Estudioso da mediunidade e trabalhador há mais de 50 anos em reuniões mediúnicas, Luiz Gonzaga Pinheiro fez um trabalho minucioso recolhendo textos de Emmanuel a respeito deste fascinante assunto, especialmente mensagens dirigidas aos médiuns trabalhadores das casas espíritas, e reuniu neste livro preciosidades encontradas nas obras trazidas a lume pelo mentor espiritual de Chico Xavier ao longo de sua parceria na psicografia missionária.
Os mais diversos comportamentos dos médiuns, bem como orientações acerca do emprego da mediunidade, são aqui enfocados com a segurança doutrinária desse espírito que contribuiu para alargar nossa compreensão em relação ao intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual.
Toda reunião mediúnica, dentro das casas espíritas, deveria iniciar seu trabalho com uma ponderação desse mentor, trazendo ao ambiente a orientação e o equilíbrio necessário para essa atividade de cunho consolador e educativo.
Com décadas de experiência no ensino e na prática da mediunidade, Donizete Pinheiro elaborou esse excelente estudo acerca da relação do médium com o centro espírita.Estudioso do espiritismo, o autor de Terapia da paz, através de textos esclarecedores e seguros, norteia o caminho que o médium deve trilhar dentro de sua fé, para fazer o melhor uso possível, na Terra e além dela, desse instrumento maravilhoso concedido por Deus aos homens – a mediunidade.Todos os assuntos abordados são fartamente apoiados nas pesquisas efetuadas pelo autor em O Livro dos Médiuns e nas obras de autores desencarnados e encarnados.O médium e o centro espírita com toda certeza será de grande utilidade aos trabalhadores e casas espíritas como um excelente material de estudo e um roteiro seguro de aprimoramento parasuas atividades mediúnicas.
Início de 1900. Na Itália, num recanto aprazível rodeado de montanhas, onde se cultivavam uvas de excelente qualidade, vive a família de Antônio, prosperando e ampliando seus domínios. Porém, a natureza acorda um vulcão que, aparentemente, estava extinto, causando dor e destruição a todos daquela região, antes promissora. Nesse cenário começa a jornada de Antônio, após perder membros de sua família devido ao desastre. O contato com o espiritismo e a descoberta da mediunidade terão papel fundamental na reconstrução de sua história. Como Antônio irá se reerguer e quais surpresas a vida lhe reserva?
França, 1851. Sarah, Josephine e Madeleine são espíritos afins, cuja amizade atravessa os tempos. Como toda adolescente, as três fazem planos para o futuro, contudo a vida segue outros cursos...Ao mesmo tempo que Paris se torna o epicentro do fenômeno das mesas girantes, atraindo a atenção de pesquisadores sérios, como o professor Rivail, a mediunidade da jovem Sarah Giraud aflora. Seu pai, porém, acha que a filha enlouqueceu e decide interná-la em um manicômio, onde ela recebe um tratamento desumano. Enquanto acompanhamos o desenrolar da experiência de Sarah, o autor vai nos apresentando conceitos e explicações da vida espiritual que alicerçam e fortalecem nossa fé na existência da reencarnação. Mais que um romance espírita, o leitor tem em mãos um romance histórico do século 19, repleto de fatos relacionados ao início do espiritismo, o que enriquece e amplia nosso conhecimento.
Ao longo da história, a Igreja foi usada para esconder grandes segredos e dar abrigo àqueles que a sociedade julgava precisar ser isolado. Foi em um desses mosteiros que Evaristo teceu seu plano de vingança, acobertado pelas funções clericais.Rebatizado como Domenico, o agora monge trabalhara cuidando dos cavalos do rico conde Vanoli e de Amália, sua única filha. O humilde cavalariço, porém, ousou apaixonar-se por Amália que, ousadamente, correspondeu àquele amor. Preocupado com o futuro da filha, o conde decide afastar os dois – e foi assim que Evaristo chegou ao mosteiro, levando consigo toda a dor e desapontamentoGuardando imenso rancor ao pai de sua amada, permeou sua existência com muito ódio e muito sangue, causando para si mesmo séculos de sofrimento no além.Até que uma alma boa o resgata para que ele, através da mediunidade de Miriam Valle, conte sua história e comece, então, uma nova etapa de sua jornada espiritual.
Livro dividido em quatro capítulos, cujos temas são a existência da alma, a sobrevivência do espírito, da Bíblia à transcomunicação e comunicação mediúnica. Cada capítulo desenvolve diversos subtemas. Escrito em linguagem simples e objetiva, o volume explica a mediunidade.
Vivemos o último quartel do século XX e mesmo assim ainda temos um punhado de dúvidas, de crendices e de superstições envolve e distorce a verdade sobre o fato mediúnico e as ocorrências anímicas em geral. Numa renovada tentativa de fornecer mais subsídios para a real aplicação do bem comum é que nos animamos a publicar este livro que reúne diversos comentários de diferentes autores espíritas consagrados pela seriedade de seus escritos doutrinários.
"É fato que a mediunidade como faculdade existe desde que o homem assim se entende, mas sempre foi subutizada ou mal utilizada, por força do empirismo e da escassa compreensão das suas bases. Esse livro tem por objetivo facilitar e estimular o estudo de O Livro dos Médiuns por todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos acerca da mediunidade."
Temas interessantes ligados a mediunidade como: vidência infantil, materialização, clariaudiência, metamorfose perispiritual, obsessão, cura por água fluidificada, bilocação, dentre outros.
Livro de estudos agradável pela técnica adotada. A ordem cronológica da obra de Kardec, como é apresentada, facilita a memorização e faz toda a diferença. É como acompanhar os passos do mestre Kardec, sentindo a emoção que ele sentia nas descobertas a respeito do mundo espiritual. A segunda parte do livro foi bem organizada, com perguntas e respostas que esclarecem as dúvidas mais freqüentes.
A série "Para entender", organizada por Celso Martins, jornalistae escritor espírita, tem por propósito oferecer ao leitor um aperitivo que lhe desperte o gosto em ler as obras básicas de Kardec. Aqui, aparecem fragmentos de o espírito comunicante, médium e mecanismo mediúnico, o meio-ambiente em que ocorre o fenômeno.
Contados de forma séria, esses 20 casos de mediunidade vão despertar muito interesse no leitor ávido de notícias do além-túmulo. Trata-se de valiosas lições do mundo espiritual.
Esta obra é uma valiosa contribuição para o esclarecimento da mediunidade, frente ao aprendizado fundamental sobre desobsessão. Hipnotismo, vampirismo, regressão de memória (quando empregada sem responsabilidade e sem conhecimento preciso) e técnicas usadas pelos desencarnados são realidades de que todos podemos ser vítimas e das quais só poderemos defender-nos com o escudo luminoso do Evangelho e da Doutrina Espírita. Além disso, este estudo também nos faz refletir sobre o Ódio e o Amor.
Escrever sobre homens e mulheres que fizeram história é, sobretudo, escrever sobre a relação existente entre encarnados e desencarnados ligados à Terra, ou, por outro lado, sobre nós próprios, agentes dessa história. O plano espiritual não se cansa de enviar heróis da caridade, príncipes do pacifismo, mestres da sabedoria, que se vestem de roupagem humilde para melhor servir ao progresso do homem.
Grande valia aos doutrinadores, aos médiuns e aos estudiosos interessados nas abordagens indispensáveis sobre o assunto. Fornece ao leitor, de maneira clara e didática, elementos indispensáveis ao aprendizado da doutrina e ao adestramento mental.
O autor aborda de forma direta, didática, simples e clara todo o contexto da Terapêutica Espírita que envolve as orientações doutrinárias e evangélicas, a prece, a mediunidade curadora, a imposição das mãos e a desobsessão. Coloca ao alcance de todos a base teórica e prática desse processo de cura espiritual.