Elo de ligação entre diferentes dimensões vibratórias a mediunidade, presente na história da Humanidade em vários eventos, começou a ganhar uma consistente definição com os estudos, observações e pesquisas levadas a efeito por Allan Kardec, na segunda metade do século XIX. Respostas para questões como: o que é médium?, como desenvolver a mediunidade?, erros mediúnicos, o exercício da mediunidade, dentre outras, são encontradas neste trabalho.
Livro composto a partir de dados sobre a pesquisa de cerca de 100 obras biográficas acerca do incomparável médium Chico Xavier. O autor, compilando dados, entrega-nos obra que homenageia, com justiça, um autêntico missionário de Jesus, que abraçou a mediunidade em sua feição de mediunato, conforme indicação de O Livro dos Médiuns. Originalmente editado pela Feego.
Desde antes de o tempo de Jesus até os dias de hoje, as pessoas ficam intrigadas com predições, previsões, premonições e pressentimentos de fatos que se comprovam posteriormente. Mais ainda quando tais previsões envolvem pessoas comuns, às quais seria difícil atribuir a designação de algum milagre. Nesta obra, questões intrigantes são respondidas: o futuro existe? é possível desvendar o futuro?
O ensinamento dos Espíritos sobre todos os tipos de manifestações mediúnicas. Allan Kardec nos esclarece e indica diretrizes seguras para todas as questões sobre o intercâmbio entre os Mundos Físico e Espiritual, tais como os princípios teóricos do fenômeno mediúnico, a classificação completa das mediunidades, o desenvolvimento mediúnico, a obsessão e as formas de combatê-la, as mistificações, a identidade dos Espíritos e muito mais. Trata-se de um manual indispensável para todos aqueles que queiram participar das atividades mediúnicas ou que apenas queiram conhecer a natureza e os mecanismos da mediunidade. Contém índice analítico dos assuntos.