A filosofia espírita descortina um horizonte novo para a vida do homem, o qual confia em seu empenho e no poder da inteligência. Em meio à avançada tecnologia e recursos de comunicação, é necessário que a doutrina espírita veicule o que há de mais belo no sentido de educar as almas, sequiosas de fontes seguras. Alguns dos assuntos: vida futura, dilema entre a vida e a morte, perispírito, a morte vista pela psiquiatria e psicologia, sono, reencarnação, espiritismo e direito penal, entre outros.
A partir do conhecimento científico atual e do conhecimento espírita, vamos compreender que todos nós, heterossexuais, homossexuais e bissexuais, somos filhos de um mesmo Pai, e que essa diversidade sexual deve ser respeitada, incluindo por meio de leis que garantam direitos e deveres iguais para todos e promovam uma convivência pacífica e produtiva entre todos os membros de nossa sociedade.
Ernesto Bozzano, Maria Lúcia Alcantara de Carvalho
sinopse
Reúne inúmeros e curiosos casos, dos quais são extraídos exemplos do fenômeno da premonição. São relatos verdadeiramente autênticos, diante dos quais muitos falharam na elaboração de teorias que os explicassem. Divididos em três categorias: Autopremonições de doença ou de morte, Premonições de doenças ou de mortes que se referem a terceiros, Premonições de acontecimentos diversos.
Apresenta a maneira como alguns estudiosos percebiam o magnetismo, desde Mesmer, passando por Deleuze, barão du Potet, Charles Lafontaine, marquês de Puységur, dentre outros. Na questão 555 de O livro dos Espíritos, Allan Kardec comenta que o espiritismo e o magnetismo dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu várias fábulas, sob as quais os fatos se apresentam exagerados pela imaginação. Complementa que o conhecimento lúcido dessas duas ciências, que formam uma única, mostra a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constituindo o melhor preservativo contra as ideias supersticiosas, pois revela o que é possível e impossível, o que está nas leis da natureza e o que não passa de crendice.
Vinte e cinco centros ou grupos familiares acolhendo quase 10.000 pessoas, ou seja, 10% da população lionesa (informação publicada por mais de 10 jornais ou boletins que tratam de Espiritismo); uma creche para pais carentes; uma caixa de socorro para idosos necessitados. Em 1865 Lyon era, de fato, a primeira cidade espírita do mundo. Esse histórico em Lyon mostra o Espiritismo, o verdadeiro, sob todos os seus aspectos: científico, filosófico e moral. Mas como é que Lyon, na França, se tornou o coração do Espiritismo? Por que o declínio tão brutal? Como dizia Léon Denis: Lyon é mesmo um baluarte do Espiritismo.