Apresenta reflexões e propõe a autoeducação espiritual, a fim de encontrar efeito profilático àqueles que trazem tendência à depressão e aos que já desenvolveram a doença, para que possam associar essa orientação à terapêutica psiquiátrica e psicológica que estejam realizando. Segundo volume da coleção Saúde Espiritual. Originalmente editado pela EBM.
Reflexão psicológica transpessoal-consciencial das cartas do apóstolo Paulo, adaptadas ao movimento espírita atual. Estudo de documentos muito significativos para todo o cristianismo, pois contém orientações diretas de Jesus, que utilizou como intermediário o espírito Estêvão para grafar orientações de sublime expressão, pelo grande médium Paulo de Tarso. Estudam-se também textos da monumental obra "Paulo e Estêvão" do espírito Emmanuel, em psicografia de Chico Xavier. Saiba mais assistindo ao vídeo ao lado.
Reflexões acerca da vida subconsciente que muitos levam, por meio da qual se busca ser feliz pelo cultivo da dedicação ao prazer como estilo de vida, resultando em doenças mentais e físicas, como a depressão, a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e outras doenças degenerativas. Todos nós trazemos ínsito o potencial de mobilizar a energia mental, proveniente de nossos pensamentos e sentimentos, em direção à autocura. Para isso, é necessário buscar a autoconsciência para, então, exercitar um movimento saudável em relação à vida e alcançar a superconsciência, isto é, a consciência plena do Espírito que se autoiluminou, transcendendo as dificuldades, comuns na vida de todos nós.
Jesus é o mestre por excelência, o ser mais puro que temos para seguir como exemplo de conduta. A proposta da doutrina espírita, por ter o grande compromisso de reviver a doutrina cristã dos primórdios do cristianismo, é a de modelar-se por Jesus, isto é, mirarmo-nos no seu exemplo, buscando vivenciar seus ensinos em nossas vidas. Este trabalho apresenta método para tornar Jesus o modelo para as ações familiares, de forma que tenhamos uma família mais harmoniosa e que vive os valores cristãos nas relações conjugal, maternal, paternal, fraternal e filial. Esta obra integra a série Amar é Viver em Família.
Estudo que analisa e explica os chakras sob a perspectiva moral, abordando as virtudes que geram sua harmonia. Conhecê-las, para poder senti-las e vivenciá-las, é fundamental ao equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Aprofundando-se na explanação sobre a virtude da gratidão, traz informações de grande utilidade aos que buscam a transformação moral, tão necessária. O exercício da gratidão é imprescindível para que haja equilíbrio do chakra do prazer e, através de valiosas reflexões que evidenciam a importância de ser grato, descobriremos uma vida mais tranquila e feliz. Integra a série "Saúde Espiritual".
Apresenta um roteiro de estudos que possibilita refletir de forma sistêmica sobre o pensamento kardequiano em conjunto com o evangelho de Jesus, enfatizando as leis divinas e prática das virtudes. Questões que permitem um novo sentido à vida e estímulo para amar e cumprir as leis divinas, visando a transformação interior. Integra a Série Estudo Reflexivo das obras básicas da Doutrina Espírita e do evangelho de Jesus, composta pelos livros: Introdução ao estudo reflexivo da doutrina espírita, A presença amorosa de Deus em nossas vidas, O significado das leis divinas em nossas vidas, A presença amorosa de Jesus em nossas vidas, A influência dos espíritos em nossas vidas e O significado da imortalidade em nossas vidas.
A oração de Francisco de Assis tem caráter cósmico e universal, constituindo-se em um convite para trilhar um caminho de autoconhecimento, autodomínio e autotransformação para a construção de um novo Eu. Este trabalho apresenta um estudo reflexivo e psicológico da célebre oração, na qual Francisco de Assis ensina a conquistar três níveis de consciência. Pacificação: onde houver ódio, ofensa, discórdia, dúvida, erro, desespero, tristeza e trevas, levar amor, perdão, união, fé, verdade, esperança e alegria, iniciando a jornada de aprendizado e autoaperfeiçoamento; Disponibilização: colocar as lições do mestre e sua sabedoria como parâmetros fundamentais nas decisões a tomar após a pacificação interior; Autonomia: doar-se, adquirindo autonomia, por já conseguir exercitar as virtudes do mestre com naturalidade. Esta obra integra a série Humanizar. Saiba mais assistindo ao vídeo ao lado.
Aborda o significado das leis divinas em nossas vidas, oferecendo subsídios para desenvolver reflexões de forma prática com estudos de casos, dentro do princípio contido na questão 919 de “O Livro dos Espíritos”, a qual apresenta um método prático para se buscar o autoconhecimento. São doze roteiros de estudos para serem realizados nos grupos de convivência fraterna para a educação integral do ser: trabalho profissional, trabalho voluntário e família. Como são autoexplicativos, é possível também estudá-los individualmente. Integra a Série Estudo Reflexivo das obras básicas da Doutrina Espírita e do evangelho de Jesus, composta pelos livros: Introdução ao estudo reflexivo da doutrina espírita, A presença amorosa de Deus em nossas vidas, O significado das leis divinas em nossas vidas, A presença amorosa de Jesus em nossas vidas, A influência dos espíritos em nossas vidas e O significado da imortalidade em nossas vidas.
O grande objetivo do centro espírita é a promoção do espírito imortal. No movimento espírita, ainda estamos focados nas questões circunstanciais da vida; as principais, que são as existenciais, ou seja, a conexão com as leis divinas em nossas consciências e a prática das virtudes são colocadas em segundo plano. O resultado é que muitos espíritas têm se desviado dos seus programas e propósitos existenciais, tanto individual quanto coletivamente. O objetivo desta obra é refletir sobre a consciência espírita, que é alcançada quando o trabalhador espírita sente-se um espírito imortal realizando o trabalho do bem, tendo como meta principal seu propósito existencial, de evoluir na vertical da vida. Integra a série "Espiritizar", trilogia composta pelos livros: "O Centro Espírita e a Promoção do Espírito Imortal", "Consciência Espírita - Vivendo e Trabalhando no Bem como Espírito Imortal" e "Como Implementar Projetos Iluminativos".
O propósito deste livro é apresentar um método que temos desenvolvido na Federação Espírita do Estado de Mato Grosso há cerca de 15 anos. Trata-se do método reflexivo-consciencial, baseado em quatro pilares: 1 - Consciencial: objetiva estimular diretamente a consciência, convidando-nos a investigar as leis divinas nela presentes, para auxiliar o Espírito imortal encarnado a se tornar um ser consciencial, conforme os Espíritos superiores ensinam na questão 619 de “O Livro dos Espíritos”. 2 - Conhecimento com base no pensamento reflexivo-consciencial: objetiva desenvolver a arte de refletir, a fim de que nos sintamos estimulados ao conhecimento da verdade libertadora, ou seja, as leis divinas, pelo estudo reflexivo do Evangelho de Jesus. 3 - Estimular a prática das virtudes: as reflexões devem sensibilizar e convidar as pessoas a uma compreensão lógico-emocional sobre como as leis divinas funcionam em suas próprias consciências, de modo que desenvolvam um amor maior a Deus e às suas leis para que elas sintam vontade de respeitá-las e vivenciá-las pelo desenvolvimento das virtudes cristãs em si mesmas. 4 - Estimular a aplicação do conhecimento: objetiva abordar como aplicar essas virtudes na própria vida, de modo que haja um sentido existencial e consciencial nos estudos reflexivos, visando à superação, por meio da verdade, dos três níveis de ignorância: a de não saber a verdade; a de não sentir a verdade; e a de não vivenciar a verdade.