Recheado de ensinamentos espíritas, como a influência espiritual em nossas vidas e a relação direta da lei de ação e reação, Sombras que retornam apresenta a maneira amorosa e firme de como deve ser tratado um caso de obsessão.
Estudioso da mediunidade e trabalhador há mais de 50 anos em reuniões mediúnicas, Luiz Gonzaga Pinheiro fez um trabalho minucioso recolhendo textos de Emmanuel a respeito deste fascinante assunto, especialmente mensagens dirigidas aos médiuns trabalhadores das casas espíritas, e reuniu neste livro preciosidades encontradas nas obras trazidas a lume pelo mentor espiritual de Chico Xavier ao longo de sua parceria na psicografia missionária.
Os mais diversos comportamentos dos médiuns, bem como orientações acerca do emprego da mediunidade, são aqui enfocados com a segurança doutrinária desse espírito que contribuiu para alargar nossa compreensão em relação ao intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual.
Toda reunião mediúnica, dentro das casas espíritas, deveria iniciar seu trabalho com uma ponderação desse mentor, trazendo ao ambiente a orientação e o equilíbrio necessário para essa atividade de cunho consolador e educativo.
À luz do Espiritismo, não temos dúvida de que os avanços trazidos pela era tecnológica são coerentes com a Lei do Progresso. Resta-nos, pois, fazer dela uso adequado, impulsionando-nos a caminhar, cada vez mais, em direção à conquista do nosso aperfeiçoamento espiritual.
Logo de início constatei que se tratava de algo especial. Os primeiros capítulos, que descrevem lances de uma tragédia em família, já fazem prever o desenrolar de uma longa trama; o novelo de onde se puxariam os fios de várias existências! Imaginação? Impossível. Alciene Ribeiro apenas permitiu que emergissem na própria mente o que a alma já havia vivido antes. Em visita a Chico Xavier, Emmanuel, venerável benfeitor, deu à visitante amplo material para inspiração ao tecer elevadas considerações sobre a maternidade. Revelou a existência de uma escola no Além destinada à preparação das almas que se candidatam a desempenhar, na Terra, a sublime missão de mãe. Os anos correram. E, enfim, eis que vem à luz o novo livro de Alciene, como fruto sazonado a pender da árvore, aguardando que o recolhas Então, a ti, leitor, só te cabe recolher o fruto e degustá-lo.
Oitavo filho de uma família de sitiantes numa fazenda de Congonhas do Campo (MG), José Pedro de Freitas nasceu em 18 de outubro de 1921. Por conta das escassas condições financeiras, desde criança teve que se dedicar ao trabalho na roça. Daí seu apelido, Arigó, que significa roceiro simplório. Também desde criança começou a ter sinais de sua mediunidade, ouvindo uma voz que lhe falava em uma língua estranha. Aos 25 anos se casou e, enquanto os filhos chegavam, as manifestações se intensificaram até não mais poderem ser evitadas. Em 1950, a voz que o atormentava se apresentou como sendo o médico alemão Adolf Fritz. Começavam aí as incríveis curas e cirurgias efetuadas pela dupla, alcançando mais de 4 milhões de atendimentos – e sem nunca cobrar por isso. Para homenagear um dos maiores médiuns de efeitos físicos do Brasil, Juliano P. Fagundes elaborou esta biografia que nos inspira a prática do bem, dando de graça o que de graça recebemos. Usando o mais simples canivete, José Arigó, assistido pelo espírito doutor Fritz, poderia curar o pior tipo de câncer. Na imensa fila de beneficiados por sua mediunidade estão a filha de um ex-presidente e o filho de um dos maiores cantores do Brasil. Suas extraordinárias cirurgias espirituais também ganharam fama internacional e nenhum outro médium de cura no Brasil ou no mundo foi tão estudado quanto Arigó e nem teve a autenticidade de seus fenômenos submetidos ao crivo da ciência com tanto rigor. Ainda assim, foi acusado de charlatanismo e preso. Perseguido em seu próprio país, foi pesquisado até por cientistas da NASA. E foi nos relatos destes pesquisadores estrangeiros que Juliano P. Fagundes se baseou para escrever este estudo profundo sobre o homem simples e sem muita instrução que diagnosticava, operava e curava em apenas 60 segundos.
França, 1851. Sarah, Josephine e Madeleine são espíritos afins, cuja amizade atravessa os tempos. Como toda adolescente, as três fazem planos para o futuro, contudo a vida segue outros cursos...Ao mesmo tempo que Paris se torna o epicentro do fenômeno das mesas girantes, atraindo a atenção de pesquisadores sérios, como o professor Rivail, a mediunidade da jovem Sarah Giraud aflora. Seu pai, porém, acha que a filha enlouqueceu e decide interná-la em um manicômio, onde ela recebe um tratamento desumano. Enquanto acompanhamos o desenrolar da experiência de Sarah, o autor vai nos apresentando conceitos e explicações da vida espiritual que alicerçam e fortalecem nossa fé na existência da reencarnação. Mais que um romance espírita, o leitor tem em mãos um romance histórico do século 19, repleto de fatos relacionados ao início do espiritismo, o que enriquece e amplia nosso conhecimento.
Aquilo que chamamos vida é um momento de nossa jornada pelo infinito, pois nossa alma imortal sobrevive aos diversos ciclos de vida e morte em um processo de depuração e evolução pessoal. De acordo com um estudo realizado pelo site de buscas Ask Jeeves, página focada em esclarecer dúvidas diversas, uma das dez perguntas mais difíceis de se responder é: Qual é o sentido da vida? Certamente, já nos fizemos esta pergunta em algum momento desta nossa jornada terrena, mas, como cada existência possui suas próprias peculiaridades, cada um de nós dará sua própria resposta a esta pergunta.
Assim, longe de querer fechar a questão, Marco Tulio Michalick pretende, neste livro, trazer uma reflexão mais ampla sobre o tema. Utilizando textos de espíritos e também de histórias de sua vivência pessoal, o autor vai, de capítulo em capítulo, fazendo ponderações à luz do espiritismo, destacando a relevância desta existência que atravessamos e das atitudes positivas que devem ser tomadas para que cada um aproveite, da melhor forma possível, sua presente encarnação.
Marília, 1798. Aos 16 anos, engravida de seu primo, a quem ama. Cenira, 1920. Jovem que entra para a vida religiosa e, numa dedicação total, aprende o valor da verdadeira caridade. Roseli, 1970. Começa a ter sonhos nos quais se vê em outra existência, quando cometeu suicídio, e passa então a buscar esclarecimento, conhecendo o espiritismo. Três personagens femininas que, em comum, passaram pelo trauma do aborto – imposto ou cometido por livre vontade. Porém, ao se depararem com as consequências desse gesto na vida além da morte, conseguem superar o fato e se redimir, através do amor e da prática da caridade, seja num ato de adoção ou na doação da própria existência em benefício do próximo. Três lindas e comoventes histórias que se interligam através dos tempos pela lei da reencarnação. Emocionante e instrutivo, “Além do Aborto” é um romance que atingirá o coração e a razão de seus leitores.
O objetivo de vida de Túlio Novallis, dedicado médico espírita, é ajudar o próximo e levar consolo àqueles que sofrem. Sua única filha, Celina, é uma dócil menina de seis anos. Sua família, espiritualizada, soube enfrentar com dignidade os percalços dessa existência e, assim, nunca lhes faltou o apoio da espiritualidade nos momentos de maior dor e sofrimento. Quando Lúcio, irmão de Túlio, viaja para a Espanha, deixa sua filha Cassandra, também com seis anos, aos cuidados do tio. Mas a menina apresenta um caráter frívolo e voluntarioso, destoando completamente do ambiente espiritual da casa que a acolheu. Mesmo na idade madura, sua presença e atitudes causarão muitos transtornos não apenas àquela família, mas a todos que a rodeiam, nesta saga repleta de lances surpreendentes e com muito ensinamento da lei de retorno.
Obra que apresenta a trajetória de vida da família Xavier. Em meio a tantas lutas e sofrimentos, a fé inabalável na presença de Deus e a certeza da proteção espiritual conduzem a caminhada de seres interligados através das reencarnações e dos resgates inevitáveis. De Pedro Leopoldo a Sabará, de Uberaba para o Mundo, bons combates foram travados. Entre grandes dores e sacrifícios vividos em família, como o alcoolismo, a esquizofrenia, a instabilidade dos empregos, a carência de recursos materiais, depressão, obsessão e até mesmo o suicídio, ainda assim é possível persistir, fazendo o bem e seguindo os ensinamentos de Jesus. Por essas trilhas, conheça os familiares de Chico Xavier.
Trata-se de uma caminhada desafiadora e instigante para quem deseja saciar a curiosidade sobre quem foi, efetivamente, Jesus de Nazaré. Por meio do estudo de textos baseados na tradição oral do cristianismo primitivo, que conteriam os ensinamentos de Jesus, talvez até mesmo ditados pelo próprio Mestre, este livro esclarece o que o povo Q, um grupo não cristão que acompanhou a jornada do Nazareno, pensava sobre ele, sem as histórias dramatizadas dos evangelhos, criando um distanciamento entre o homem Jesus, filho de Maria, e o espírito do Cristo que morrera e ressuscitara.
Para a boa difusão do espiritismo, mantendo fiéis todos os conceitos e ensinos transmitidos, precisamos de jovens preparados dentro do movimento para levar adiante essa mensagem de consolo e esclarecimento. Com essa visão, este trabalho se apresenta como roteiro para essas inteligências juvenis, alicerçando os conceitos com segurança e fidelidade. Esclarece dúvidas sobre Deus, mundos habitados, espíritos, discutindo sobre a missão do jovem na atualidade, sua sexualidade e formação da família, além de levantar o problema do envolvimento com drogas e suas terríveis consequências para a vida do espírito imortal. Traz, ao final, um interessante e oportuno questionário para que os adolescentes tenham firmemente consolidados esses princípios que vieram fazer luz sobre os mais diversos assuntos relacionados à origem e destinação do homem.
Ventania, apelido de Alcebíades, ainda bebê foi abandonado na rua, dentro de um cestinho. Encontrado por uma indigente idosa, que morava na rua, foi por ela criado até os seis anos de idade, quando se viu órfão novamente. Atropelado e morto em plena via pública, aos oito anos, foi resgatado pelos anjos do asfalto, Espíritos que se encarregam de atender inúmeras vítimas de acidentes fatais que acontecem todos os dias na Terra. Ventania vê-se, então, surpreendido ao constatar que no mundo espiritual existe toda uma organização onde ele terá oportunidade de estudar, aprendendo a ler e escrever. Além disso, ele terá ainda muitas surpresas nesse outro lado da vida, crescendo e transformando-se em um belo e respeitável adolescente, integrando equipes de ajuda às crianças recém-chegadas da Terra.
Agradável passeio pelo fascinante mundo da evangelização infantojuvenil. Conhecer as nuanças desse trabalho grandioso que transforma as crianças e jovens em cidadãos do mundo, com responsabilidade de quem tem a tarefa de mudar a face da Terra, transformando-a em um mundo onde o bem e a paz prevaleçam. Mostra como é possível, através do amor e perseverança, educar o espírito para ter bem aproveitada sua reencarnação em busca do progresso espiritual. Convite a pais e educadores para engrossar essa fileira do bem, seguindo as orientações contidas na Doutrina Espírita, propiciando à nova geração um renovado olhar sobre sua vida e destinação, rumo à felicidade.
Apresenta em análise criteriosa, objetiva e baseada em farta documentação, como se processou a desfiguração do cristianismo através da introdução de dogmas e da assimilação de preconceitos que nada tinham a ver com os ensinamentos de Jesus. Lançando-se ao estudo dos princípios espíritas, o autor aponta a importância da compreensão a respeito da imortalidade da alma e pluralidade das existências.
Início de 1900. Na Itália, num recanto aprazível rodeado de montanhas, onde se cultivavam uvas de excelente qualidade, vive a família de Antônio, prosperando e ampliando seus domínios. Porém, a natureza acorda um vulcão que, aparentemente, estava extinto, causando dor e destruição a todos daquela região, antes promissora. Nesse cenário começa a jornada de Antônio, após perder membros de sua família devido ao desastre. O contato com o espiritismo e a descoberta da mediunidade terão papel fundamental na reconstrução de sua história. Como Antônio irá se reerguer e quais surpresas a vida lhe reserva?