A ABRARTE - Associação Brasileira de Artistas Espíritas, por meio desta obra, oferece aos dirigentes e trabalhadores de instituições espíritas elementos auxiliares aos estudos e práticas das atividades artísticas, sob a inspiração da doutrina espírita. Uma contribuição alicerçada nos saberes e fazeres de experientes trabalhadores no campo das artes, compromissados com o espiritismo. Dentre os assuntos abordados, destacam-se: Fundamentação doutrinária, Utilização da arte no Centro Espírita, Papel dos envolvidos, Planejando e iniciando um núcleo artístico, Exemplo de projeto simples para implantação de um grupo artístico e Atividades iniciais de um grupo artístico na casa espírita.
Traz ampla bibliografia sobre o tema arte e sua relação com o espiritismo. Adequado para o estudo individual ou em grupo, trata de forma clara e elucidativa sobre a temática nas obras básicas de Allan Kardec, coleção André Luiz e obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier, José Raul Teixeira, Divaldo Franco, entre outros. Dentre os assuntos abordados, destacam-se: Kardec e a arte, Arte em O Livro dos Espíritos, O artista perante o saber espírita, Mecanismos espirituais nas apresentações artísticas, Arte na transição planetária, entre outros.
Excelente material para aqueles que já são, ou desejam ser, expositores espíritas. Adicionalmente, oferece às instituições diversas observações úteis ao planejamento e organização de palestras públicas e cursos, elencando reflexões e sugestões acerca dos mais diversos aspectos que envolvem a coordenação e realização de atividades na tribuna espírita.