Autor do livro Animais e espiritismo, Rodrigo Azambuja agora nos apresenta este seu estudo, trazendo ao leitor algumas considerações acerca de nossa alimentação na Terra, enfatizando a urgência na mudança de nossos hábitos alimentares, tendo em vista a necessidade de nossa readaptação no mundo espiritual, quando de nosso retorno à verdadeira vida. Analisando o tema à luz da doutrina espírita, o autor mostra aspectos da alimentação na Bíblia, nos povos antigos, nas diversas culturas e religiões; traz uma reflexão sobre o tema relacionando-o à mediunidade, à influência espiritual, à caridade e também alerta sobre o perigo da gula e do desperdício, que proporcionam escassez aos pratos de outros habitantes do planeta. Em se tratando de alimentação, principalmente valendo-se da carne animal, moderação e bom-senso devem ser palavras de ordem, porque quanto mais grosseira e viciosa nossa alimentação, mais penosa será nossa realidade espiritual. O prefácio, Agradável de ler, foi feito por Orson Peter Carrara, escritor, palestrante e jornalista com atuação em revistas, jornais, rádio, TV e redes sociais, que diz: “quando abri o arquivo, já não consegui parar, efetuando a leitura num único fôlego, face ao caráter agradabilíssimo da obra”.
Temos alegria de saber que o autor nos apresenta este livro, no qual reúne textos instrutivos e agradáveis falando de Chico Xavier, Jesus e Deus, convidando-nos a viver cada vez mais a espiritualidade interior. O momento é oportuno, considerando os tempos tumultuados que estamos vivendo no planeta, afetando todos, mesmo os mais confiantes. Donizete Pinheiro, escritor espírita e juiz.
Autocura à luz do espiritismo é um livro de estudo muito esclarecedor, que visa mostrar ao leitor o quanto somos capazes de interferir em nossa saúde física e emocional apenas com nossos pensamentos e movimentando as energias existentes no universo. Ao tratar da possibilidade real da autocura, dentro de comprovações científicas e avaliadas sob a luz renovadora dos conhecimentos espíritas, o autor nos descortina um mundo extraordinariamente fascinante onde aprenderemos como auxiliar a nós mesmos, e aos outros, a encontrar um equilíbrio entre mente e corpo, desde que nos esforcemos para entender a ligação entre nossa vida material e espiritual.
Com uma forma leve e envolvente de tratar assuntos complexos que, na correria do nosso cotidiano, vamos postergando para mais tarde, Estamos aqui para quê? nos instrui de maneira delicada, porém impactante, estimulando-nos a refletir e almejar nossa melhora constante. O livro se torna ainda mais atrativo por trazer histórias que ilustram situações do nosso dia a dia, das quais podemos tirar belas e instrutivas lições. Jean Kulcheski foi feliz na maneira de expor os assuntos, com indagações a respeito do nosso comportamento, oferecendo sugestões que nos levam a refletir sobre os pesos que carregamos, voluntariamente, em nossas vidas – a inveja, a ambição, a revolta, o ódio, a vingança e tantos outros sentimentos e emoções negativas –, que atrapalham nossa reforma íntima e nos retêm na retaguarda da evolução.
Após o seu inesquecível encontro com Jesus às portas de Damasco – cidade em que ia para perseguir os adeptos do Mestre –, Paulo de Tarso se tornará o maior divulgador do Evangelho, levando-o aos gentios e a outros povos submetidos à dominação do Império Romano. Segundo Emmanuel em seu livro Paulo e Estêvão, a sugestão de escrever as famosas epístolas partiu do próprio Jesus, uma vez que Paulo se afligia com a dificuldade de atender aos pedidos de ajuda e orientação dos amigos das igrejas cristãs. Dentre as suas muitas cartas, a do romanos se tornou a mais estudada pelos cristãos e tem importância também para o espiritismo, pois nela Paulo aborda várias questões relativas à espiritualidade. Nesta obra, Donizete Pinheiro transcreve essa carta do apóstolo dos gentios e analisa seus versículos, procurando, com sua sensibilidade e conhecimento espírita, melhor entender o pensamento de Paulo.
Natanael, o autor espiritual desta obra, foi um judeu e doutor da lei que viveu no tempo de Jesus e, assim como sua esposa Séphora, se apaixonou por sua doutrina. Agora, ele vem encantar a todos com suas narrativas sobre a época em que o Mestre viveu na Terra ensinando e exemplificando o amor e a mansuetude. Seus relatos encantadores nos transportam em pensamento para aquelas terras que tiveram o privilégio de serem pisadas pelo governador de nosso planeta. Por meio da psicografia de Ana Paula Vecchi, histórias são contadas por Natanael e, através delas, também nós assistiremos às pregações de Cristo, despertando aquilo que há de melhor em nós, enchendo nosso coração de esperança, nutrindo um grande desejo de seguir seus passos e de nos transformar em novas criaturas pela prática da solidariedade. Aprenderemos histórias de sucesso espiritual e de fracasso humano. Sentiremos emoção e esperança.
Em “A Gênese”, Kardec desenvolve o aspecto científico da doutrina, analisando a origem do planeta Terra, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo, os fatos considerados miraculosos, as predições evangélicas, explicando a natureza dos fluidos e fatos extraordinários contidos no evangelho, enfoca as predições do evangelho, sinais dos tempos e a geração vindoura, que marcará um novo tempo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade. Tradução feita a partir da quarta edição do original francês de 1868.
Obra basilar da codificação de Allan Kardec. Nela, encontramos respostas e explicações sobre o pós-morte e a vida espiritual. O espiritismo, cumprindo os desígnios de Deus manifestados por meio de Jesus, surge para ressignificar a morte e acabar com o materialismo.
O presente livro, na linha de uma revisão bibliográfica, tem imenso valor. Seu autor dedicou horas para analisar, comparar e classificar as primeiras 16 edições de O Livro dos Espíritos, desde a inicial, com suas pouco mais de 500 questões, até as demais, com suas 1.019 perguntas definitivas. Seu objetivo é compreender o desenvolvimento da doutrina a partir do livro primeiro e básico. Esta análise desvela a maneira como o pensamento de Allan Kardec adquiriu amplitude à medida em que recolhia informações e aprofundava reflexões sobre os novos documentos que lhe eram oferecidos pela comunidade de Espíritos responsáveis por apresentar ao mundo um conhecimento ordenado e desconhecido, uma síntese da realidade do mundo espiritual e suas relações com o mundo material.
Grandes nomes de nossa História, como Descartes, Newton e Freud, relegaram o espírito a segundo plano. Entretanto, atualmente, o que não falta são indícios da existência do espírito. Assim, é necessária uma nova mentalidade médica para que possamos evoluir também na medicina, área tão importante para a humanidade. Afinal, por que adoecemos? Este trabalho examina, à luz do espiritismo, algumas questões de conteúdo controverso dentro do contexto bioético da medicina, cujo avanço científico encontra respaldo na obra codificada por Allan Kardec. Recorrendo a fontes que datam do século 15 antes de Cristo, até chegar aos dias atuais, com as conhecidas Experiências de Quase Morte (EQM), a obra remete-nos à reflexão sobre nossa presença no mundo, para onde estamos caminhando, e a uma questão muito pertinente nos dias atuais, quando cuidamos cada vez mais do corpo: será que estamos esquecendo-nos da alma?
Um provérbio iraniano diz que a verdade é um espelho que caiu das mãos de Deus e se quebrou. Dos cacos, cada um recolhe um e acredita que toda a verdade está naquele pequeno pedaço. Por isso, quando Pilatos interrogou Jesus sobre o que era a verdade, o Mestre calou-se. Dois mil anos depois, estamos preparados para conhecer a verdade plena, aquele espelho imenso que se partiu ao ser direcionado ao mundo dos homens? Esta obra oferece orientações que esclarecem e conduzem à meditação, iluminando e confortando todos aqueles que buscam respostas sobre o sentido da vida, bem como sobre as leis que orientam o universo.
Reencarnar não é fácil e o Espírito necessita de coragem para enfrentar suas provas. Este trabalho, com textos curtos e meditativos, convida-nos à valiosa reflexão que leva ao desenvolvimento pessoal. Sempre com o pensamento voltado ao nosso progresso espiritual, aborda, com grande propriedade, diversos temas pertinentes ao nosso dia a dia, levando a um estado de conscientização acerca da nossa real finalidade neste planeta. Sugere, ainda, inúmeras maneiras de colocarmos nossa reforma íntima no topo das prioridades.
As virtudes são fundamentais para que o homem possa alcançar um novo patamar na escala evolutiva. Este trabalho apresenta valioso manual explicativo que aborda as características de cada virtude e como conquistar cada uma delas, baseando-se nos ensinamentos da doutrina espírita.
Relato feito pela médium Wanda A. Canutti sobre todo o processo que envolveu a recepção, mediunicamente, e a publicação dos livros trazidos do mundo espiritual pelo escritor português desencarnado Eça de Queirós. Acompanha passo a passo todas as dificuldades e todas as alegrias ocorridas num período de treze anos da parceria entre a médium e o autor espiritual, clareando o entendimento e estimulando médiuns a buscarem a disciplina e a seriedade necessárias, a fim de serem intérpretes fiéis das mensagens que os espíritos puderem nos transmitir.
A trajetória do espírito que em sua última encarnação usou o nome de Yvonne do Amaral Pereira é uma fonte inesgotável de ensinamento, trazendo ao nosso conhecimento as diversas nuances pelas quais caminha um ser na Terra. Tendo sido suicida por duas encarnações, quando colocou o orgulho acima das virtudes, nessa sua última passagem pelo nosso planeta conseguiu resgatar boa parte de seus débitos através do amor e do trabalho voltado à ajuda ao semelhante, tanto na parte material, como mais profundamente no atendimento espiritual aos seres desencarnados, que viviam em grande sofrimento e a quem ela sentia e enxergava. Com o objetivo de trazer à tona os feitos desta obreira do bem, trabalho nos estimula a conhecer mais de perto essa figura tão importante para o movimento espírita.
Kit composto por dois livros a respeito dos animais sob a visão espírita. Em “Conheça a Alma dos Animais”, o autor pesquisou o assunto em fontes seguras, desenvolvendo um interessante trabalho que aborda temas como a semelhança entre o homem e os animais, a inteligência, o psiquismo, as faculdades e os sentimentos dos animais, a sobrevivência da alma animal e os impulsos da evolução. Já “O Amor pelos Animais” fala do intrigante assunto da alma dos animais. Com exemplos tirados do relacionamento de pessoas como Chico Xavier e Cairbar Schutel com os animais, explica como essas criaturas, dotadas de inteligência e de sentimento, são capazes de grandes atos quando tratadas com o respeito que merecem. Busca ainda, na obra de Allan Kardec, subsídios suficientes para provar que toda a criação de Deus tem o objetivo de evoluir e alcançar a perfeição, após estagiar, como princípio inteligente ou espírito, nos mais diversos reinos da natureza.