Este livro não é apenas um aviso para propensos suicidas sobre as consequências de atitudes como essa, bem como é um alento para os familiares que perderam entes queridos para o suicídio.
A obra apresenta alguns breves relatos de espíritos que buscaram essa rota de fuga da vida física, e são pacientes com os quais o irmão Ebert teve contato nas enfermarias do Hospital Esperança, no plano espiritual, e com quem se relacionou nos trabalhos de auxílio.
Após cada breve relato dos suicidas, Ebert traz algumas reflexões a respeito dos casos, a fim de nos orientar diante dos desafios da vida.
Esta obra, atribuída ao Espírito de Chico Xavier, reúne alertas, orientações e reflexões, que evidenciam que a Terra caminha para uma regeneração de acordo com os projetos de Jesus, a caracterizar-se pela tolerância humana recíproca. Aponta que precisamos fazer a nossa parte no programa de sustentação futura do planeta, assumindo responsabilidades mais expressivas com a natureza e com a humanidade, já que a Era que nos aguarda é a do desenvolvimento da capacidade de amar. É preciso despertar a espiritualidade do homem para que sua vida possa ser transformada em um campo onde Deus possa se manifestar.