Destaca a necessidade do estudo de O Livro dos Médiuns, publicação que integra a coleção de obras básicas da Doutrina Espírita, organizada por Allan Kardec. Com mensagens e instruções recebidas e selecionadas em reuniões mediúnicas, desenvolve temas como a conduta do médium e a educação da mediunidade, além de outros assuntos sempre pertinentes aos estudantes do Espiritismo. Traz comentários que mostram a força do conhecimento como meio para romper preconceitos, superstições e fanatismos, tradicionalmente existentes em diversas religiões. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Apresenta lições inspiradas nos princípios espíritas iluminados pelo Evangelho. Objetivando orientar e alertar o homem para a busca constante do autoaprimoramento, aborda assuntos como: a missão de Jesus, mediunidade, mente, o perispírito, a religião, o destino da Terra, entre outros. São subsídios valiosos que permitem encontrar o verdadeiro caminho de libertação espiritual, por meio da prática do amor incondicional.
O livro trata, por meio de crônicas, de ensinamentos de Jesus à luz do espiritismo, visando extrair das passagens evangélicas a confirmação de princípios básicos, como imortalidade da alma, a reencarnação e a lei de causa e efeito. Aborda temas como: libertação espiritual, mediunidade reprimida, perdão, tolerância e terapia homeopata da dor. Reforça a importância do conhecimento espírita para o entendimento da missão do Cristo na tarefa de libertação dos espíritos.
As múltiplas facetas do amor são temas deste trabalho, que convida a trilhar os caminhos das diversas fases da vida. Infância, adolescência, idade adulta, namoro, casamento e filhos, o papel da mulher e sua importante função na tarefa maternal são alguns dos assuntos abordados, demonstrando como o fracasso, o sucesso, a alegria e a tristeza, presentes nos desafios diários, são essenciais para compreender e aprender o verdadeiro sentido do amor.
Qual a força do pensamento? O ser humano é herdeiro positivo dos reflexos das experiências de ontem, com recursos para alterar a direção à verdadeira felicidade. Expõe, por meio de comparações baseadas no dia a dia, os efeitos que o pensamento gera na intimidade de cada um e no mundo onde vive, explicando a ligação dele com as emoções e evidenciando a capacidade de gerenciá-lo em benefício do próprio progresso. Alguns temas: O espelho da vida, Instrução, Família, Vocação, Profissão, Hábito, Culpa, Enfermidade, dentre outros.
Sexo é um assunto presente nas várias fases da vida, sendo comum se questionar sobre a abordagem do tema no plano espiritual. Assumindo a relevância e as possíveis dúvidas, com base nos sábios e benevolentes mensageiros que orientaram Allan Kardec na codificação da doutrina espírita, as definições permitem uma reformulação do pensamento e possível mudança na postura diante dos assuntos relacionados ao casamento, amor livre, aborto e adultério. Valiosos conselhos, voltados à educação dos indivíduos no sentido de tratar dignamente o tema, respeitando os outros e a si mesmo.
Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, André Luiz, Emmanuel
sinopse
Valiosos comentários sobre O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo, com o objetivo de estimular e auxiliar o estudo, individual ou em grupos sistematizados, dos ideais da Doutrina Espírita. Em quarenta capítulos, são abordadas questões fundamentais como a vida eterna, o nosso comportamento e a renovação moral, entre outros temas. Ótimo instrumento de pesquisa para compreender situações cotidianas da vivência humana, à luz do Espiritismo. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Artigos espíritas que cultivam o bom ânimo e ressaltam o valor da leitura edificante e da oração sincera nos momentos de adversidades. Lucy Dias Ramos expõe, na introdução, parte do objetivo a que esta se destina: "Desejo, sinceramente, falar ao seu coração e, quem sabe, conseguir demovê-lo de seguir atalhos ou sendas que o distanciariam da fé e da compreensão da Lei Divina. Não tenho a pretensão de solucionar os problemas que o infelicitam ou preocupam, mas tão somente ajudá-lo, indicando o caminho que já palmilhei, demonstrando como fui beneficiada pela fé e confiança em Deus." Que essas Gotas de otimismo e paz possam nos suprir da alegria de viver, com a consciência pacificada e tranquila!
Apresenta reflexões sobre O Céu e o Inferno, obra da codificação espírita organizada por Allan Kardec em 1865. Buscando demonstrar a misericórdia divina sempre presente na trajetória da humanidade, analisa complexas questões filosóficas e religiosas, divididas em 82 cativantes capítulos. Apesar de concisos, os densos comentários acerca dos temas abordados funcionam como verdadeiros roteiros para trilhar os caminhos do mundo, refletindo sobre as dificuldades da vida e orientando a evolução segura dos seres humanos, rumo à ascensão moral. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Já parou para pensar no significado da oração do Pai-Nosso? Ensinada por Jesus, muitas vezes a proferimos, sem refletir no profundo sentido de cada palavra que a compõe. Além de estudar, em minúcias, a famosa prece do Cristo e analisar seu contexto histórico-religioso, Alvaro Chrispino explica por que, como, quando e onde devemos orar. Para tanto, recorre a textos oriundos da Espiritualidade, como também de autores de diferentes vertentes da doutrina cristã. A prece, afinal, é importante recurso para o autoconhecimento, a travessia segura nas provações e mesmo o desenvolvimento da mediunidade. É caminho de aprendizado interior, manifestado em segredo, nos escaninhos do coração, mas também ato de realização exterior, porque deve transformar-se em ação, em benefício de si, do próximo e da coletividade. Saber orar, contudo, não é tão simples: por meio da prece, devemos nos apresentar a Deus com as vestes nupciais tecidas nas mais sinceras emoções. Assim, Senhor, é tudo o que desejamos: Ensina-nos a orar!