Este livro não é apenas um aviso para propensos suicidas sobre as consequências de atitudes como essa, bem como é um alento para os familiares que perderam entes queridos para o suicídio.
A obra apresenta alguns breves relatos de espíritos que buscaram essa rota de fuga da vida física, e são pacientes com os quais o irmão Ebert teve contato nas enfermarias do Hospital Esperança, no plano espiritual, e com quem se relacionou nos trabalhos de auxílio.
Após cada breve relato dos suicidas, Ebert traz algumas reflexões a respeito dos casos, a fim de nos orientar diante dos desafios da vida.
A ferida da fragilidade tem seu fio condutor nas ideias de que, devido aos desvios de nossa conduta em várias vidas sucessivas, não temos uma identidade psicológica sólida. Na rota da evolução espiritual, fomos criados com o potencial da grandeza espiritual interior; e, usando de livre escolha, negamos o poder interior para caminhar na direção de um poder ilusório de conquistas efêmeras. Com essa atitude, alicerçadas no sentimento de indignidade criamos as dores que atormentam nossa vida interior. A ferida da fragilidade é um dos traços mais marcantes dos aprendizes da escola terrena. Uma acentuada desconexão com o patrimônio da fé e do autoamor, os verdadeiros poderes da alma.Ermance Dufaux nos conduz pelo caminho do autoconhecimento até atravessarmos essa longa estrada das feridas evolutivas. O amor é o nosso destino e a mediunidade é o nosso mapa.
Esta obra, atribuída ao Espírito de Chico Xavier, reúne alertas, orientações e reflexões, que evidenciam que a Terra caminha para uma regeneração de acordo com os projetos de Jesus, a caracterizar-se pela tolerância humana recíproca. Aponta que precisamos fazer a nossa parte no programa de sustentação futura do planeta, assumindo responsabilidades mais expressivas com a natureza e com a humanidade, já que a Era que nos aguarda é a do desenvolvimento da capacidade de amar. É preciso despertar a espiritualidade do homem para que sua vida possa ser transformada em um campo onde Deus possa se manifestar.