao livre-arbítrio, a moral e os recursos da natureza, Kardec e Delanne, Eça de Queiroz e a reencarnação, entre outros. Integra a série Deolindo Amorim.
Iriê é um indiozinho que é guiado pelo espírito do seu avô, Iriê tem grandes lições de vida e moral necessárias para o seu crescimento espiritual. Livro ilustrado.
A mediunidade de Altivo Pamphiro aflorou nos primeiros anos de sua juventude. Estudando com perseverança a Doutrina Espírita foi, pouco a pouco, desenvolvendo seus dons. Foi fiel ao trabalho, colocando suas mãos sobre os doentes para que Dr. Hermann curasse as dores físicas. Balthazar, Antonio de Aquino e outros benfeitores utilizavam sua mediunidade para difundir a Codificação, e suas vozes atravessaram as fronteiras do Brasil, sendo ouvidas até no exterior orientando os núcleos espíritas nascentes, estimulando-os a prosseguir a abençoada tarefa do esclarecimento espiritual. Caráter firme, palavras sempre discretas, ouvidos sempre prontos a ouvir e amigo de todos. Exemplo e estímulo a todos os que se propõem ao trabalho com o Cristo, o exemplo da mediunidade segura que, segundo Allan Kardec, deve ser a aspiração de todos os médiuns desejosos de levar em suas mãos a bandeira do trabalho, solidariedade e tolerância.
Esta obra foi elaborada no intuito de orientar os pais durante o culto no lar. Geralmente, as crianças não conseguem ficar muito tempo sentadas, por isso, durante a semana as maiores estudariam um capítulo. No início do culto apresentariam o que leram aos pais e irmãos; as menores desenhariam sobre o assunto apresentado e, depois, todas poderiam se retirar enquanto os pais continuariam o estudo.
Livreto bilingue em esperanto e português. Contém versos que são um convite à reflexão, de temas como vida, amor, igualdade, fraternidade.Traz fotos de rara beleza, de flores e de pessoas de diferentes povos e etnias.
Isabel e seus amigos vão todos os domingos à Casa Espírita para a Escola de Evangelização. Isabel por estar mais crescida foi convidada a colaborar com os pequenos, quando houvesse necessidade. Ao chegarem à escolinha, Isabel teve uma surpresa, a evangelizadora da turma dos pequenos Rosa, estava doente. Então a diretora entregou lápis, cola, papéis, cartolina colorida e pediu a Isabel ficar com os pequenos naquele domingo. Isabel ficou preocupada, mas como é muito responsável aceitou a tarefa. A partir deste dia tiveram uma grande aprendizagem sobre Evangelização com a Isabel.
Material originado da apostila que guiou os estudos deste evento, realizado em 2002, e que teve a primeira edição no ano de 1984. Esse encontro ocorreu em três dias, com as seguintes temáticas: no primeiro dia, o tema geral foram os Espíritos protetores, abordando quem são eles, como se relacionam com seus protegidos e os protetores da coletividade; no segundo, a proteção que os Espíritos dedicam, enfocando o que e como os protetores fazem para proteger o ser; finalizando, tratou-se sobre o que se deve fazer para ser protegido pela espiritualidade maior.
Deus, o Pai de todos nós nos impulsiona sempre para frente na busca da fé com humildade fé que nos ajuda em tudo o que devemos fazer, de coração voltado para o bem, com equilíbrio em todos os momentos fé até pelo ato de viver! Estas páginas direcionam o indivíduo para esta conquista, ao proporcionar orientações oportunas, em trechos curtos, mas que guardam excelentes notas de espiritualidade. São mensagens de ânimo, coragem, fé, trabalho, interiorização, decisão, e esclarecimentos sobre a vida espiritual quanto a evolução.
Allan Kardec define a obsessão e dá-lhe uma classificação: “a obsessão é o domínio que alguns Espíritos sabem exercer sobre certas pessoas. Ela nunca ocorre, senão através dos Espíritos inferiores, que procuram dominar...” (Item 237, O Livro dos Médiuns). O trabalho da Desobsessão ocorre não apenas para socorrer os Espíritos que obsidiam alguém ou a um lar, mas também para socorrer os encarnados que sofrem esse assédio espiritual, cujos endereços chegam até a Casa Espírita. Um endereço levado à Casa Espírita com pedido de Irradiação ou mesmo os endereços selecionados pelos guias espirituais durante as orientações mediúnicas da Casa, iniciam este trabalho que culmina com a evocação dos Espíritos que estão nestes endereços para serem esclarecidos. Fazendo isto estamos realizando aquilo que é preconizado em O Livro dos Médiuns, capítulo XXIII, item 254, pergunta 5: “Não se pode também combater a influência dos maus Espíritos, moralizando-os? ” Resposta: “Sim, é o que não se faz e o que não se deve deixar de fazer; pois, muitas vezes, esta é uma tarefa que vos é dada e que deveis cumprir caridosa e religiosamente. Através de sábios conselhos, pode-se induzi-los ao arrependimento e apressar-lhes o progresso.”
A humanidade, ainda hoje, sofre com os entraves seculares que dificultam o progresso espiritual. O materialismo, com todo o séquito de seus filhos diletos, tais como egoísmo e hedonismo, imediatismo e ceticismo, relativismo e indiferença moral, tem afastado os homens da compreensão libertadora que envolve as leis divinas. Diante deste cenário, quais os caminhos a seguir? Qual a proposta e a contribuição espírita para a construção da humanidade do futuro? E a juventude, qual o papel que lhe cabe na edificação dessa nova era que está por vir? Esta obra aborda tais questionamentos, conscientizando-nos do papel de cada um de nós na mais vasta e profunda reforma já empreendida pela humanidade. São valiosas orientações que ajudam a construir o sublime futuro que nos está reservado. Alguns temas abordados: juventude, crise, fé, esperança, transição planetária, entre outros. Integra a série Denis na Revista Espírita, composta pelas obras: Um Olhar Sobre o Tempo Presente e Liberdade e Renovação.
Altivo C. Pamphiro, Balthazar, Diversos, Mário Coelho
sinopse
Por meio de indagações ao plano espiritual, apresentadas sob a forma de perguntas feitas diretamente aos Espíritos benfeitores em reuniões mediúnicas no Centro Espírita Léon Denis, esta obra esclarece assuntos ainda tão pouco conhecidos pela razão humana, porém essenciais à compreensão da bondade e justiça divina. Alguns dos temas abordados: trabalho na casa espírita, assistência fraterna, divulgação da doutrina espírita, importância das obras sociais, educação espírita na escola e no lar, papel do evangelizador, conduta do trabalhador espírita, dentre outros. Integra coleção composta por três volumes.
Muitos não podem ainda caminhar porque lhes falta um guia, e esse só poderá ser o Evangelho do Cristo. Baseando-se nesta premissa, este trabalho reúne mensagens de amor, tolerância e de perdão, bem como lições de coragem, perseverança e, sobretudo, de fé. Destina-se a todos que buscam orientações para seguir na estrada infinita do progresso, sempre guiados pelos ensinamentos de Jesus. Alguns temas abordados: evolução, perdão, fortunas, a força do pensamento, mediunidade, gratidão, fé, entre outros.
Desde a codificação da doutrina espírita, muitos já conseguiam enxergar em sua essência um poderoso elemento regenerador. Apoiando-se em provas de bases sólidas, o espiritismo deve preparar e renovar a educação científica, racional e moral do homem. Léon Denis, líder venerado da doutrina espírita e continuador de Allan Kardec, sempre congregou seus adeptos para as belas e simples palavras de misericórdia e amor ensinadas pelo Cristo, há dois mil anos. O espiritismo, segundo ele, não devia ser uma nova religião, mas o complemento de todas as religiões e base de concordância dentre a maioria delas. Nesta obra, Denis aborda a questão do futuro da filosofia espírita, evidenciando sua importância para a evolução do planeta.
Cairbar Schutel tem importante papel na divulgação do espiritismo. Durante sua vida corpórea, sempre foi zeloso e esforçado propagador da doutrina. O organizador desta obra reuniu importantes instruções que Cairbar, através da psicografia de Altivo Pamphiro, transmitiu para o trabalho de um grupo de colaboradores pioneiros na internet, na época denominado "IRC-Espiritismo" e hoje chamado de "Espiritismo.net", apresentando diretrizes àqueles que desejam divulgar a filosofia espírita das mais diversas formas, seja em reuniões na casa espírita, grupos de estudos ou mesmo na internet. São abordadas lições de O Evangelho segundo o Espiritismo e assuntos de grande relevância, como a homossexualidade, evidenciando que a doutrina dos Espíritos consegue abranger qualquer área da psicologia humana, trazendo luz e paz àqueles que a utilizam como filosofia moral.
Apresenta oportunas lições, com a profundidade e beleza do autor que passou a vida toda se dedicando à mais sublime das artes: a de educar. Alguns dos temas: família, casamento, evangelização dos filhos, importância dos professores, autoridade dos pais, a força do exemplo, o idoso na família, ensino religioso, educação sexual, ciúmes, jovens e os vícios, entre outros.