Percorre importantes e polêmicos fatos da história, na época em que Vargas foi presidente do Brasil. E vai além. Descreve o retorno do ex-presidente ao plano espiritual, pelo suicídio, o demorado restabelecimento das forças e da consciência, até quefosse capaz de analisar o encadeamento dos fatos da última trajetória terrena, intimamente relacionados com amigos e desafetos de tempos imemoriais.
Orientada pela certeza de que o perdão não modifica o passado, mas expande o futuro, esta obra sugere práticas, estratégias para enfrentar situações reais, exercícios de relaxamento preparatórios para meditação e oração, além de um mapa de autoterapia com passos necessários para alcançar o perdão e autoperdão. Um treinamento que, proporcionando pequenas descobertas e conquistas diárias, cumulativamente desenvolve o bem-estar integral e duradouro. Desta vida só levamos o que deixamos no outro. Então, por que carregar ódio e ressentimento, se podemos oferecer amor e compreensão?
Cândido é um jovem brasileiro com pretensões literárias que vai para a França, em busca de contatos que lhe propiciem a realização de seus sonhos. Fútil e aventureiro, logo se interessa por Ametista, a duquesa de Vincennes, em quem vê a grande oportunidade de se tornar rico e poderoso. A vida, no entanto, tem outros planos. A surpresa da paternidade e o encontro com grande personalidade do espiritismo nascente no século 19, na França, faz despontar em seu coração o desejo de espalhar a doutrina dos espíritos em solo brasileiro. Muitas surpresas e revelações mostram o entrelaçamento dos espíritos e o papel de cada um no grande labirinto das reencarnações.