A palavra fascinação significa ação de fascinar, atrair, cativar e também encantamento, ilusão, deslumbramento. Nestas últimas definições está o grande perigo quando se trata da mediunidade. Muitos Espíritos valem-se da invisibilidade para enganar, manipular e mesmo iludir, quando encontram invigilância, vaidade, orgulho e vãs pretensões, podendo dar início a um processo de fascinação, que é uma das variedades da obsessão em que a perda do discernimento, do bom senso, leva o médium à diversas situações danosas, pois não consegue avaliar com clareza a realidade. No presente livro, o autor aprofunda o tema tendo por base as abordagens feitas por Allan Kardec, que constam na Codificação Espírita.
Essa obra pretende refletir sobre várias questões fundamentais e cada vez mais urgentes e necessárias nesse momento de grandes transformações pelo qual passa nosso orbe. A ampliação dos olhares sobre as possíveis etiologias da doença, partindo do conhecimento científico para se aprofundar em suas causas emocionais e espirituais, são o ponto central dessa obra. Esse livro também dialoga com outros personagens potencialmente envolvidos com a doença em tema: amigos, familiares e cuidadores, convidados pela vida a exercer o papel de suporte aos peregrinos da experiência degenerativa. Os profissionais de saúde que estejam buscando atualização no tema, também encontrarão fartas e atualizadas referências acadêmicas para ulteriores aprofundamentos.
O livro propõe trazer para o dia a dia o comportamento dos primeiros cristãos, resgatando, e tecendo reflexões, sobre cada capítulo do livro Paulo e Estevão, de Chico Xavier/Emmanuel. Com este objetivo, o autor compara a atual vivência dos princípios cristãos, com o esforço realizado por aqueles homens e mulheres que protagonizaram o cristianismo nascente.
Este livro é resultado de um esforço de caridade e empatia, dirigido a espíritas, a adeptos de outras religiões, a incrédulos, a todos que queiram fruir do refrigério e do fortalecimento íntimo que a Doutrina Espírita é capaz de nos dar nessa hora. São abordagens plurais feitas por estudiosos e trabalhadores espíritas, mas que também estudam e vivenciam outros ramos da ciência e do conhecimento. Com rigor e correção, estabelecem liames atuais, lógicos e abrangentes em favor da nossa compreensão e entendimento. Médicos de diversas áreas e outros profissionais da saúde, operadores do direito, educadores, administradores de empresas, artistas, jovens estudantes, historiadores são os autores. Cada um deles tece linhas consistentes e interessantes, permitindo-nos perceber a realidade atual de forma que faça sentido, seja suportável, voltada ao progresso e eivada de esperança e bons frutos para o futuro.
Podem as ilusões do mundo juvenil manchar um sentimento de amor genuíno, nascido em outras vidas? Aqueles que se amam verdadeiramente se buscam além do tempo. Uma família, várias histórias, sentimentos conflituosos, o amor como aprendizado e grande oportunidade de se resolverem dramas nascidos em outras vidas. Baladas, aventuras, conquistas e desejos: estes são alguns dos desafios que os jovens corações vivenciarão nesse reencontro com o amor.