Apresenta o trabalho de Lázaro Luís Zamenhof, que teve a vida inteira dedicada a uma língua criada com a nobre missão de unir os povos e ser entendida e usada internacionalmente: o esperanto. Ressalta sua luta para consolidar o chamado idioma neutro e a necessidade de torná-lo uma língua divulgada e conhecida amplamente.
Em busca de uma aventura, Dr. Gilles Bodin resolve entrar em uma mansão abandonada, chamada por todos os habitantes daquele pequeno vale de Granja do Silêncio. Neste local, encontra um espírito das mais antigas famílias nobres da Turíngia, que lhe revela a história do crime que provocou sua morte. Ele ainda faz a previsão do próprio renascimento, possibilitando ao médico a convivência com sua reencarnação, conhecendo toda a sua história e sabendo de ambas as existências. Mas, afinal, que provações o aguardam? Que fim levaram os responsáveis por sua morte? Qual o papel da lei de causa e efeito neste caso?
Diversos poetas que habitaram o mundo terreno apresentam preciosos ensinamentos sobre temas como amor, felicidade, fraternidade, dor, morte e vida. Ofertam uma riqueza de pensamentos com fé e esperança, buscando auxiliar na vivência diária, apresentando leis e valores espirituais que persistem na trajetória da vida após a morte.
Ao viajar com o tio para o sítio do avô, em cidade distante, Enzo observa as diferenças existentes entre os transportes modernos e os mais antigos, além de outros objetos que contribuem para facilitar a vida das pessoas. Compreende, então, que isso significa progresso e que o homem, em sua evolução, estuda para descobrir novos inventos e trabalha para melhorar as condições sociais da população.
Imagine um local em que todas as pessoas são tristes e solitárias. É a Rua sem nome! Bené, que mora bem lá no fim desta rua, é um menino de coração muito bom e recolhe material descartável para vender. Ele escolheu um nome para a rua. Sabe qual? Depois de ler esta incrível historinha, você também poderá escolher um nome para esta rua!
O que poderia ser mais um dia tranquilo e feliz na mata do Jatobazão foi interrompido por uma grave denúncia: as jabuticabas sumiram! Mas, quem pode tê-las roubado? Quem teria coragem? Como as araras poderão se alimentar sem as deliciosas frutinhas? Mais uma vez, o rei Gato-do-Mato e sua corte precisam se unir para solucionar o mistério das jabuticabas.
Nélio, um menino morador de rua, ao ser ajudado por um bom homem, consegue melhorar suas condições materiais. Percebe, no entanto, que para vencer suas más tendências adquiridas ao lado da sua antiga turma, necessita desenvolver grande esforço e disciplina no estudo, no trabalho e atender aos conselhos de seu amigo e protetor, senhor Augusto. Ao completar a maioridade, torna-se uma pessoa de excelentes qualidades e permanece ao lado daquele que o havia adotado como filho, cuidando-o na velhice.
Cezar Braga Said, Ana Carolina Rôlo Villela, Bruno Azevedo da Costa
sinopse
Bebeto estava olhando distraído as vitrines das lojas até que, de repente, encontrou uma sacola perto de uma árvore. Ela era colorida e enorme. Curioso, pegou a sacola para descobrir e a levou para casa. No caminho, todos que o encontravam carregando aquela sacola enorme pela rua ficavam sorrindo, querendo saber o que ele levava. Mas, afinal, qual era o segredo daquela sacola? De quem seria? Por que todos riam? Junte-se a Bebeto e desvende o mistério da sacola. Originalmente editado pela EME, sob o título Uma Sacola de Risadas.