Estudioso da mediunidade e trabalhador há mais de 50 anos em reuniões mediúnicas, Luiz Gonzaga Pinheiro fez um trabalho minucioso recolhendo textos de Emmanuel a respeito deste fascinante assunto, especialmente mensagens dirigidas aos médiuns trabalhadores das casas espíritas, e reuniu neste livro preciosidades encontradas nas obras trazidas a lume pelo mentor espiritual de Chico Xavier ao longo de sua parceria na psicografia missionária.
Os mais diversos comportamentos dos médiuns, bem como orientações acerca do emprego da mediunidade, são aqui enfocados com a segurança doutrinária desse espírito que contribuiu para alargar nossa compreensão em relação ao intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual.
Toda reunião mediúnica, dentro das casas espíritas, deveria iniciar seu trabalho com uma ponderação desse mentor, trazendo ao ambiente a orientação e o equilíbrio necessário para essa atividade de cunho consolador e educativo.
Valioso roteiro para a prática e aperfeiçoamento das faculdades mediúnicas. Reúne mensagens e orientações seguras sobre como deve ser esse intercâmbio entre os dois mundos, que só é permitido por Deus com a finalidade de levar conhecimento e consolo aos encarnados interessados em seu progresso espiritual.
Aborda e reflexiona a respeito das comunicações entre o mundo dos encarnados e desencarnados, apresentando elementos que valorizam e ampliam as noções de comunicação no sentido geral e, em particular, à mediúnica, além de ferramentas confiáveis para entender o intrincado mundo do diálogo com o além. Alguns dos temas: A comunicação no e do espiritismo, A comunicação no espaço da Umbanda, Pintura mediúnica, O fator intencional, Comunicação de massa, Tipos mediúnicos e diferenças, Emissor - perispírito - harmonia, Do desejo à comunicação, entre outros.
Vivemos o último quartel do século XX e mesmo assim ainda temos um punhado de dúvidas, de crendices e de superstições envolve e distorce a verdade sobre o fato mediúnico e as ocorrências anímicas em geral. Numa renovada tentativa de fornecer mais subsídios para a real aplicação do bem comum é que nos animamos a publicar este livro que reúne diversos comentários de diferentes autores espíritas consagrados pela seriedade de seus escritos doutrinários.
O autor aborda de forma direta, didática, simples e clara todo o contexto da Terapêutica Espírita que envolve as orientações doutrinárias e evangélicas, a prece, a mediunidade curadora, a imposição das mãos e a desobsessão. Coloca ao alcance de todos a base teórica e prática desse processo de cura espiritual.
Reúne instruções dos espíritos no que diz respeito ao norteamento teórico e prático do Espiritismo para sanar dúvidas e evitar dificuldades na instalação e funcionamento das reuniões mediúnicas. Trata-se de cuidadoso trabalho de pesquisa e compilação que reúne as principais advertências e orientações presentes na Codificação e também em outras obras respeitáveis.
Contados de forma séria, esses 20 casos de mediunidade vão despertar muito interesse no leitor ávido de notícias do além-túmulo. Trata-se de valiosas lições do mundo espiritual.
Esta obra é uma valiosa contribuição para o esclarecimento da mediunidade, frente ao aprendizado fundamental sobre desobsessão. Hipnotismo, vampirismo, regressão de memória (quando empregada sem responsabilidade e sem conhecimento preciso) e técnicas usadas pelos desencarnados são realidades de que todos podemos ser vítimas e das quais só poderemos defender-nos com o escudo luminoso do Evangelho e da Doutrina Espírita. Além disso, este estudo também nos faz refletir sobre o Ódio e o Amor.
Livro dividido em quatro capítulos, cujos temas são a existência da alma, a sobrevivência do espírito, da Bíblia à transcomunicação e comunicação mediúnica. Cada capítulo desenvolve diversos subtemas. Escrito em linguagem simples e objetiva, o volume explica a mediunidade.
Grande valia aos doutrinadores, aos médiuns e aos estudiosos interessados nas abordagens indispensáveis sobre o assunto. Fornece ao leitor, de maneira clara e didática, elementos indispensáveis ao aprendizado da doutrina e ao adestramento mental.
Escrever sobre homens e mulheres que fizeram história é, sobretudo, escrever sobre a relação existente entre encarnados e desencarnados ligados à Terra, ou, por outro lado, sobre nós próprios, agentes dessa história. O plano espiritual não se cansa de enviar heróis da caridade, príncipes do pacifismo, mestres da sabedoria, que se vestem de roupagem humilde para melhor servir ao progresso do homem.
"É fato que a mediunidade como faculdade existe desde que o homem assim se entende, mas sempre foi subutizada ou mal utilizada, por força do empirismo e da escassa compreensão das suas bases. Esse livro tem por objetivo facilitar e estimular o estudo de O Livro dos Médiuns por todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos acerca da mediunidade."
A fé tem realmente todo o poder que se credita a ela? Por meio de um texto inteligente, instrutivo e bem-humorado, o autor comenta as propriedades curativas da fé, recorrendo aos ensinamentos de Jesus, de autores espirituais, de antigos filósofos espiritualistas e até de cientistas materialistas.
Temas interessantes ligados a mediunidade como: vidência infantil, materialização, clariaudiência, metamorfose perispiritual, obsessão, cura por água fluidificada, bilocação, dentre outros.
Livro de estudos agradável pela técnica adotada. A ordem cronológica da obra de Kardec, como é apresentada, facilita a memorização e faz toda a diferença. É como acompanhar os passos do mestre Kardec, sentindo a emoção que ele sentia nas descobertas a respeito do mundo espiritual. A segunda parte do livro foi bem organizada, com perguntas e respostas que esclarecem as dúvidas mais freqüentes.